SALA DE IMPRENSA

Notícias

Notícias da Câmara 23/02/13

Facebook Twitter Google

Conta informativa - foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei 07/2013, de autoria do vereador Hudson Bernardes. Ele visa ampliar as informações contidas nas contas de água em Itaúna, passando essas a trazer informações relativas Í s despesas e aos valores das dívidas do Município, atualizados mensalmente. Além de manter os dados já informados atualmente: arrecadação do Município e arrecadação e despesas do Saae. 

Aplausos - os vereadores aprovaram o Processo de Moção Nº 02/2013, de autoria do vereador Marcinho Hakuna, que concede Moção de Aplausos ao médico Dr. Délio Drumond pelos grandes serviços prestados Í  comunidade itaunense. Diversos vereadores se manifestaram elogiando o trabalho do Dr. Délio, que se dedica Í  saúde em uma época em que esse setor está em grande crise. 

Por Itaúna - o vereador Lucimar Nunes comentou sobre a união necessária entre deputados, vereadores, Executivo e outros representantes do povo para alcançarmos o melhor por Itaúna. Ele ressaltou o grande trabalho que tem sido feito por todos os vereadores em prol de nosso povo. O vereador Maurício Aguiar frisou que o momento é de reforçar a luta e buscar o crescimento de Itaúna. 

Limpeza Pública - o vereador Leo Bala mais uma vez cobrou melhorias na iluminação da cidade e também na limpeza urbana. O vereador Nilzon Borges salientou que está em processo a contratação de 100 pessoas para a limpeza na cidade. O vereador Adão Batista frisou que a efetivação do Plano de Cargos e Salários poderia motivar essa contratação. 

Shopping - o vice-presidente Gil Máximo comentou sobre a boa notícia da construção de um shopping em Itaúna. Para ele existe realmente uma demanda e espera da população que agora será atendida com o aval da iniciativa privada e apoio da Prefeitura. 

Praça da Juventude - o vice-presidente Gil Máximo informou que está em busca de conseguir para nossa cidade o Projeto “Praça da Juventude”, um investimento do Governo Federal que proporciona inclusão social, prática de esportes e atividades culturais para toda a comunidade. 

MMX - o vereador Hudson Bernardes salientou que o caso da construção da barragem de rejeitos da MMX tem ganhado novos contornos. Ele comentou sobre um Termo de Inicial Compromisso Socioambiental firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais e a empresa, em que são definidas obrigações a serem praticadas pela MMX. O vereador Joel Márcio frisou ser extremamente contrário Í  construção dessa barragem. O vereador Marcinho Hakuna disse que em conversa com o Prefeito de Itatiaiuçu Matarazzo José da Silva, ele informou que não dará anuência para essa construção. Para o vereador Nilzon Borges Itaúna tem que ficar também com benefícios e não só com possíveis prejuízos. 

Tribuna Livre - a cidadã Neuza Alcina Pereira utilizou o expediente da Tribuna Livre para reclamar da situação de Itaúna. Ela demonstrou seu amor pela cidade e reclamou da situação precária da coleta de lixo, dos passeios e dos lotes sujos na cidade. Diversos vereadores parabenizaram a cidadã e concordaram com as cobranças. Eles também salientaram o quanto tem trabalhado pela cidade, mas são limitados, inclusive devido Í  falta de recursos financeiros na cidade. 

Vizinhos protegidos - o vereador Adão Batista comentou a respeito da Rede de Vizinhos Protegidos que está sendo montada no bairro Morro do Sol para proteção da comunidade. Ele convidou a todos para um evento no Centro Comunitário do bairro no dia 08 de março Í s 19H, onde serão distribuídos materiais de uso no projeto de proteção. 

Dia do livro - a vereadora Palmira Feliciano comentou sobre o evento realizado no último domingo no Parque do Bairro Três Marias, onde foi comemorado o Dia do Livro e foram realizadas diversas atividades de inclusão cultural. 

Treinamento - o vereador Marcinho Hakuna comentou a respeito de um treinamento a ser realizado na Câmara Municipal de Itaúna, em parceira com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento será no dia 14 de março e terá conteúdos gratuitos destinados aos membros do Legislativo e também Í  toda a comunidade. 

Saúde da Mulher - o vereador Marcinho Hakuna comentou sobre esforços que tem sido feitos para trazer para Itaúna o Projeto Viva a Vida, destinado especificamente ao tratamento de mulheres. Marcinho falou ainda sobre a necessidade de manter o número de atendimentos do Centro de Especialidades Odontológicas- Programa de atendimento dentário. Ele frisou ser necessário cumprir a meta de atendimentos para que a cidade não perca esse recurso. O vereador Leo Bala salientou que esse programa deverá ser resgatado. 

Prestação de contas - o vereador Joel Márcio comentou a respeito da Audiência de Prestação de Contas a ser feita pela Prefeitura perante a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Itaúna, referente ao terceiro quadrimestre de 2012. O evento será no dia 28 de fevereiro Í s 10H e se refere ao terceiro quadrimestre de 2012. O vereador Édio Gonçalves salientou a importância de participar e valorizar essa prestação de contas. 

Saúde - o vereador Hélio Machado relatou péssimas experiências vividas no Hospital Manoel Gonçalves, onde funcionários precisam pedir pacientes para desocuparem as macas para que outros em estados mais graves possam se deitar. Hélio falou ainda sobre a falta de médicos no local e a dificuldade de trabalho dos profissionais da saúde. Ele sugeriu encontro para debater o assunto. O presidente Alex Artur salientou que está sendo agendada uma reunião entre os vereadores e a Secretária de Saúde Ângela Amaral. O vereador Hélio Machado comentou ainda sobre o perigo da rotatória instalada em frente ao hospital. 

