SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária 26/03/2013

Facebook Twitter Google

Novo horário de reuniões - os vereadores aprovaram na reunião do dia 26 de março o Projeto de Resolução nº 05/2013 que modifica o artigo 73 do Regimento Interno da Câmara e altera para 14H o horário das reuniões plenárias. Os vereadores Hudson Bernardes, Palmira Feliciano, Maurício Aguiar e Adão Batista foram contrários Í  mudança. O vereador Gil Máximo justificou a mudança como forma de expandir a possibilidade de participação do público e atende Í  nova demanda dos 17 vereadores. Os demais vereadores salientaram a importância de fazer a mudança para melhores resultados. 

Logradouro público - o vereador Marcinho Hakuna apresentou para votação o Projeto de Lei Nº 22/2013, que denomina logradouro público a rua Vovô Dedé, na comunidade rural de Campos. O projeto foi aprovado unanimemente. O vereador Marcinho Hakuna justificou a escolha do nome da rua, pela relevância dos serviços prestados pelo senhor Dedé Í  comunidade. A iniciativa foi elogiada pelos vereadores. 

Porta a porta - o vereador Gleisinho informou sobre reunião realizada com o Prefeito Osmando para tratar a respeito do projeto Van Porta a Porta. Ele disse ter exposto todos os problemas que tem identificado em relação a esse assunto, inclusive a necessidade de aumentar o número de vans do programa e de fazer levantamento do Setor de Trânsito para permitir maior agilidade no atendimento. Gleisinho ressaltou o apoio dado pelo prefeito em relação a disponibilizar uma terceira van e reforçou seu empenho em resolver essa situação. Gleisinho informou que vai providenciar um abaixo assinado com as pessoas que não estão sendo atendidas adequadamente e necessitam dos serviços. 

Dengue - o vereador Gleisinho chamou a atenção para o problema relacionado Í  dengue em Itaúna. Ele alertou sobre a necessidade de tomada de decisões em tempo hábil pelo setor público, inclusive com contratação de mais agentes para o combate. O vereador Adão Batista cobrou novamente providências em relação ao lixo e mato que tem sido acumulados no bairro Morro do Sol, gerando risco de dengue. 

A vereadora Palmira Feliciano reforçou a necessidade de se realizar uma limpeza geral na cidade para evitar epidemia de dengue. 

Para o vereador Leo Bala a culpa desse aumento do número de casos de dengue é por culpa de todos nós. O vereador Lucimar Nunes sugeriu ser realizado um mutirão em que recolhesse entulhos em todas as ruas da cidade, com o envolvimento da comunidade. O vereador Hélio Machado reforçou a necessidade de realizar esses mutirões. O vereador Nilzon Borges ressaltou a necessidade de realizar maiores mutirões de limpeza e que esse recolhimento de entulhos já está sendo feito de forma gradativa. 

Ferrovia - o vereador Antônio da Lua alertou a respeito da situação de sujeira nas proximidades dos trilhos das linhas férreas. Ele mostrou imagens e alertou quanto aos materiais deixados pela empresa como dormentes e outros, causando transtornos e possibilidade de gerar focos de doença. O vereador Francis Saldanha lembrou que a empresa realizou podas de árvores, mas deixou o material cortado próximo dos trilhos gerando transtornos. 

Doação de sangue - o vereador Francis Saldanha informou que está sendo montada documentação para viabilizar a coleta e sangue em nossa cidade. Para ele esse atendimento é de extrema importância e poderá garantir saúde a muitas pessoas, além de possibilitar a doação de sangue de forma mais facilitada para os itaunenses. 

Aumento das passagens - o vereador Hudson Bernardes comentou a respeito da previsão de aumento no valor de passagens de transporte público em Itaúna. Ele ressaltou que o reajuste precisa ser feito a partir de análise cautelosa das planilhas de custos. Hudson questionou ainda o fato do diretor da empresa não ter precisado qual seria o valor exato do aumento, ao ser questionado pelos vereadores em reunião plenária. A vereadora Palmira comentou sobre os maus serviços prestados pela Autotrans não condizentes com os valores pagos de passagens. 

Saúde - o vereador Leo Bala lembrou-se da necessidade de convidar o provedor do Hospital Manoel Gonçalves para discutir as questões do atendimento da Casa de Caridade. O presidente Alex Artur informou que o convite será feito. O vereador Édio Gonçalves sugeriu que a Secretária de Saúde Ângela Amaral também esteja presente nessa oportunidade para esclarecimentos. 

Dia da água - o vereador Leo Bala comentou a respeito de plantio de mudas realizado pelo Rotary nas margens do Rio São João, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Leo alertou sobre o acúmulo de lixo e mato nas margens do Rio São João. O vereador Édio Gonçalves lembrou a necessidade de realizar serviço de dragagem nesse rio. O vereador Nilzon Borges lembrou que a limpeza das margens do rio deverá ser feita e breve. 

Concorrência - o vereador Maurício Aguiar chamou a atenção para a falta de concorrência em alguns setores em Itaúna. Para ele faltam concorrências na prestação de serviços como transporte público e funerária. Ele alega que havendo mais fornecedores desses serviços, poderia trazer vários benefícios para a comunidade. 

Escorpiões - o vereador Maurício Aguiar falou sobre o risco devido ao grande número de escorpiões na região do cemitério central. Ele alertou sobre a necessidade de tomar providências em relação a esse problema. 

Indicações 

O vereador Antônio da Lua solicitou que seja verificada a situação de pagamento de férias-prêmio aos servidores do Executivo. 

A vereadora Palmira Feliciano solicitou que seja agilizada a volta do Projeto Escola Aberta. 

O presidente Alex Artur cobrou melhor atendimento da Secretaria de Infraestrutura para atender Í s necessidades de melhorias na cidade. 

O vereador Francis Saldanha também cobrou maior atenção no trabalho dos secretários para trabalhar mais em conjunto com os vereadores para atender as necessidades do povo. 

O vereador Antônio da Lua reforçou essa necessidade de melhor atendimento dos secretários municipais. 

O vereador Nilzon comentou sobre disponibilidade do vereador Osmando Pereira em estar presente na Câmara para esclarecer dúvidas e discutir junto aos vereadores as melhorias necessárias para a cidade. 

O vereador Maurício Aguiar alertou a necessidade de colocar melhores identificações de ruas com placas e numeração correta.Gilberto Vilela

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.