SALA DE IMPRENSA

Notícias

LIRAa de Março comprova: Itaúna apresenta alto risco de infestação por Dengue

Facebook Twitter Google

Há cerca de 1 ano a pandemia do CoronaVírus tem assustado à todos os lares brasileiros, no entanto, não se pode fechar os olhos à outras doenças e vírus que já se faziam presentes em nosso convívio, e não deixaram de existir com a chegada da pandemia, mas sim tiveram sua atenção dividida e minimizada, fator este que pode colocar muitas vidas em risco.

Este é o caso da dengue, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, é uma doença viral grave que pode provocar a morte se não tratada adequadamente. Velha conhecida de todos os brasileiros, a doença apresenta um aumento alarmante de casos em todo o território nacional durante o período chuvosos.

É o que afirma a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Ambiental, que divulgou nesta sexta-feira, (26), o resultado do segundo LIRAa (Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegpty) do ano de 2021. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 12 de março, sendo pesquisados 1807 imóveis e coletadas 154 amostras. Deste total, 103 deram positivas para focos do mosquito e outras 51 negativas, números esses que correspondem a um resultado de 4,5%, índice considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde.

Os bairros itaunenses onde foram encontrados maior quantidade de focos são Santa Edwiges, Parque Jardim, Itaunense, Aeroporto, Vila Mozart, Lourdes, Santanense, Padre Eustáquio, Nogueirinha, Santo Antônio, Morada Nova I, Morada Nova II, Residencial São Geraldo e Vale das Aroeiras.

Os recipientes com maior incidência de criadouros foram vasos de plantas, frascos com água, bebedouro, lona, pratinhos de plantas, garrafas, latas, recipientes de plástico. Em 2021, até o momento, foram 22 notificações, sendo três casos positivos da doença, 17 descartados e dois aguardando resultados.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, “diante do resultado do LIRAa intensificaremos as ações através das notificações encaminhadas ao Setor de Vigilância Epidemiológica, bloqueio de casos e mutirões de limpeza, iniciando nos bairros com maior incidência de focos e arrastando para os bairros adjacentes. Estamos em um momento crucial de pandemia mundial, mas a preocupação com a Dengue, Zika e Chikungunya, dentre outras, não pode ser esquecida. É papel de todos a colaboração e a prevenção”, reforça.

Se previna e proteja sua família contra o mosquito. Saiba mais em: http://www.dengue.sc.gov.br/


Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.