Câmaras se unem em busca de melhorias no atendimento do INSS

O objetivo é solucionar o problema de muitos cidadãos em relação Í s perícias médicas.

O Presidente da Câmara Municipal de Itaúna, vereador Alex Artur representou os demais vereadores itaunenses nessa quinta-feira (20/06) de um encontro na cidade de Oliveira junto a legisladores de diversas cidades mineiras.

A finalidade do encontro foi discutir sobre a real situação do atendimento do INSS em relação Í s perícias médicas.  A situação tem chegado ao limite uma vez que muitas pessoas tem enfrentado grande dificuldade em conseguir um afastamento, mesmo não tendo condições de trabalho.

Além dos problemas relacionados Í  concessão de benefícios foi também relatado nesse encontro a demora no atendimento e a forma desumana de realização de perícias, além da indústria dos indeferimentos. Para os vereadores presentes a situação de descaso é um problema Í s vezes silencioso, vivido por muitas pessoas e ao mesmo tempo desconhecido pelas autoridades.

Casos discutidos

Durante a reunião cidadãos que vivem na pele esses problemas do mau atendimento do INSS relataram casos considerados pelos vereadores como desumanos. Várias denúncias de casos foram apresentadas pelos presidentes de Câmaras presentes, demonstrando a real situação do atendimento nos municípios mineiros e em todo o país.

Durante a discussão o vereador Alex Artur lembrou o risco corrido pelos segurados e ressaltou a importância de lutar para solucionar o problema, inclusive de muitas pessoas que sofrem e são humilhadas por falta de orientação e principalmente por falta de humanidade no tratamento por parte dos atendentes.

Próximos passos

A discussão entre os vereadores nessa primeira reunião na cidade de Oliveira já gerou bons resultados. Ficou acordado entre os representantes do povo que haverá uma segunda reunião no dia 1º de julho (segunda-feira), Í s 17 horas, na Câmara Municipal de Divinópolis. No momento deverão ser apresentados pelos vereadores relatos de problemas relacionados ao atendimento do INSS em nossa região. A partir desses novos casos, deverá ser montada uma denúncia coletiva, que será então encaminhada Í  Comissão de Saúde e Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, também Í  Comissão de Saúde da Câmara Federal e Ministério Público Federal.

União

Atualmente mais de 30 presidentes de Câmaras Municipais estão envolvidos para amenizar esse problema relacionado Í s perícias médicas do INSS. E muitos outros vereadores já manifestam interesse em reforçar essa união pela coletividade. O presidente Alex Artur relatou nesse primeiro encontro que abraça essa causa pelos menos favorecidos e também parabenizou a iniciativa de união das Câmaras. Para ele essa é uma forma de conseguir maiores benefícios mobilizando mais forças por objetivos comuns.

Futuras reivindicações.

Durante a reunião realizada o Presidente do Legislativo Itaunense, vereador Alex Artur também chamou a atenção para outras questões que podem futuramente ser melhor trabalhadas com a união das Câmaras. Alex lembrou a questão do pedágio cobrado em nossa região, que precisa ser rediscutido e a população necessita realmente ver retorno dos valores cobrados e pagar pelo serviço de forma justa.  Outras questões a serem futuramente buscadas foram discutidas entre os vereadores, mantendo como prioridade inicial a questão do indeferimento de perícias do INSS.