Informativo da Comissão Especial

Comissão Especial de Transportes ouve representantes do setor de Trânsito da Prefeitura

Os membros da comissão Especial instituída para realizar estudos acerca da qualidade do Transporte Público de Itaúna se reuniram na tarde de quarta -feira 05/05. O encontro presidido pelo vice presidente da Câmara vereador Silvano Gomes Pinheiro contou com a presença dos seguintes vereadores: Gustavo Dornas ( autor do pedido da instauração da comissão especial), Nesval Júnior – relator da comissão, Edênia Alcântara e Aristides Ribeiro (Tidinho). A comissão recebeu os membros do setor de Trânsito da Prefeitura, responsáveis também pela fiscalização dos transporte público. Cíntia Valadares (Gerente de Trânsito) e os fiscais de concessão: Peri tupinambás Lima e Bruno Siqueira. Estes funcionários foram convidados e responderam a inúmeros questionamentos dos membros da comissão. Terminal de Embarque e Desembarque de passageiros, queda do números de passageiros transportados, dispensa de trocadores, monitoramento de fiscalização, aumento do número de ônibus nos horários de pico foram a tônica do encontro. Muitos Projetos do setor de Trânsito principalmente no tocante a transporte público foram suspensos em face da Pandemia da COVID-19, esclareceram os funcionários presentes. No entanto, afirmaram que não estão parados, as fiscalizações continuam e o trabalho para aumentar o número de horários de ônibus é constante. Um canal de comunicação com os cidadãos foi proposto pelo presidente da comissão Silvano Gomes. Este instrumento seria para a comunidade fazer suas queixas sobre eventuais irregularidades. Sugeriu o mesmo vereador que os fiscais usem crachás e coletes para melhor identificação. Gustavo Dornas defendeu o retorno do monitoramento de fiscalização, considerando um custo baixo e de alta efetividade. A próxima reunião deverá ocorrer na próxima quarta feira 12/05. Deverão ser convidados o responsável pelo setor de tecnologia da informação da Prefeitura, Cláudio Machado e os representantes da empresa Viasul.