SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária de 04/06/2013

Facebook Twitter Google



Brasão Municipal- o vereador Hudson Bernardes sugeriu para votação a Proposta de Emenda Í  Lei Orgânica 01/2013 que proíbe o uso de logomarcas estilizadas pelo Executivo Itaunense, devendo ser utilizado somente o Brasão como identificação única. A finalidade é coibir a autopromoção de agentes públicos e também gerar economia. O vereador Hudson salientou ter apresentado essa proposta por ter atuado na Administração Municipal anterior e observado o quanto era gasto com a mudança constante de logomarcas. Para Hudson a melhor marca é a de uma administração eficiente. Para o vereador Nilzon Borges o uso da logomarca distinta é uma forma de referenciar Í  administração e não o administrador. Nilzon também salientou que o gasto com essas logomarcas é pequeno, principalmente devido Í  informatização e que a identificação é de grande importância para o órgão. O vereador Francis salientou a necessidade de se ter cautela na criação dessas logomarcas, mas que politicamente a identificação tem a sua utilidade. Os vereadores Hélio Machado, Gil Máximo, Giordane Alberto defenderam a possibilidade de criar a logomarca como forma de identificação de cada Governo. Os vereadores Maurício Aguiar, Joel Márcio e Marcinho Hakuna defenderam a aprovação desse projeto. O projeto foi rejeitado em primeira votação, com 10 votos contrários e 07 favoráveis dos vereadores Adão Batista, Hudson Bernardes, Joel Márcio, Leo Bala, Marcinho Hakuna, Maurício Aguiar e Palmira Feliciano.



Contas de 2011- foi apresentado para votação o Projeto de Resolução 11/2013, que analisa Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e julga a prestação de contas da Prefeitura Municipal de Itaúna referente ao Exercício de 2011. O vereador Marcinho Hakuna disse ter analisado o conteúdo e ressaltou ser contrário ao projeto.  Para o vereador Gleisinho é contraditório o Tribunal de Contas emitir parecer favorável se o ex-prefeito de Itaúna foi condenado a devolver os gastos indevidos aos cofres públicos. Para ele, além disso, aprovar essas contas seria concordar que todos os gastos da Administração anterior estão corretos. Gleisinho lembrou ainda ter presenciado muitas coisas erradas na administração anterior, como é o alto gasto com uma revista com promoção pessoal para o ex-prefeito. O projeto foi reprovado em primeira votação com 11 votos contrários. 


Tribuna Livre- O cidadão Gilberto Eustáquio Bernardes usou o expediente da Tribuna Livre para questionar a atuação do chefe do Setor de Vigilância Sanitária em Itaúna, por agir com discriminação em relação a alguns servidores, inclusive a noiva do cidadão Gilberto. Ele alegou ainda que é necessária melhor atuação do setor. Para o presidente Alex Artur perseguições devem ser apuradas e as autoridaes policiais e judiciais devem ser acionadas em caso de necessidade. 


Sistema viário- Í  pedido do vereador Lucimar Nunes, o diretor da Divisão de Projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Ailton Darlan apresentou uma Proposta para o Sistema Viário Central em Itaúna, com sugestão de adequações em diversas vias da cidade. Ailton relatou que parte da proposta começou a ser implantada e outras mudanças devem ser feitas com a finalidade de facilitar o trânsito central na cidade o que depende de projetos e investimentos. Os vereadores solicitaram ao senhor Ailton esclarecimentos sobre regiões na cidade em que o trânsito é mais deficiente. (foto)




Semana do Meio Ambiente- o vereador Nilzon Borges lembrou da realização da Semana Municipal do Meio Ambiente, com o desenvolvimento de diversas atividades na cidade.


O vereador Leo Bala solicitou que seja suprimido o Grande Expediente da próxima reunião para que o Deputado Estadual Pompílio Canavez apresente seus projetos a serem implementados e suas ações desenvolvidas.


O vereador Hélio Machado comentou sobre e-mail rcebido de uma cidadã cobrando providências sobre a Av. Walter Mendes. Hélio lembrou as várias vezes em que a Câmara pediu povidências para essa avenida e o caso não foi solucionado.


