SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária de 12/06/2012

Facebook Twitter Google

Orçamento- após grande discussão os vereadores aprovaram dois projetos. O 55/2011 de autoria do Executivo que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental 2010/2013. Esse foi aprovado com abstenção do vereador Delmo Barbosa e voto contrário do vereador Anselmo Fabiano, ele justificou que não teve seus vários pedidos de informações respondidos pela Prefeitura, não podendo então esclarecer sobre o projeto, sendo ele devolvido Í  Mesa. O Projeto de Lei Nº 27/2012, também de autoria do Executivo de Itaúna, que estabelece diretrizes gerais para a elaboração do orçamento do Município de Itaúna para o exercício financeiro do ano de 2013. O vereador Delmo Barbosa se absteve também nessa votação.


Recursos para o Reinado- foi aprovado unanimemente pelos vereadores o Projeto de Lei Nº 36/2012, que autoriza ao Executivo o repasse do valor de R$ 42.500,00, como subvenção social Í  entidade civil Sete Guardas de Nossa Senhora do Rosário. O vereador Márcio Bernardes ressaltou a importância desse projeto para permitir a realização da tradicional Festa do Reinado. Para ele os recursos deveriam ser maiores. O vereador Antônio de Miranda frisou o quanto é valiosa a festa realizada pelas Guardas, com preservação da cultura na cidade. Para o vereador Delmo Barbosa esse valor não é uma ajuda é esmola, que não supre as necessidades nem de uma só guarda. Na opinião dele as guardas nem deveriam aceitar a oferta.


Rua Mário Coqueiro- o vereador Lucimar Nunes comentou a respeito da reunião feita pela Comissão de Direitos Humanos para tratar sobre o problema da estrutura nas casas da Rua Mário Coqueiro, no bairro das Graças. Lucimar disse que a discussão tem trazido bons resultados e informou ainda que no próximo dia 19 haverá outra reunião para tentar finalizar a decisão sobre o problema.


Saúde- o vereador Edson Aparecido falou sobre a dificuldade de ter acesso a tratamentos de saúde na cidade, mesmo sendo com convênios médicos. Ele citou caso de um pediatra que atendeu mal o filho dele e também aproveitou para elogiar a equipe de estudantes de medicina que atendem no Hospital Dr. Ovídio.


Depredação- o vice-presidente Silvano Gomes lamentou a situação caótica em que se encontra o Parque Ecológico e a Lagoa no Bairro Três Marias. Ele comentou ter feito uma visita ao local e constatado que está descuidado, com telas arrebentadas, mato alto e realmente abandonado pelo Poder Público. Para Silvano é uma vergonha ter um local público como esse jogado, sem nenhuma preservação. O vereador comentou ainda que a região dos bairros Aeroporto, Três Marias e Murilo Gonçalves está totalmente abandonada. Em certos pontos as ruas estão tão esburacadas que motociclistas passam nos passeios para evitar estragar o veículo e acabam colocando a vida de várias pessoas em risco. Ruas como a Tonico do Dama, Dalmo Grassi de Paula e Altamiro Gomes Nolasco estão intransitáveis, causando revolta nos moradores.


Cemitério- o vereador Alex Artur alertou mais uma vez sobre os problemas enfrentados por vigias que trabalham em prédios públicos de Itaúna, pois convivem com pouca estrutura de trabalho e insegurança para atuar. Como é o caso dos que atuam no Cemitério do Parque Jardim, onde não há iluminação adequada, o que atrapalha também em casos de velórios realizados. Alex lembrou que essa reivindicação é antiga e nada foi resolvido, assim como também não houve melhoria na maioria dos prédios públicos da cidade, como é o caso do Estádio Hélio do Carmo Maciel, no bairro Itaunense. Para Alex todo esse abandono é um grande desrespeito com a comunidade, que vê a cidade sucateada, inclusive os veículos públicos.


Segurança no trânsito- o vereador Márcio Bernardes falou sobre uma rotatória que será construída em frente ao Hospital Manoel Gonçalves. A finalidade é criar maior segurança no local, onde há grande movimentação e muitos pedestres atravessam para ter acesso Í  entidade. Márcio lembrou ainda que serão instaladas algumas passagens elevadas de pedestres em alguns pontos da cidade, visando maior segurança da comunidade.


Usina de lixo- o presidente Édio Gonçalves ressaltou novamente a necessidade de retirada da Usina de Lixo do Parque Jardim, pois o local tem causado muitos transtornos aos moradores. Ele comentou ainda a respeito de visita feita no aterro sanitário, onde há uma necessidade de maior acompanhamento, pois parece já estar com os dias contados.


Projetos em tramitação- o vereador Gleison Fernandes discursou a respeito do acompanhamento constante feito por ele em relação a todos os projetos em tramitação na Casa e também os que já tramitaram. Tudo para analisar o conteúdo com grande cautela e acompanhar o andamento dos projetos. O vereador Antônio de Miranda elogiou a constante atuação e organização do vereador Gleison.


Falta d`agua- o vereador Antônio de Miranda criticou a falta de estrutura no Posto de Saúde e na escola na Comunidade de Freitas, onde faltam água e merenda escolar. Antônio lembrou que enquanto falta a mínima estrutura na cidade, a Prefeitura deve mais de 7 milhões de reais em relação ao IMP e ao contrato de limpeza urbana. Isso sem falar de outros contratos com débitos como é o caso da merenda escolar e transporte coletivo.


Moção de Aplausos- o vereador Lucimar Nunes apresentou para votação o Processo de Moção Nº 08/2012, que concede Moção de Aplausos Í  Escola Municipal Maria Augusta de Faria pela passagem dos 50 anos de sua fundação, completados em maio de 2012. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, sendo ressaltado pelo vereador Lucimar Nunes a qualidade da educação da entidade, com um trabalho competente e dedicado Í  constante formação.


Indicações- o vereador Lucimar Nunes solicitou que sejam feitos reparos na pavimentação asfáltica na esquina da rua José Amâncio de Oliveira com a rua Agenor Alves de Faria, no bairro Santanense. O vereador Edson Aparecido solicitou recuperação do calçamento e asfalto na Rua Ana de Faria Dornas, no bairro Morada Nova. Também instalação de postes de iluminação na Rua José Cândido Bernardes, no bairro São Geraldo, captação pluvial e recuperação do calçamento da Rua Maria do Carmo Myrrha, no bairro Aeroporto e ainda operação tapa-buracos nas Ruas Dalmo Grassi de Paula e Glaucus Corradi, no bairro Três Marias e na Rua Zé cavaquinho, no Bairro Aeroporto.

Gilberto Vilela

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.