Vereadores prosseguem na discussão sobre construção de barragem de rejeitos.

A notícia sobre a construção de uma barragem de rejeitos pela MMX Mineração em Itatiaiuçu logo chamou a atenção dos vereadores itaunenses.

Nos últimos dias várias discussões e busca de informações tem sido feitas pelos legisladores na tentativa de se esclarecer melhor o assunto. A construção da barragem foi tema de discussão nas reuniões plenárias e em outros encontros feitos pelos vereadores.

O motivo principal dessas discussões dos vereadores é a preocupação deles em relação ao fornecimento de água em Itaúna, pois eles querem ter a garantia que a barragem a ser construída não será uma ameaça para o abastecimento de água de nossa cidade. A preocupação se relaciona principalmente Í s questões ligadas Í  poluição da água usada no processo de mineração e ao risco de rompimento da barragem.

Um novo encontro foi agendado para discutir o assunto e dessa vez a empresa MMX foi convidada pelos vereadores para esclarecer detalhes a respeito da obra. Uma reunião feita na Sala da Presidência do Legislativo na manhã dessa quarta-feira (30/01) foi uma oportunidade para os vereadores terem um maior esclarecimento com representantes da mineradora. Dentre os participantes da empresa estiveram o gerente de relações institucionais Walter Brossel, a gerente de meio ambiente Carla Santos e o gerente de implantação Amaury Serbonicini. O encontro teve a presença também do Diretor do Saae Marcos Vinício Ferreira e da imprensa.

Durante o encontro os representantes da MMX fizeram uma explanação sobre o projeto a ser executado nos próximos meses, sendo de 10 anos a previsão de vida útil da barragem de rejeitos a ser construída na vizinha cidade de Itatiaiuçu. A empresa justificou a escolha do local para a construção, por apresentar menor impacto ambiental e estar de acordo com os órgãos ambientais. E esclareceu que a construção da barragem está em fase de licenciamento.

Diversos questionamentos foram feitos aos representantes da MMX e os vereadores deixaram bem clara a preocupação em assegurar o adequado fornecimento de água em Itaúna e em relação ao risco de rompimento da construção. A MMX garantiu que será feito todo um monitoramento para assegurar que a água a ser devolvida para os rios estará livre de poluição e para garantir que a barragem não se romperá.

Foi definido que haverá outras discussões para esclarecer ainda mais o assunto, inclusive com possibilidade de realização de uma audiência pública. Para os vereadores o necessário é esclarecer a questão e garantir segurança Í  comunidade. Eles ressaltam ainda a importância de gerar mais empregos na região, o que será possível com o crescimento da mineração, mas que isso seja feito com responsabilidade ambiental e social.