Combate Í s drogas - o vereador Maurício Aguiar comentou a respeito de reunião realizada para lançamento da entidade de combate Í s drogas “Associação de Recuperação para Dependentes Químicos São Miguel Arcanjo”. Ele salientou o valor desse trabalho de recuperação e a necessidade de apoiar essas iniciativas. Maurício informou também que está na busca de auxílios para essa entidade. 

Transporte público - o vereador Francis Saldanha comentou sobre a necessidade de fiscalizar os coletivos na cidade, pois muitas pessoas tem perdido aula e outros compromissos devido ao atraso desses coletivos. O vereador Antônio da Lua relatou ter presenciado motoristas da Autotrans ultrapassando o sinal vermelho e ter ouvido sempre muitas reclamações de usuários em relação ao transporte público municipal. O vereador Gleison Fernandes falou sobre a dificuldade que os deficientes físicos tem enfrentado em relação ao programa Van Porta a Porta. Muitas pessoas têm enfrentado muitos problemas para ir Í  escola, fazer tratamentos e atender a outros compromissos devido ao mau atendimento das vans. Gleison salientou que esse programa continua atendendo mal e que esse serviço não é uma caridade e sim uma responsabilidade da empresa. O vereador comentou ter levado o caso ao Prefeito e que ele garantiu cobrar melhorias nessa situação. Gleison reforçou ainda ter tentado agendar várias vezes com os representantes da empresa para discutir o assunto, mas nunca foi possível. Diante da fala do vereador Gleisinho, o Presidente Alex Artur informou que pedirá a convocação dos representantes da empresa para comparecerem Í  Câmara no dia 12 de março e prestar esses esclarecimentos. Membros do Executivo também deverão ser convocados. 

Governo Itinerante - o vereador Nilzon Borges comunicou que a partir do mês de abril a Prefeitura de Itaúna deve iniciar o Projeto Governo Itinerante com mutirões de melhorias pela cidade e sede móvel do Executivo para ouvir mais a comunidade. 

Pedidos de informações O vereador Adão Batista solicitou informações sobre os funcionários cedidos pela Prefeitura ao Sindserv. Ele solicitou ainda detalhes sobre os servidores da Prefeitura e sua autarquia que possui férias prêmio vencidas, e sobre a previsão de pagamento do benefício. O vereador Francis Saldanha solicitou informações ao Prefeito Municipal e Í  direção do SAAE, pedindo explicações sobre a troca do sistema de atendimento ao consumidor do SAAE. Francis solicitou ainda o envio da planilha de cálculo do projeto que gerou a majoração do valor do serviço de abastecimento de água de 2012 para 2013. O vereador Leonardo Rosenburg solicitou informações sobre a cobrança imposta pelo SAAE aos consumidores, referente Í  taxa de conservação de hidrômetro, no valor de R$ 1,00. 

Indicações O vereador Adão Batista solicitou troca da manilha e limpeza do Córrego Ponte Quebrada, na rua José Viana da Fonseca, bairro Garcias. O vereador Antônio José de Faria solicitou capina e limpeza no bairro São Judas Tadeu; Recapeamento da Rua Grafite na altura do nº 41, bairro Padre Eustáquio; Ele solicitou ainda construção de um passeio para caminhada na Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves (reta de Santanense). Antônio solicitou também a instalação de redutor de velocidade na rua Palmeiras, bairro São Geraldo; Capina e limpeza urgente na Av. São João, nos bairros Vila Mozart e Morro do Engenho; Serviço de tapa buracos na Av. Lenhita e Av. Central, bairro Padre Eustáquio. O vereador Édio Gonçalves solicitou melhorias no Cemitério do bairro Santanense. O vice-presidente Gilberto Emanuel Silva solicitou asfaltamento ou calçamento da Av. São João, no trecho que vai da rua Izidro de Morais até a rua Cândido Perillo, e da Rua José Herculano até a rua Lupércio da Silva Couto. 

O vereador Giordane Alberto solicitou a instalação de faixa de pedestre e vaga de estacionamento para deficiente físico na Av. Jove Soares, altura do nº 1370. 

O vereador Hélio Machado solicitou poda e dedetização de árvores nas ruas Hernane Moreira Maia, Vicente Nogueira Penido e Dalmo Lúcio Lima, no bairro Cidade Nova. Hélio pediu ainda instalação de redutores de velocidade na rua Helena Nogueira de Moraes, bairro Cidade Nova; Limpeza e capina do Centro Comunitário Rodolfo Dias, no bairro Cidade Nova. O vereador Joel Márcio solicitou conversão da Rua São Vicente em via de mão única e instalação de quebra-molas na rua João Herculano Pereira, no bairro Jadir Marinho. 

O vereador Leonardo Rosenburg solicitou que seja convocado o Assessor de Políticas Públicas para Iluminação da Prefeitura Municipal, sr. Geovane Vilela, para comparecer a esta Casa de Leis para prestar esclarecimentos sobre a municipalização do serviço de iluminação pública e sobre a demanda da cidade. 

O vereador Leonardo Rosenburg solicitou que fiscais da Prefeitura fiscalizem os pontos finais de ônibus coletivos urbanos, para conferência dos horários de saída de cada linha. Leonardo pediu também transformação da Rua São Vicente em via de mão única e melhorias na iluminação da Rua 03, na comunidade rural de Vista Alegre. 

O vereador Maurício Aguiar solicitou a construção de coberturas nos pontos de táxi da cidade e também a instalação de placas indicativas nas vias urbanas e estradas rurais do Município, informando motoristas e transeuntes sobre os nomes das localidades, as distâncias a percorrer e a direção a seguir. A vereadora Palmira Feliciano solicitou seja destinada subvenção social Í  “Apac Feminina”.
Gilberto Vilela

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.