Comissão Especial do Transporte Público

Gerente do setor de Tecnologia da Informação comparece à comissão

* Rastreadores de fiscalização foi a pauta da reunião

Os membros da Comissão Especial instituída para analisar a qualidade do transporte público ouviram o Gerente do Setor de Tecnologia da Informação - TI da Prefeitura, Cláudio Machado. Este novo encontro da comissão como previsto, foi realizado na tarde quarta feira 12/05 no plenário da Câmara Municipal com transmissão ao vivo. Compõem a comissão os vereadores: Silvano Gomes Pinheiro (Presidente), Nesval Júnior (Relator), Gustavo Dornas, Aristides Ribeiro e Edênia Alcântara.

O vereador Aristides Ribeiro (Tidinho), deu início a série de perguntas, indagando Machado sobre a participação do setor de informática na concessão do serviço de transporte coletivo. Segundo o servidor público, o setor de TI da Prefeitura foi provocado para dar suporte a estudos acerca da implantação de tecnologias na prestação de serviços da concessionária; "não apenas para o funcionamento de equipamentos de rastreamento de veículos, mas também para o desenvolvimento de software de gestão da frota desses veículos, visando a qualidade e a economicidade na prestação dos serviços".

Após pesquisa do setor de TI foi sugerido a realização de uma licitação para escolha de empresa especializada para o fornecimento de equipamentos de rastreamento de veículos e software de gestão da frota. Gustavo Dornas, autor do pedido da instauração da comissão, informou ao Gerente do setor as reclamações dos cidadãos itaunenses sobre o atraso nos horários dos ônibus provocando aglomerações dentro dos veículos. Relatou o trabalho dos fiscais, "mesmo com afinco", não conseguem corresponder as demandas de fiscalizações necessárias. Dornas demonstrou sua insatisfação quanto a retirada dos rastreadores pela empresa com a justificativa de redução de custos, comprometendo uma fiscalização eficiente.

Abordado sobre o valor destes rastreadores, Cláudio Machado recorreu a ata do Pregão de 2019, constatando o valor de R$37,90 por veículos/mês. Enfatizou o gerente da TI que os rastreadores foram adquiridos pela empresa. Gustavo Dornas defendeu no retorno da instalação dos rastreadores, levando em conta o valor baixo dos mesmos. Silvano Gomes Pinheiro foi contundente em atribuir a responsabilidade da fiscalização a empresa. "Ela tem a obrigação Social de atender a população itaunense com a ampliação dos horários". A próxima reunião será realizada dia 19/05 às 13h30 e deve contar com a presença dos representantes da empresa.

Mais informações acesse: https://www.cmitauna.mg.gov.br/comissao-transporte-publico/2021