SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária - 05/10/2017

Facebook Twitter Google

Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna – 05/10/2017


A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna composta nesta sessão pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria Júnior – Da Lua -  comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (05/10/17).





Confira alguns assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:


Alexandre Campos – alertou para o defeito em alguns pontos da nova iluminação pública, em que as lâmpadas estão ficando acesas 24 horas por dia; pediu explicações sobre o aumento as contas de água e que está sendo muito questionado pela população sobre esse reajuste; ressaltou para a necessidade de melhorias nas estradas rurais, visto que os produtores rurais não estão conseguindo transitar e transportar seus produtos em dias chuvosos, devido Í  má conservação das estradas; questionou a liberação de feiras comerciais oriundas de outras cidades e realizadas em Itaúna.



Anselmo Fabiano – solicitou reparos na ponte da estrada que liga os bairros Parque Jardim e Itaunense; asfaltamento das ruas Ernesto Vernúcio, Francisco de Oliveira Souza e Hernane Moreira Maia, bairro Cidade Nova; ressaltou o estado em que se encontram as estradas rurais e a necessidade de reformas em obras já feitas pelo Executivo na tentativa de melhorar essas vias, o que está dificultando o trânsito de pessoas que dependem dessas estradas para trabalhar ou mesmo para tratamentos de saúde.


Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – solicitou a readmissão do fisioterapeuta que prestava serviços no Centro Social Urbano do bairro Lourdes; asfaltamento da Rua Professora Antônia Pena e da Rua José Drumond, bairro de Lourdes; fiscalização de lote na Rua Altamiro Gomes Nolasco, bairro Cidade Nova, e de 3 lotes na Rua Sete de Setembro, bairro Parque Jardim; reforma da estrutura do Centro de Atenção Psicossocial II – Caps II, bairro São Geraldo.


Antônio de Miranda – pediu que a Prefeitura realize o projeto de iluminação que abrange a estrada que liga a MG 050 Í  comunidade de Brejo Alegre e também que faça obras de iluminação na estrada que liga a comunidade de Pedras ao Brejo Alegre. Reforçou a necessidade de um transformador para o desenvolvimento dessa região; reafirmou necessidade de melhorias das estradas rurais e que o vice-prefeito, Fernando Franco, não tem medido esforços para sanar tal problema.


Giordane Alberto – reforçou que deve haver um remanejamento de servidores dentro do Executivo para que haja uma melhoria nos serviços prestados, realocando cada servidor de acordo com o setor que exige suas aptidões específicas.


Gláucia Santiago – solicitou a instalação de guaritas nos pontos de ônibus localizados no Distrito Industrial e nas proximidades da Av. Chico Inácio, na Vila Santa Maria; instalação de Academia ao Ar Livre na Rua Lázaro José Marques, bairro Jadir Marinho II; instalação de iluminação pública no chacreamento Vale Verde, comunidade do Sumidouro; melhoria na iluminação da Av. Chico Inácio, Vila Santa Maria; instalação de guarita no ponto de ônibus da Rua Silva Jardim, Centro; ressaltou que, se a Prefeitura realizar a obra da ponte no Distrito Industrial, que as vigas conseguidas deverão ser realocadas na construção de alguma outra ponte.


Gleison Fernandes – ressaltou o trabalho feito pela UAITEC LAB – Universidade Aberta de Minas Gerais e a oportunidade em se capacitar para o mercado de trabalho através dessa escola e de forma gratuita.


Hudson Bernardes – solicitou a realização de obras para novo acesso ao bairro Santa Edwiges pela Rua 24 / Justiniano de Morais; afirmou que o Plano diretor já está sendo confeccionado em todos os anexos pelo Executivo e que será enviado o mais breve para o Legislativo.


Lacimar Silva – ressaltou que deve-se haver uma análise sobre o reajuste do preço da água fornecida pela SAAE; afirmou que a empresa responsável pela instalação da nova iluminação pública está fazendo a calibragem das lâmpadas para que não fiquem acesas fora de horário.



Márcia Cristina – solicitou o recapeamento da Av. Dorinato Lima; Operação tapa-buracos na Rua Ana de Faria Dornas; conclusão do projeto do Centro Comunitário de São José de Pedras, com inclusão de Academia ao Ar Livre; solução para o problema de falta de água no Vale dos Ipês; melhoria na iluminação da entrada do bairro Santa Edwiges; melhoria na iluminação do final da Várzea da Olaria e do acesso Í  comunidade do Fundão; ressaltou a necessidade de uma maior manutenção das estradas rurais; cobrou do Executivo uma maior atenção em respostas mais completas aos pedidos de informações feitos pelo Legislativo; agradeceu ao Deputado Gustavo Corrêa por ter enviado Í  Itaúna duas emendas no valor total de 100 mil reais, que serão revertidas para a área da saúde.


Otacília Barbosa – pediu informações sobre os processos abertos com pedido de regularização de edificações; pediu que as repostas de seus pedidos de informações ao Executivo sejam mais completas e menos burocráticas; cobrou celeridade ao Executivo para que envie o Plano Diretor o mais breve possível, para que o Legislativo possa analisar e votar este projeto.


Silvano Gomes – pediu maior atenção do Executivo em executar obras e melhorias na zona rural da cidade; alertou sobre a necessidade de manutenção nas estradas rurais e sobre a possibilidade de alagamentos nessas estradas em períodos chuvosos.



Os vereadores Alexandre Campos, Antônio de Miranda e Otacília Barbosa, enviaram o Ofício nº 04 solicitando o Projeto de Lei Complementar nº 09/2016 Substitutivo, que altera o Plano Diretor.





Votos de Congratulações:


Do edil Lucimar Nunes Nogueira, para com a srta. Lívia Simões Alves, pelos relevantes serviços prestados Í  comunidade itaunense.





Projetos Votados


PLC 8 2017 - Projeto de Lei Complementar 


DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ADMINISTRAÇÍO DIRETA E INDIRETA DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA, ALTERA ANEXOS DO QUADRO DE CARLOS DE PROVIMENTO EM COMISSÍO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS)


Aprovado pela maioria, com abstenção de voto dos vereadores: Alexandre Campos e Otacília Barboza.



PLO 133 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


AUTORIZA CONCESSÍO DE DIREITO REAL USO DE IMÓVEL PÚBLICO PARA OS FINS E NAS CONDIÇÕES QUE MENCIONA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (GANELANE RECICLAGEM)



Aprovado por unanimidade.

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.