SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária - 03/10/2017

Facebook Twitter Google

Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna – 03/10/2017


A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna composta nesta sessão pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria Júnior – Da Lua -  comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (03/10/17).





Confira alguns assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:


Alex Artur – solicitou a manutenção do asfalto da Av. Chico Morais, em frente a moto pista; manutenção e pavimentação das estradas da comunidade rural do Barreiro; implantação de traffic-calming nas ruas Sete de Setembro e Virgílio Gonçalves, bairro Garcias; reforçou a necessidade de reformas e manutenções nas estradas rurais; cumprimentou o secretário de esportes, Gustavo Barboza, pelas ações desenvolvidas pelo setor; parabenizou o Rotary pela realização do passeio ciclístico.


Alexandre Campos – pediu informações sobre detalhes do contrato firmado pela Prefeitura com a empresa responsável pela troca de lâmpadas de LED nas vias públicas do Município; solicitou a revitalização da Praça Levi Vargas (Aeroporto); instalação de academia ao ar livre em Praça da Rua Vicente Nogueira Penido (Cidade Nova); recuperação de passeios no entorno da quadra do Centro Comunitário do bairro Morada Nova; asfaltamento da Rua Virica Santiago (Vila Nazaré); asfaltamento da Rua Alzira Gonçalves (Vila Nazaré); limpeza do Parque Ecológico Socioambiental Sindmei "Affonso Lima" (Piedade); instalação de semáforo na Av. Getúlio Vargas e na Rua Diógenes Nogueiras; obras de captação pluvial na Av. Dona Cota; cobrou do Executivo celeridade na entrega do Plano Diretor.



Anselmo Fabiano – reforçou a necessidade de reformas e manutenções nas estradas rurais; parabenizou as ações da Comissão Contra o Suicídio e a audiência pública realizada na Câmara para debater esse tema.


Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – pediu informações sobre o contrato de repasse de verbas nº 020670/2017 e sobre o Termo de Compromisso 830267/2016, para asfaltamento de vias públicas no bairro de Lourdes; solicitou o aumento do quebra-molas da Av. Governador Magalhães Pinto (Santanense); instalação de suporte para luminária em poste do cruzamento da Rua Leopoldina Corrêa com a Av. São Pedro, bairro Santanense; instalação de duas guaritas de ônibus na Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves (Santanense); manutenção do calçamento da Rua Vovó Nair e da Rua Heli Parreiras Vilaça, bairro Murilo Gonçalves; captação pluvial na Rua Alexandrina Bernardes (Itaunense); instalação de corrimão, alambrado, mesas e bancos para jogos na quadra de esportes do bairro São Bento; doação de um conversor digital para o Centro de Atenção Psicossocial II (São Geraldo); reforçou a necessidade urgente de reformas na estrutura física do CAPS II; parabenizou o Rotary pela organização do passeio ciclístico e a Secretaria de Esportes pelos Jogos Estudantis de Itaúna (JEI); anunciou uma verba de R$100.000,00 através do deputado estadual Fábio Avelar, para a compra de um novo aparelho de raio-X para a cidade; parabenizou o vereador Hudson pela conquista de uma academia ao ar livre para o bairro Jadir Marinho.



Antônio de Miranda – pediu informações sobre os procedimentos adotados para aquisição de equipamentos, materiais e serviços contratados para a construção da segunda etapa da ETE; solicitou cópia do relatório que criou a comissão de concurso de 2016, através do Decreto 6495, bem cópia dos processos de recursos sem resposta; solicitou o repasse de verbas de subvenção social à Associação Mães e Filhos, para o Instituto Santa Mônica (Apae), e Asilo Frederico Ozanan; cobrou a continuação do asfaltamento da Rua Serjobes Marinho (Vitória); alertou ao Executivo para que tome iniciativas e não perca verbas já conquistadas, citando os 14 milhões já conseguidos para o término de construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto); cumprimentou à Prefeitura pela troca da iluminação pública por lâmpadas de LED; agradeceu ao Dr. Élvio Marques pela prestabilidade em seu serviços; ressaltou que está precisando haver uma maior comunicação entre os responsáveis pela AIDA, a Prefeitura e o Centro de Zoonozes para que a população não fique prejudicada na prestação de serviços relacionados aos animais; agradeceu ao vice-prefeito, Fernando Franco, pelo atendimento de suas reivindicações; cobrou do Executivo celeridade na entrega do Plano Diretor.