O vereador Maurício Aguiar cobrou maior ação da Secretaria de Assistência Social relacionada ao visível aumento de moraodres de rua em nossa cidade.


O vereador Adão Batista lembrou que, o combinado era que no mês de junho houvesse novo reajuste salarial dos servidores públicos para que seja compatível com o percentual do salário mínimo.


O vereador Francis Saldanha lembrou da realização da Audiência Pública na semana passada sobre a situação financeira do Município. Ele lembrou que a situação atual é crítica e que é necessário unir forças para atingir os objetivos necessários, inclusive através das solicitações feitas ao Executivo.


O vereador Francis Saldanha informou ter recebido 50 Emendas Í  LDO, que agora serão analisadas pela comissão responsável.


O vereador Antônio da Lua lembrou a todos da realização da Primeira Conferência Municipal da Juventude, a ser realizada no dia 07 de junho, Í s 19H30, no Complexo Esportivo da Universidade de Itaúna


 


O vereador Hudson Bernardes sugeriu que fosse priorizado os servidores com o pagamento de férias prêmio em detrimento Í  dívida com fornecedores, que são de direito deles. O vereador AdãoBatista também cobrou que fossem feitos esses pagamentos.


O vereador Alex Artur cobrou asfaltamento na Rua João Moreira de Carvalho. Ele cobrou também a construção de mais salas na Escola Pe. Waldemar e melhorias na iluminação do Cemitério do Parque Jardim. Alex cobrou ainda providências em relação Í  Creche no bairro Aeroporto, que está inutilizada e sendo destruída


O vereador Antônio da Lua parabenizou o vereador Joel Márcio pelo material esportivo conseguido para uso de jovens no Parque Geração do Futuro, no bairro Morada Nova.



Solicitações


Os vereadores fizeram diversos pedidos de informações e também indicações ao Executivo na busca de melhorias na cidade.


O vereador Joel Márcio solicitou cópias de contratos firmados pela Administração relativos Í  contratação de serviços de consultoria.


O vereador Adão Batista solicitou que seja feita a limpeza de bueiro na Av. Getúlio Vargas, em frente ao nº 1595, também pintura de faixa de pedestres na Av. Dr. Dorinato Lima, em frente ao nº 1534 e melhoria na captação pluvial na rua Antônio Martins, próximo ao nº 457.


O vereador Alex Artur solicitou melhoria na iluminação da Rua XV de Novembro, próximo Í  padaria do Zé Caetano, e também a limpeza e capina da rua Murilo Gonçalves, atrás da Minasrey, bairro Garcias.


O vereador Antônio da Lua solicitou que seja feita a poda de árvores nas duas praças do bairro São Geraldo e também a instalação e elevação de trilhos em bueiro próximo ao nº 1613 da Av. Getúlio Vargas.


O vereador Gil Máximo solicitou asfaltamento de trecho da rua Heli Loureiro, esquina com a rua Cesário Augusto de Faria, no bairro Morada Nova.


O vereador Hélio Machado solicitou a instalação de redutores de velocidade na rua Glaucus Corradi, bairro Três Marias e também asfaltamento e instalação de bueiros na rua Dalmo Grasi de Paula, bairro Três Marias.



O vereador Marcinho Hakuna solicitou a transformação da rua Miguel Alves, no bairro Piedade, em via de mão única. Para ele essa mudança poderá gerar maior segurança aos usuários da via. Marcinho lembrou ainda a necessidade de fazer intervenções para gerar maior segurança aos usuários da rua Amauri Rosa de Freitas. Marcinho sugeriu também que o painel eletrônico instalado na Praça Dr. Augusto Gonçalves pela empresa Sinapse Ltda seja utilizado para divulgação de projetos sociais, informativos institucionais e outros de interesse público. Outra sugestão do vereador Marcinho Hakuna foi a de implantação de iluminação pública no novo trecho da Av. Jove Soares no cruzamento da linha férrea e revitalização e manutenção da Praça do bairro Morro do Engenho, entre as ruas Izolina Lopes de Faria e Dulcinéia Fonseca Ferreira.

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.