SALA DE IMPRENSA

Notícias

Câmara aprova recursos para entidades

Facebook Twitter Google

Os vereadores aprovaram na reunião plenária do dia 29/01 dois projetos que destinam recursos para entidades assistenciais de Itaúna. Esses recursos aprovados pelos vereadores permitem que essas entidades mantenham suas atividades e possam atender de forma adequada Í s pessoas assistidas. Deverão ser contempladas com esses repasses as seguintes entidades ligadas ao atendimento educacional de crianças: Caixa Escolar do Núcleo de Educação Infantil Custódio Emídio da Cruz; Caixa Escolar do Núcleo Municipal de Educação Infantil Santo Agostinho; Caixa Escolar APAE Instituto Santa Mônica; Caixa Escolar Associação Educacional Infanto-Juvenil Pequeno Polegar; Caixa Escolar Creche Paroquial Casa Betânia; Caixa Escolar Creche “Branca de Neve”; Caixa Escolar Centro Educacional Infantil Maria Madalena F. Penitente e Obras Sociais da Paróquia Nossa Senhora da Piedade – “Retiro Santa Helena”. Deverão ser feitos repasses também Í s instituições de formação infantil: Creche Pequeno Polegar; O.S.P. NS da Piedade – “Creche Paroquial Casa Betânia”; Creche Branca de Neve; Creche Maria Madalena Fonseca Penitente e APAE – Instituto Santa Mônica. 

Servidor público deverá receber cópia do estatuto na nomeação

O vereador Adão Batista apresentou para votação na última reunião plenária um projeto que concede direito ao servidor de receber cópia do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. A cópia da lei deverá ser entregue gratuitamente e atualizada, no ato da nomeação e de imediato aos já nomeados. A finalidade maior é dar acesso a todos os servidores Í s informações de seus deveres, obrigações e direitos. 

Diretor de sindicato reclama de poluição de empresa

O cidadão Noel Marcelo de Almeida utilizou o espaço da Tribuna Livre da Câmara para questionar a respeito de poluição que estaria sendo causada pela Fundição Sideral e prejudicando várias pessoas. Os vereadores acolheram a reclamação e se posicionaram sobre a necessidade de esclarecer o caso e tomar as medidas necessárias para preservar a saúde do trabalhador e seus reflexos na sociedade. 

O espaço da Tribuna Livre da Câmara pode ser usado pelos cidadãos com a finalidade de abrir espaço Í  voz do povo. 

Promotor Fábio Galindo é homenageado pela Câmara

Foi aprovado pelos vereadores na reunião plenária de 29 de janeiro um Processo de Moção de Aplausos de autoria dos vereadores Hudson Bernardes e Palmira Feliciano, que concede moção de aplausos para o Promotor de Justiça Fábio Galindo Silvestre. Os vereadores proponentes justificaram a homenagem pelos relevantes serviços prestados Í  comunidade visando a promoção da justiça. Para eles, essa moção é uma forma de fazer justiça com quem promove justiça. 

Ações

Além das reuniões plenárias ordinárias e extraordinárias os vereadores fazem diversas ações diariamente para garantir a busca constante de boas novidades para Itaúna. As Comissões Permanentes de vereadores se reúnem constantemente para analisar projetos e discutir outros temas, os vereadores fazem e recebem várias visitas de pessoas de nossa comunidade e assim, podem conhecer melhor nossa realidade e a partir disso sugerir melhorias. Muitas dessas melhorias são feitas através de indicações e pedido de informações. Veja algumas das últimos propostas dos edis: 

Indicações

O vereador Adão Batista de Lima solicitou iluminação na rua Cinco, no bairro Itaunense; Capina, poda da grama e designação de jardineiro para as praças Herundines Nogueira e José Olímpio, no bairro Morro do Sol e instalação de poste de energia na rua Chico Canuto 

O vereador Antônio José de Faria Júnior solicitou: Capina e limpeza da rua Irmã Conceição no Centro; Inversão da mão de direção da rua Marcelino Corradi, no Centro; Instalação de mata-burro na comunidade rural de Paulas; Instalação de guarita na rua Cunha Quitão, em frente ao Instituto Santa Mônica. 

O vereador Hudson Bernardes solicitou a construção de vestiários e instalação de banheiros nos campos do Lixão e do Lobeirão; também solicitou esforços do Deputado Neider Moreira junto ao Governo do Estado com vistas a se proceder a reformas na quadra esportiva da 108ª Cia Especial da Polícia Militar de Itaúna; Elaboração de projeto de lei alterando a Lei 3.198/97, propondo que sejam veiculadas, nas contas de água e esgoto, informações sobre a receita obtida e a despesa efetuada a cada mês pela Prefeitura Municipal, bem como informações sobre os valores da dívida do Município atualizada mensalmente. 

O vereador Lucimar Nunes Nogueira solicitou estudos para implantação de redutores de velocidade no segundo quarteirão da Rua Leopoldina Corrêa, no bairro Santanense, sentido Escola Municipal Souza Moreira. 

Os vereadores Hudson Bernardes e o vereador Márcio Gonçalves Pinto solicitaram a Reativação do funcionamento da torre de transmissão localizada no bairro Parque Jardim. 

O vereador Giordane Alberto de Carvalho solicitou limpeza, poda de árvore e melhorias na iluminação pública da rua Dona Dorica, no bairro VilaVilaça. 

O vereador Joel Márcio Arruda solicitou reforma o prédio do CAIC do bairro Morada Nova e contratação de empresa para vigilância e segurança do local e também a criação de ponto de parada de ônibus coletivo no sentido Centro – Bairro em frente Í  Clínica Dr. Ovídio, na Av. Manoel da Custódia. 

Pedidos de Informações ao Executivo

Os vereadores Adão Batista de Lima e Édio Gonçalves Pinto solicitaram informações sobre os contratos firmados pela Prefeitura com os bancos oficiais para pagamento dos servidores públicos. 

O vereador Antônio José de Faria Júnior solicitou informações sobre os veículos usados para transporte escolar cadastrados na Prefeitura. 

O vereador Márcio Gonçalves Pinto solicitou informações sobre o procedimento licitatório utilizado para contratação da empresa Encombrás para a realização das obras no entroncamento da linha férrea com a Av. Jove Soares, e sobre o motivo pelo qual a obra ainda não foi inaugurada. 

A vereadora Palmira Feliciano da Silva apresentou pedido de informações sobre as alterações e reduções dos horários de ônibus praticadas pela empresa Autotrans em Itaúna. 

Votos de Congratulações

O vereador Lucimar Nunes Nogueira sugeriu conceder Votos de Congratulações para com o Revmo. Padre Ulysses César Nogueira Alvim, pelo belo trabalho realizado em prol da comunidade do bairro Santanense. 




Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.