Comunicado da Câmara Municipal: Nossas ações no combate ao Covid-19

A Câmara Municipal de Itaúna vem a público novamente externar sua preocupação quanto ao elevado aumento de casos e consequentes mortes causadas pela Covid-19 no âmbito do Município de Itaúna. A gravidade do momento que vivemos requer cada vez mais nossa atenção, cuidado e ações de precaução.

O comunicado divulgado pela Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, o Hospital, demonstra o quanto a situação que vivemos é preocupante. Vivemos um momento em que temos 157% dos leitos ocupados, e a falta de pontos de oxigênio, mesmo depois de diversas instituições, entidades e ações políticas destinarem recursos importantes ao hospital, além de ampliação dos leitos, mostra a gravidade do momento da pandemia.

A Secretaria Municipal de Saúde, enviou ofício ao Poder Legislativo solicitando apoio através de carro de som com mensagem educativa, para a conscientização da população. Por entender da real necessidade e o grave momento que vivemos na saúde esta Casa de leis, prontamente atendeu ao pedido.

O Poder Legislativo reforça que foram aprovados dois Projetos de Lei destinando recursos financeiros de R$ 442 mil, para fazer frente ao combate da Covid-19.

Cada vida perdida para a Câmara Municipal significa mais que números e estatísticas, por esta razão nos solidarizamos com cada família. Reafirmamos nosso compromisso de defendermos o distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização adequada e principalmente o combate a aglomerações, no intuito evitar um colapso ainda maior no sistema de saúde itaunense.

Os vereadores da Câmara têm se esforçado para angariar recursos estaduais e federais, seja para a Casa de Caridade ou para a Secretaria de Saúde, no intuito de assim auxiliar nas ações de combate a Covid-19. Campanhas de conscientização, prevenção vem sendo realizadas pela a instituição, seja no âmbito interno junto aos colaboradores, em nossas redes sociais e como citamos através de carro de som. Precisamos da colaboração de toda população neste momento.

Na oportunidade, a Câmara Municipal propõe ao Comitê Municipal de enfrentamento a Covid-19 que discuta junto ao Poder Executivo e Casa de Caridade as ações a serem tomadas com relação a prevenção e combate a propagação do vírus.

Vemos como alternativa para que se evite aglomerações, a ampliação no horário de atendimento por parte dos estabelecimentos como: comércio, agências bancárias, casas lotéricas, entre outros; com o objetivo de amenizar o fluxo de pessoas aglomeradas em filas de espera. Também sugerimos que o Executivo analise junto a empresa responsável pelo transporte público, a ampliação nos números de coletivos para atender a população nos horários de picos.

Mais uma vez a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com os itaunenses. Pedimos que se cuidem e adotem as medidas de segurança para vencermos esta luta.