Vereadores de Minas se unem por justiça social

A semana começou com nova esperança para quem depende de uma perícia do INSS. Representantes de Câmaras Municipais de Minas Gerais estiveram reunidos nessa segunda-feira (01/07), em Divinópolis para prosseguir na discussão em busca de melhorias no atendimento do INSS relacionado Í  realização de perícias médicas. Os vereadores Alex Artur, Gil Máximo, Giordane Alberto e Hudson Bernardes participaram do encontro que visa unir informações e casos de pessoas que estão com dificuldades relacionadas Í s perícias médicas do INSS, para então apresentá-los ao Ministério Público e Í  Assembleia Legislativa de Minas.

Movimento fortalecido

Nesse segundo encontro de discussões sobre a questão das perícias médicas foi destacada a grande repercussão que o movimento teve desde o primeiro encontro. Novos representantes de Câmaras já se envolveram no projeto, trazendo ainda mais credibilidade e esperança de que as melhorias serão alcançadas a partir da união dos representantes do povo. Foi definida uma Comissão Geral que estará Í  frente do movimento. Ela é composta pelo Presidente vereador Leonardo Leão, da cidade de Oliveira, pelo Vice-Presidente vereador Eduardo Print Jr. e os secretários: vereadora Maria Klésia de Oliveira, da cidade de Bom Despacho, vereador Sandro Francisco de Oliveira Santos, da cidade de Perdões e vereador Gil Máximo, de Itaúna.

Carlos Chagas

O movimento dos vereadores surgiu mediante o grande número de reclamações de pessoas injustiçadas na realização de perícias do INSS. A ideia de unir as Câmaras partiu inicialmente da cidade de Oliveira-MG, onde nasceu um defensor da saúde, Carlos Chagas. Por isso o grupo de vereadores de Minas ganhou o nome “Movimento Carlos Chagas, vereadores por Minas Unidos por Justiça Social”.

Casos da comunidade

Para os vereadores envolvidos nessa luta essa é a grande oportunidade da voz do povo ser ouvida e essa justa causa ser atendida. E para isso é imprescindível envolver mais câmaras e também a comunidade. O objetivo é levar ao conhecimento do Ministério Público e da Assembleia Legislativa o maior número de casos de pessoas com dificuldade em obter benefícios junto ao INSS. E a comunidade deve levar até Í s Câmaras Municipais casos documentados para que eles sejam juntados a outros e possam dar a ALMG e o Ministério Público e dimensão desse problema social. Em Itaúna os casos de problemas com perícias médicas poderão ser relatados e documentados ao Presidente da Câmara Municipal. Os demais vereadores também estão disponíveis para acompanhar a situação. É importante que sejam registrados o maior número de situações para fortalecer ainda mais a busca pela solução.

Os casos documentados deverão ser reunidos em uma denúncia formalizada no dia 15 de julho, em reunião a ser realizada na cidade de Perdões-MG.

Itaúna será sede de uma das reuniões

No segundo encontro das Câmaras ficaram definidas as próximas reuniões para tratar dessa luta. E umas delas será feita na Câmara Municipal de Itaúna, no dia 29 de julho, Í s 17H, quando deverá ser concluída a fase de elaboração da denúncia a ser enviada Í  Assembleia de Minas.

Essa união das Câmaras visa resolver inicialmente a questão ligada Í s perícias médicas e posteriormente tratar de outros problemas. O vereador Alex Artur sugeriu que uma das próximas lutas seja em relação ao alto preço do pedágio cobrado em nossas rodovias, sem que elas tenham realmente condições satisfatórias de uso.