O assunto foi debatido em Audiência Pública junto Í Prefeitura e será investigado através de CPI
Em resposta Í comunidade, ocorreu na noite de quarta-feira (21/08) no Plenário da Câmara Municipal de Itaúna uma Audiência Pública destinada a discutir o transporte público em Itaúna.
A reunião solicitada pela Comissão de Direitos Humanos, Meio Ambiente e Direito do Consumidor contou com a presença de vereadores, do Prefeito Osmando Pereira e representantes do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Itaúna. Estiveram presentes ainda membros da comunidade e imprensa. A empresa de transporte Autotrans foi convidada e não compareceu.
Durante o encontro diversos cidadãos se manifestaram indignados com o serviço de transporte público na cidade, considerado por eles como um desrespeito ao cidadão. Algumas das reclamações foram referentes Í qualidade dos serviços prestados e sobre a falta de atendimento adequado, principalmente nos bairros Piaguaçu, Jadir Marinho e Lourdes. O processo de licitação também foi questionado, sendo reivindicada uma licitação com maior concorrência e assim, possibilidade de maior qualidade nos serviços prestados. Os vereadores responderam a questionamentos da comunidade e também se manifestaram sobre o assunto.
A partir dos questionamentos feitos e problemas apresentados ficou definido que será elaborado um relatório e enviado Í Autotrans com as reivindicações necessárias.
O Prefeito Osmando informou que será resolvido o problema das linhas que atendem aos bairros Jadir Marinho, Piaguaçu e Lourdes. Ficando definido que a linha Jadir Marinho/Lourdes voltará a atender com intervalos de 15 minutos.
O vereador Joel Márcio presidiu a Audiência e ao final concluiu que o objetivo foi alcançado. Ele ressalta que isso foi possível devido Í ação dos vereadores e Í presença e participação efetiva da comunidade, mostrando o quanto o povo tem força para conseguir seus objetivos.
Para o presidente da Câmara Municipal de Itaúna, vereador Alex Artur, essa Audiência foi de grande importância para resolver um dos problemas da comunidade. Ele ressalta ainda que a instauração de uma CPI para investigar questões ligadas ao transporte permitirá ainda outras soluções. Alex ressaltou ainda a importância da presença do Prefeito Osmando nesse encontro, mostrando a força da união entre comunidade, Prefeitura e Câmara.
O tema transporte público já tem sido discutido muito pelos vereadores. No último dia 1º uma reunião foi feita no bairro Santo Antônio com a finalidade de discutir também o transporte público em Itaúna, onde a comunidade pôde expor as maiores necessidades relacionadas ao tema. A partir disso e de outras reivindicações surgiu a necessidade de realização dessa audiência pública.
CPI
Para esclarecer de forma mais detalhada a respeito do transporte público em Itaúna, a Câmara Municipal de Itaúna instaurou uma CPI- Comissão Parlamentar de Inquérito, com a finalidade de investigar reajustes nas planilhas de despesa das tarifas de transporte coletivo.
A CPI foi solicitada pelo Secretário da Mesa, vereador Giordane Alberto, acompanhado dos demais edis.
O pedido foi imediatamente acatado pela Mesa Diretora que então a compôs com os vereadores Francis José Saldanha Franco (Presidente), Hélio Machado Rodrigues (Membro) e Hudson Rodrigues Bernardes (Relator).
Os vereadores estão empenhados em realizar o trabalho e dar uma resposta aos anseios da comunidade, de modo a esclarecer o assunto.
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itaúna está em sintonia com os demais vereadores, com grande apoio para que essa Comissão alcance os melhores resultados e o terma seja esclarecido, trazendo ao povo um serviço mais justo e de maior qualidade.
As reuniões da Comissão deverão ser iniciadas na próxima semana, quando será definido o cronograma de trabalhos. O prazo para conclusão dos trabalhos da CPI é de 90 dias, podendo legalmente, ser prorrogada para conclusão dos trabalhos, mediante deliberação do Plenário.
Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.
Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.
Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.
Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.