Giordane Alberto – apresentou documento de renúncia da função de membro da Comissão Especial Contra o Suicídio; reforçou a necessidade de melhorias na captação pluvial do bairro Irmãos Auler e região, para evitar as constantes inundações no local; reforçou a necessidade de reformas e manutenções nas estradas rurais e ressaltou que muitos alunos estão sendo prejudicados pela má qualidade de conservação das estradas; pediu maior comprometimento por parte de alguns servidores do Executivo, que segundo o vereador; estão deixando à desejar em suas funções.


Gláucia Santiago – pediu informações, solicitando a planta da barragem do Benfica, com todas as áreas especificadas; solicitou a melhoria na estrutura física e modernização do terminal rodoviário de Itaúna; limpeza na Rua Contagem, esquina com Rua Salinas, bairro Vila Vilaça; limpeza dos bueiros e asfaltamento da Rua Francisco Guimarães (Vila Tavares); realização de campanha de conscientização sobre queimadas; instalação de braço com lâmpada para iluminação da Rua João Nogueira Penido, esquina com a Rua XV de Novembro, Centro; pediu ao Executivo agilidade no envio do Plano Diretor, para ser analisado pela Câmara de Itaúna; afirmou que o caminhão “Castramóvel” estará em serviço em Itaúna nos dias 07, 08 e 09 de novembro e que as castrações terão que ser cadastradas; anunciou que brevemente haverá uma ação para doação de sangue envolvendo o Hemominas e os alunos de medicina da Universidade de Itaúna, a ser realizada na Praça da Estação; cobrou a instalação de guaritas em pontos de ônibus da cidade, para maior conforto e segurança de seus usuários.


Gleison Fernandes – solicitouo reparo e manutenção da estrada rural do Sumidouro e suas adjacências.


Hudson Bernardes – solicitou a iluminação e instalação de placa de identificação do Bairro Piaguassu; reativação do Conselho Municipal de Cultura, bem como envio de projeto de lei prevendo a instituição do Fundo Municipal de Cultura; afirmou que a Prefeitura está desenvolvendo ações para coibir a moradia em locais públicos e venda de artigos por ambulantes na região central da cidade, principalmente na Praça Dr. José Gonçalves; afirmou que os materiais para a reforma no CAPS II já se encontram em processo de licitação; está previsto a troca de 12 mil lâmpadas na iluminação pública da cidade; está prevista a iluminação do trevo da cidade; segundo o vereador, há a possibilidade de perda de verbas já conquistadas para o município devido o Executivo não estar devidamente em dia com o CAGEC (Cadastro Geral de Convênios de Minas Geris), relativo à prestação de contas dos anos 2015 e 2016 e que se encontram em análise no Tribunal de Contas.


Iago Souza – solicitou a pavimentação asfáltica em toda a extensão da Rua Das Margaridas e da Rua Acácia, bairro Chácara do Quitão.


Joel Arruda – pediu informações sobre a reserva e abastecimento de água em nosso Município; agradeceu aos participantes da primeira audiência pública sobre suicídio e falou sobre a importância em se debater este tema.


Lacimar Silva – solicitou a Operação Tapa-buraco na Rua Maria de Castro (Lourdes); reutilização das lâmpadas de mercúrio e sódio que estão sendo substituídas por LED em regiões que não contam com nenhuma iluminação pública; parabenizou a Prefeitura pelo serviço de troca da iluminação pública por lâmpadas de LED; questionou a aprovação para a vinda de feiras para a cidade, como a de flores e a de malhas, que segundo o edil, levam o dinheiro da população e não competem com igualdade com o comércio local.


Lucinho de Santanense – parabenizou a organização e os participantes do JEI – Jogos Escolares de Itaúna pela realização do evento; parabenizou o vice-prefeito, Fernando Franco, pelo atendimento às suas requisições; parabenizou os servidores dos PSFs e ressaltou que os vereadores deviam acompanhar mais de perto o trabalho realizado por esses servidores e cobrassem para que não falte condições de trabalho para eles e atendimento digno para a população.



