Reunião Plenária de 05/06/12

Jardim- o vereador Alex Artur cobrou da Prefeitura que mantenha o jardineiro cuidando da Praça de Garcias. Ele lembrou que a comunidade tem sido obrigada a organizar mutirões para manter o local limpo. Para Alex esse problema e outros deixam o bairro prejudicado, o que pode estar sendo feito por perseguição.

Rua Divinópolis- o vereador Edson Aparecido lembrou a obra com várias melhorias na Rua Divinópolis. Para ele agora é preciso o Setor de Trânsito providenciar mecanismos para obrigar a redução de velocidade no local e evitar acidentes. O vereador Alex Artur comentou que a rua já está com vários estragos, mesmo sendo um asfalto novo.

Creche- o vereador Alex Artur lembrou que a construção da creche no bairro Aeroporto continua sem conclusão, pois nenhuma empresa ainda se dispôs a terminar o serviço, para ele isso é mais um prejuízo para a comunidade, assim como várias coisas na cidade. Alex espera que haja uma resposta Í  população.

Emendas- o vereador Anselmo Fabiano comentou a respeito de Emendas Parlamentares conseguidas em viagem Í  Brasília com recursos para Itaúna. Uma delas com destinação de 100 mil reais para compra de material didático para as escolas municipais e outra com o valor de 250 mil reais para massa asfáltica, que deverá ser utilizada na Av. Albino Santos, entre os bairros Garcias e Santanense. O vereador informou ainda que a documentação para liberar esses recursos já foi feita e o valor está disponível, restando apenas a execução por parte da Prefeitura. Anselmo comentou ainda que outras Emendas estão previstas para liberação de 03 vans para Itaúna no ano que vem. O vereador Alex Artur disse esperar que esses recursos não sejam perdidos por falta de ação da Prefeitura. Ele lembrou benefícios que foram quase perdidos, como é o caso de ambulâncias conseguidas para o Município e que por não cumprir o prazo de documentação o recurso correu o risco de não ser liberado Í  Itaúna.

Obras - O vereador Gleison Fernandes comentou a respeito de uma indicação feita para melhorias na Rua David Bernardes, no bairro Veredas, onde há uma enorme cratera, prejudicando quem passa e quem mora no local. O vereador Antônio de Miranda lembrou ter cobrado, há anos, melhorias para essa via e nada foi feito, mesmo tendo sido divulgado pela Prefeitura que houve liberação de verba do Governo Federal destinada a situações classificadas pela Prefeitura como de Calamidade Pública, como nesse caso. Antônio lembrou ainda de vários outros locais em Itaúna que estão em situação realmente de calamidade, estando a cidade sucateada, enquanto obras particulares são executadas. Antônio citou casos como a Av. Walter Mendes e a saída do bairro Santa Mônica II e também o bairro Centenário. O vereador Gleison disse se sentir mais uma vez impotente em poder apenas cobrar e indicar, mas não ver nada sendo feito pela Prefeitura. Ele frisou que apenas vereadores que compartilham das ações do Prefeito é que conseguem algum resultado positivo e até mesmo aliados do Executivo tem visto seus pedidos negados.

Itinerário- o vereador Márcio Bernardes comentou a respeito de uma mudança feita no itinerário de ônibus, em que o ponto final da Linha “Jadir Marinho” passou a ser no bairro Centenário e não no bairro Santa Mônica, como anteriormente. Márcio pediu paciência aos usuários dessa linha, pois a mudança, apesar de incomodar inicialmente, foi feita para melhorar.

Comissão de Direitos Humanos- o vereador Delmo Barbosa comunicou que foi realizada uma reunião da Comissão de Direitos Humanos para tratar a respeito do problema enfrentado pelos moradores da Rua Mário Coqueiro, no bairro das Graças, onde várias residências correm risco de desabar. O vereador informou que o encontro foi feito juntos a representantes da Prefeitura e moradores das casas prejudicadas. Delmo disse que o assunto já avançou e alguma soluções tem surgido sobre o assunto. E informou também que na próxima terça-feira Í s 15H haverá um novo encontro em busca de solução para esse problema. O vereador Lucimar Nunes comentou a respeito do trabalho da comissão para solucionar essa questão.

Praça da Matriz- O vereador Anselmo Fabiano cobrou mais uma vez que a Praça da Matriz seja adaptada para pessoas com deficiência. O vereador Antônio de Miranda ressaltou que a obra dessa Praça não é prioridade em Itaúna e que o 1,5 milhões de reais gastos não deu o resultado esperado. O vereador Márcio Bernardes lembrou que a verba usada na Praça era específica para esse fim.

Indicações- o vereador Lucimar Nunes solicitou reparo da estrada de acesso Í  comunidade rural de Serrinha de Freitas e também reparo na Av. Chico Inácio, na Vila Santa Maria.

Caravana da Saúde- o vereador Antônio de Miranda parabenizou a Assembleia Legislativa de Minas pela adesão Í  Campanha que visa fazer com que a União destine 10% da arrecadação para a saúde. Para ele outros setores também precisam aderir ao movimento e permitir melhorias na saúde.