SALA DE IMPRENSA

Notícias

Câmara Municipal de Itaúna Reunião Plenária de 05/02/13.

Facebook Twitter Google

Aprovação de contas - os vereadores aprovaram unanimemente um projeto de resolução que analisa Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e julga a prestação de contas da Prefeitura Municipal de Itaúna referente ao Exercício de 2002. 
Segurança em casas de shows - o vereador Gilberto Emanuel apresentou para leitura um projeto que cria normas gerais de segurança em casas de espetáculos. O projeto abrange questões ligadas Í  licença de funcionamento concedida pela Prefeitura e também exigências sobre saídas de emergências dos estabelecimentos, isolamento acústico e outros itens que garantam a segurança dos usuários, como a proibição de uso de artefatos pirotécnicos em locais fechados. O projeto segue em tramitação e deverá ser votados nas próximas reuniões. O vereador Francis Saldanha comentou sobre a necessidade de unir as fiscalizações por parte do Corpo de Bombeiros e CREA para liberação de alvarás. 

Informações na conta - o vereador Hudson Bernardes apresentou para votação um projeto de caráter informativo que define a divulgação de informações nas contas d`agua, tais como arrecadação e despesas municipais. 

Segurança para bebês - está em tramitação na Câmara um projeto do vereador Gleison Fernandes, que estabelece normas para conscientização sobre cuidados que se devem ter no uso de andadores para bebês. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância dos bebês passarem pelas fases de crescimento de forma natural, para que se desenvolvam melhor. 


Solicitações Durante a última reunião plenária os vereadores fizeram várias solicitações e sugestões para melhorias em nossa cidade: 

  • A vereadora Palmira Feliciano cobrou maior atenção para o Parque Ecológico no bairro Três Marias;

  • Os vereadores Joel Márcio, Lucimar Nunes e Édio Gonçalves solicitaram atenção especial em relação aos bueiros na cidade. Joel exibiu fotos tiradas em Santanense que mostram a situação caótica das ruas em dias de chuva, como ocorreu no dia 02 de fevereiro desse ano. (foto)

  • O vereador Leonardo Santos solicitou empenho para resolver o problema de umas das vias de acesso Í  cidade, a Rua Manuel Ribeiro, que está toda esburacada e também pediu melhorias no trevo em frente Í  empresa Intercast.

  • O vereador Adão Batista relatou reclamações de diversos cidadãos em relação Í  Praça Jardel Soares Nogueira, no bairro Itaunense, próxima ao Ribeirão dos Capotos, onde sempre ocorrem alagamentos, prejudicando o trânsito.

  • O vereador Adão Batista comentou sobre a necessidade de gerar incentivos para as varredeiras de ruas na cidade, já que tem salários e condições ruins de trabalho. Adão cobrou também melhorias para os carroceiros na cidade.

  • O presidente Alex Artur comentou sobre a necessidade de tomar providências em relação Í  Rua Marcelino Coorradi, onde há estacionamento de ambos os lados da pista e grande dificuldade de circulação de veículos e pedestres.


Cesec - o vereador Márcio Gonçalves fez uma indicação Í  Secretaria de Educação em que sugere a criação, em Itaúna, do Cesec. Através desse centro de educação continuada seria possível a participação de muitas pessoas em diversos cursos técnicos semipresenciais, sem que houvesse deslocamento para outras cidades. Márcio lembrou o benefício do Cesec para nossa cidade e lembrou que vários outros municípios são contemplados com esse recurso. 

Lotes sujos - o vereador Maurício Aguiar sugeriu Í  Prefeitura maior rigor em relação aos proprietários de lotes vagos. Para ele é necessário ter maior controle desses proprietários e penalizar os que não mantiverem os imóveis em condições ideais. Maurício sugeriu ainda que uma das outras formas de limpar melhor a cidade é fazer um mutirão de limpeza geral do lixo seco e molhado, para evitar maiores problemas com o aumento das chuvas. 

Estacionamento irregular - o vereador Maurício Aguiar comentou sobre o fato de carros da Polícia Civil estarem sendo estacionados irregularmente na Praça da Matriz. Enquanto isso taxistas são penalizados constantemente com multas por pequenas infrações. 

Ano letivo - a vereadora Palmira Feliciano comentou sobre a abertura do Ano Letivo realizado na semana passada. Para ela o evento gerou esperanças de termos uma melhor educação e cultura na cidade. 

Comissão de Saúde - o vereador Márcio Gonçalves sugeriu Í  Mesa Diretora a criação da Comissão de Saúde, a ser composta por vereadores com a finalidade de buscar melhorias para esse setor em nossa cidade. Ele justificou essa criação devido aos caos em que se encontra a saúde em todo o país. O presidente Alex Artur parabenizou a iniciativa e comentou sobre a importância dessa novidade. 

Segurança no trânsito - o vereador Gleison Fernandes comentou sobre a necessidade de se criar mecanismos que garantam a segurança dos motoristas e pedestres na cidade. Para ele o que importa é preservar a vida das pessoas, seja através de redutores de velocidade ou outros recursos. 

Academia ao ar livre - o vereador Antônio José de Faria, falou da satisfação de ter conseguido equipamentos para uma “Academia ao ar livre”. Os recursos esportivos já estão sendo instalados em nossa cidade e foram adquiridos em parceria com o deputado Estadual Marques. Para o vereador esses recursos são de extrema importância na valorização da prática esportiva. Ele agradeceu o empenho da Prefeitura em montar as estruturas da academia.(foto) 

Auxílio transporte - o vereador Maurício Aguiar cobrou que os estudantes tenham direito de pagar meia passagem nos coletivos públicos da cidade. Maurício falou da necessidade de ter essa contrapartida da empresa prestadora de serviços de transporte público. O vereador Gleison Fernandes complementou lembrando sobre o direito dos acompanhantes das pessoas com deficiência, de terem o transporte coletivo gratuito. 

Gabinete itinerante - o vereador Maurício Aguiar anunciou para os próximos meses um trabalho itinerante na cidade, onde ele visitará vários bairros, com parcerias em benefício do povo itaunense. O vereador Nilzon Borges comentou sobre essa ideia positiva, que deve ser praticada também pelo Executivo. 

Incentivo ao pagamento de IPTU - o vereador Giordane Alberto sugeriu que a Prefeitura criasse modos de incentivar o pagamento de IPTU pela população. Para ele, uma das formas de aumentar a arrecadação seria conceder descontos para pagamentos Í  vista, já que muitos parcelam em várias vezes por não ser viável pagar Í  vista, o que gera demora na arrecadação pelo município. 






Gilberto Vilela

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.