Márcia Cristina – pediu informações sobre os atendimentos médicos nas áreas clínica, ortopédica e cirúrgica, no Pronto Atendimento Municipal, de janeiro a setembro de 2017, bem como sobre os atendimentos por classificação de risco (Protocolo de Manchester) no mesmo período; solicitou a manutenção da estrada rural do Barreiro; a captação pluvial na Rua Serafim Moreira Neto (Centro); melhoria na iluminação pública na Rua José Corgozinho e no entorno da Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado; pintura de faixas de pedestres e quebra-molas das avenidas Manoel da Custódia, Dr. Miguel Augusto, Lenhita, Castro Alves, JK e Pedro de Queiroz; reforçou a necessidade de reformas e manutenções nas estradas rurais; ressaltou que deve-se fazer uma nova instalação elétrica na Policlínica Dr. Ovídio para que possa receber o novo aparelho de raio-x.


Márcio Gonçalves Pinto – Hakuna – solicitou a ampliação da vazão da rede coletora de esgoto na Travessa Coelho Neto (Irmãos Auler) e da Rua Nossa Senhora do Carmo (Vila Vilaça).



Otacília Barbosa – pediu informações sobre a quantidade de pessoas atendidas no Plantão 24 Horas de janeiro a setembro de 2017, bem como sobre os profissionais que prestaram serviço no Plantão; sobre os psicólogos nomeados e contratados pela Administração Municipal entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2017; sobre as despesas empenhadas e liquidadas com a prestação dos serviços de iluminação pública no Município; sobre os valores dos créditos de ISS vencidos até 30 de setembro de 2017; cobrou o retorno sobre o concurso público realizado em 2016 e que esta pendência seja resolvida o mais breve possível;


Silvano Gomes – solicitou o calçamento de todos os morros do Córrego do Soldado; reforçou a necessidade de reformas e manutenções nas estradas rurais; pediu que as obras e benfeitorias sejam também destinadas em maior proporção às áreas rurais e não somente à região metropolitana; cobrou a instalação de guaritas em pontos de ônibus da cidade, para maior conforto e segurança de seus usuários.





Solenidade de Outorga de Condecorações


Os vereadores saudaram aos homenageados e parabenizaram a organização pelo sucesso deste evento que reconhece o trabalho daqueles que realizam ações em prol do desenvolvimento do município e bem-estar de seu cidadãos.





Participação Popular


A participação popular ficou a cargo do sr. Jésus de Castro, com o tema: “Acerca da legalidade de venda de flores por ambulantes na Praça”.





Votos de Congratulações:


- Dos edis Márcio Gonçalves Pinto e Antônio de Miranda Silva, para com o sr. Walter Eustáquio Diniz, pela dedicação e serviços prestados ao Município, e pelos 30 anos da implementação das linhas de ônibus circulares I e II;


- Do edil Lucimar Nunes Nogueira, para com o sr. Rômulo Eduardo Oliveira Gonçalves, pelos relevantes serviços prestados à comunidade itaunense.





Votos de Pesar:


- Do edil Giordane Alberto Carvalho, pelo falecimento da sra. Terezinha Conceição Oliveira;


- Do edil Giordane Alberto Carvalho, pelo falecimento da sra. Sabrina Aquino;


- Do edil Giordane Alberto Carvalho, pelo falecimento da sra. Ana Angélica de Jesus.






Projetos Votados


PLO 118 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


PROÍBE A AQUISIÇÃO E ESTOQUE DE PRÓPRIOS PÚBLICOS POR PARTE DE “FERROS-VELHOS” E ESTABELECIMENTOS SIMILARES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


Aprovado por unanimidade.





PLO 122 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


DENOMINA LOGRADOURO PÚBLICO: “RUA JOSÉ DE FARIA FILHO”



Pedido de vistas pelo vereador Antônio de Miranda, aprovado por unanimidade.

Galeria de Fotos

Início  41 42 43 44 45 46 47 Fim

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 17h através do nosso canal no YouTube: Câmara de Itaúna - Transmissões ao vivo.

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.