Informativo Câmara - 26/03/2021

Câmara apresenta relatório financeiro e das atividades Legislativas do biênio 2019/2020

* Responsabilidade na Gestão com os recursos públicos foi a tônica dos integrantes da Mesa Diretora

A Câmara Municipal de Itaúna por intermédio da Controladora do Legislativo, Natália Monteiro, elaborou os relatórios financeiro e das atividades do Legislativo do biênio 2019/20. A Mesa Diretora era composta pelos vereadores Alexandre Campos (Presidente), Hudson Bernardes (Vice), Lacimar Cesário e, posteriormente, Silvano Gomes Pinheiro (Secretários). O repasse financeiro oriundo do duodécimo ao que a Câmara tem direito em 2019 foi de R$9.463.000,00. Nesse ano com o trabalho de austeridade fiscal, a Câmara devolveu à Prefeitura um valor R$1.588.639,75. (Um milhão quinhentos e oitenta e oito mil, seiscentos e trinta e nove reais e setenta e cinco centavos). A economia real nesse ano, fruto da determinação dos integrantes da Mesa foi de 16,78%.

Em 2020, o repasse do duodécimo sofreu uma queda considerável, decorrente da ausência do repasse integral aos municípios realizado pelo Governo Estadual. A Mesa Diretora da Câmara determinou aos setores competentes a realização de um levantamento com vistas a apresentar uma planilha de redução de custos. A Câmara recebeu ano passado a quantia de R$8.085.000,00 (Oito milhões e oitenta e cinco mil reais) 14,56% a menos; resultando um valor de R$1.378.0000,00 (Um milhão trezentos e setenta e oito mil reais). No final do exercício, devolveu R$ 950.000,00 (Novecentos e cinquenta mil reais) aos cofres da Prefeitura. Mesmo diante desta queda dos repasses a economia real em 2020 foi de 11,50%. Levando em conta esta queda, a economia total se dá em 26,06%.

Atividades Legislativas do Biênio de 2019/2020

Além da apresentação de requerimentos, pedidos de informações e indicações dos edis, durante o exercício de 2019 foram apresentadas as seguintes proposições pelo Plenário da Câmara Municipal de Itaúna, informações estas prestadas pelo Gerente da Unidade Legislativa:

1- Processos que tramitaram durante o ano de 2019:

Processos que Tramitaram no ano de 2019

Processos

Aprovados

Rejeitados

Retirados

Até 31/12

Projeto de Lei do Executivo

Projeto de Lei Complementar do Executivo

Projeto de Lei dos Vereadores

Projeto de Lei Complementar dos Vereadores

Projeto de Decreto Legislativo

Projeto de Resolução

Processo de Moção

Proposta de Emenda à Lei Org.

Processo de Veto

2- Nº de   Indicações: 884

Pedidos de Informações: 228

3-  Nº de   Reuniões Ordinárias: 42

Reuniões Extraordinárias: 10

Audiências Públicas: 01

Solenes: 01

A tramitação dos Projetos de Lei, Resolução, Decretos e demais proposições, podem ser acompanhados no site oficial através do link SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

1- Processos que tramitaram durante o ano de 2020:

Processos que Tramitaram no ano de 2020

Processos

Aprovados

Rejeitados

Retirados -

Arquivados

Em tramitação

Projeto de Lei do Executivo

Projeto de Lei Complementar do Executivo

Projeto de Lei dos Vereadores

Projeto de Lei Complementar dos Vereadores

Projeto de Decreto Legislativo

Projeto de Resolução

Processo de Moção

Proposta de Emenda à Lei Org.

Processo de Veto

2- Nº de   Indicações: 362

Pedidos de Informações: 166

3-  Nº de   Reuniões Ordinárias: 46

Reuniões Extraordinárias: 8

Audiências Públicas: 0

Solenes: 0

DA CONCLUSÃO DO RELATÓRIO

O Controle Interno avaliando o processo de prestação de contas quanto aos diversos aspectos que envolvem a Administração da Câmara de Itaúna no que se refere à eficiência, eficácia e efetividade.  Conclui-se pela evolução da gestão administrativa do exercício de 2019/2020, onde o tripé eficiência, eficácia e efetividade, têm sido perseguidos com a busca de resultados, atingimento de objetivos e metas, tornando dinâmicas as políticas públicas.

O órgão de Controle Interno da Câmara de Itaúna tem a preocupação de atuar de forma responsável e comprometida no acompanhamento da execução orçamentária, financeira, patrimonial, administrativa e operacional.

Este Relatório, bem como a Prestação de Contas buscou atender além das exigências da Instrução Normativa do TCE/MG também a todos os mandamentos legais.

É o que coube ao órgão de Controle Interno relatar e levar a apreciação dos órgãos de controle externos e aos cidadãos em geral.