SALA DE IMPRENSA

Notícias

Vereadores e Secretária Ângela Amaral discutem sobre saúde em nosso Município.

Facebook Twitter Google

A pedido dos vereadores, a Secretária Municipal de Saúde Ângela Amaral esteve na manhã dessa sexta-feira (08\03) na Câmara Municipal de Itaúna. A finalidade foi apresentar dados sobre a situação atual e discutir melhores alternativas para o setor. 

Ângela relatou sobre a Secretaria, que ela encontrou com vários contratos vencendo e outros vencidos. Ela citou a desorganização no setor e a falta de funcionários. E ainda a situação calamitosa da estrutura física dos pontos de atendimento. A Secretária relatou a ineficácia na prestação de serviços aos cidadãos devido Í  falta de busca de recursos disponíveis. A primeira necessidade é recontratar mão de obra, inclusive criar nova estrutura de cargos. Segundo a Secretária em novembro de 2012 havia 658 servidores locados na Saúde, hoje são apenas 596. Faltam cargos como dentista, protético, técnico de raio x e outros. Outra deficiência é a falta de veículos para atendimentos. E hoje até o atendimento telefônico da Secretaria está comprometido. 

Pronto Socorro - foi discutido nesse encontro também a respeito do atendimento no Pronto Socorro Municipal. Ângela informou que não existe nenhum movimento atual para retirada desse serviço do Hospital Manoel Gonçalves e que a ideia atual é fazer uma gestão única do Pronto Socorro, para a Secretaria de Saúde assumir toda a coordenação do local, o que ainda está sendo discutido. 

Upa - sobre a Unidade de Pronto Atendimento a Secretária informou que houve desistência da Administração anterior, mas a verba continua disponível para o processo inicial de elaboração de projetos e preparação do local de instalação do serviço.

Dengue - a respeito da dengue a Secretária informou que há alto risco de epidemia na cidade, onde já foram registrados 170 casos suspeitos, 23 casos confirmados, além de uma suspeita de óbito causado pela doença. Ângela frisou ainda a resistência das pessoas em receber os agentes para combate ao mosquito. 

Assuntos como recolhimento de animais, leishmaniose, atendimento dos 16 PSF`s, recomposição do Fundo Municipal de Saúde e repasses ao Pronto Socorro também foram tratados pela Secretária e os vereadores nesse encontro. A Secretária pediu auxílio aos vereadores para melhorar a situação da saúde em nosso município, inclusive para que casos de denúncias sobre o assunto cheguem diretamente até ela. Ela frisou a constante busca de recursos para reformas e melhorias que possibilitem o atendimento adequado a todos. Os vereadores fizeram diversas perguntas, sugeriram melhorias e deixaram claro que continuam dispostos a buscar junto Í  Secretaria soluções para a saúde em Itaúna. 


Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.