Moção de Aplausos à Paróquia de Sant'Ana

A Paróquia de Sant'Ana completou 180 anos no último dia 07 de abril, a para a memorável data, o vereador Lacimar Cezário, com apoio dos demais vereadores aprovaram uma Moção de Aplausos alusiva a data, a ser encaminhada à Paróquia.

No Livro de Provisões da Câmara Episcopal, de Mariana, o historiador Dr. Guaracy Nogueira encontrou o registro do documento que elevou a Capela de Sant'Ana à categoria de Paróquia pela Lei Provincial número 209, de 07 de abril de 1841, desmembrada de Pitangui e, como tal, declarada pelo Excelentíssimo Presidente da Província: Marechal Sebastião Barreto Pereira Pinto. Curioso é que o Bispado de Mariana, ao qual pertencia, ficou sem pastor por 10 anos. E foi nesse intervalo, sem bispo, que se criou a Paróquia de Sant'Ana. O ato foi assinado pelo Cônego da Catedral e Vigário Capitular Miguel de Noronha Peres, na qualidade de Provisor do Bispado Sede-Vacante.

A mesma autoridade nomeou, aos 16 de Novembro de 1841, o primeiro vigário Pe. Antônio Domingos Maia. Já Pe. Everaldo Quirino Ferreira é o Pároco atual, auxiliado pelo Vigário Douglas Lopes Amaral.

A Paróquia de Sant'Ana sempre foi, desde sua fundação um instrumento fundamental na construção da identidade cristã de nossa comunidade, contribuindo sobre a maneira não apenas para o enriquecimento espiritual, mas também para o desenvolvimento cultural e social do povo itaunense, dentro dos sagrados ensinamentos Católicos.

Baixar Arquivo