O mês da mulher é marcado também pelo Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, celebrado hoje, dia 26 de Março.
O Câncer de colo do útero - também chamado de câncer cervical - é causado por uma infecção desencadeada por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. Por isso, a prevenção primária está relacionada à redução do risco de contágio pelo HPV.
De acordo com a médica ginecologista e obstetra do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, Dra. Laura Caús “A forma de prevenção do câncer de colo uterino é a vacina para o HPV, que deve ser realizada em todas as mulheres até 45 anos de idade.” Explica a médica que também alerta sobre os fatores de risco: “Os fatores de risco para desenvolvimento do câncer de colo uterino são tabagismo, múltiplos parceiros sexuais e início precoce da atividade sexual.”
A doença é a terceira com maior incidência na população feminina, depois do câncer de mama e do câncer colorretal. Devido aos altos índices, a doença é atualmente uma das prioridades da agenda de Saúde do país e a Fundação do Câncer integra diversas políticas públicas na área.
Por esta razão, desde 2017, o Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, protegendo contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.
Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.
Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.
Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.