SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária - 10/08/17

Facebook Twitter Google

Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna – 10/08/2017


A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna composta nesta sessão pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna e pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (10/08/2017).



Confira alguns assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:


Alex Artur – solicitou a manutenção do calçamento da Rua Francisco Viana Filho (Garcias); afirmou estar sendo muito cobrado pelas constantes quedas de energia na cidade, principalmente pelos moradores do bairro Itaunense e pediu uma solução para este problema; cobrou investimentos a favor da segurança pública; pediu que a Prefeitura estude cortes em outros setores e não na alimentação dos servidores, como ocorrido recentemente; reforçou o pedido de atenção para o parque ecológico Verde Vida (Itaunense), o qual estaria abandonado e precisando urgente de reformas.


Alexandre Campos – pediu informações sobre as funções do Gerente Superior de Participação Popular e Parlamentar; pediu informações sobre a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços; pediu informações sobre a atuação dos fiscais de posturas com relação Í  fiscalização e notificação de proprietários de lotes sujos; solicitou a reforma da sede da Associação Comunitária do Bairro Jadir Marinho; reforma da sede da Associação Comunitária do Bairro Vila Nazaré; avaliação de risco de queda de árvore de grande porte na Praça Joanica Antunes, bairro Vila Nazaré; asfaltamento do entorno da Praça Joanica Antunes, bairro Vila Nazaré; poda de árvore na Rua Vovó Nair, bairro Murilo Gonçalves; melhorias na estrada rural que liga as comunidades rurais de Paulas e Carneiros; capina e limpeza das ruas do bairro Leonane; calçamento da Rua Aurélio Campos, entre os bairros Novo Horizonte e Morada Nova; construção de quadra na Rua Sindicalista Marcos Pereira, bairro Aeroporto; asfaltamento da Rua Ana de Faria Dornas, entre os bairros Morada Nova e Cidade Nova; troca de lâmpadas em postes da Av. Albino Santos (Santanense); escoramento das ruínas do Hospital Manoel Gonçalves; informou ter recebido do Executivo o cronograma de obras da revitalização da Praça Dr. Augusto Gonçalves e que irá fiscalizar o andamento dos serviços; aproveitou para pedir melhorias na iluminação da desta praça.



Anselmo Fabiano – reiterou pedido enviado via Ofício CMI nº 137/2017, sobre a inspeção de veículos adaptados para atender a pessoas com deficiência, principalmente os que atendem pelo programa "Porta a Porta"; reafirmou-se contra o corte da alimentação dos servidores do pronto socorro.


Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – enviou Ofício nº 17/2017 informando da impossibilidade de seu comparecimento nas reuniões ordinárias dos dias 1º, 08 e 15 de agosto de 2017, conforme atestado médico protocolado nesta Casa de Leis devido a uma cirurgia Í  qual se submeteu recentemente.



Antônio de Miranda – afirmou receber constantes reclamações da população sobre a retirada de quebra-molas na rua Santana (Graças) e ressaltou que tais ações geram insegurança e há locais que necessitam da instalação de mais quebra-molas; "; repudiou o corte da alimentação dos servidores do pronto socorro.


Giordane Alberto – ressaltou sua insatisfação com algumas ações do Executivo e questionou o corte da alimentação dos funcionários do pronto socorro.


Gláucia Santiago – solicitou a instalação de traffic-calming: na Rua João Moreira de Carvalho (Residencial Santanense), na Rua Inácio Luis de Souza (Itaunense) e na Av. Dorinato Lima (Lourdes); boca-de-Lobo na Rua Luiz Ribeiro Filho (Itaunense); patrolamento da estrada do Cachoeirão; reparação de meio fio na estrada de acesso ao povoado de Campos; pediu melhorias na saúde, principalmente na criação de leitos no CTI; reafirmou ser contra o corte de alimentação dos servidores do pronto socorro.


Hudson Bernardes – solicitou reforma na quadra do bairro Jadir Marinho, ao lado da Igreja de São Cristóvão; citou que esteve presente na Cidade Administrativa junto Í  vereadora Márcia Cristina para receberem duas academias ao ar livre que serão instaladas em Itaúna. O edil afirmou que uma já tem local definido e será alocada no bairro Jadir Marinho. Hudson sugeriu que a academia receba o nome de “Charley Paiva” em homenagem ao sargento recém falecido.


Joel Arruda – ressaltou sua preocupação com o índice alarmante de suicídios em Itaúna e falta de ações públicas para conter esse problema; esclareceu sobre a criação da Comissão Anti Suicídio da qual faz parte junto aos vereadores Giordani Alberto e Márcia Cristina e os serviços que serão prestados para a sociedade através desta comissão.


Lucinho de Santanense – reforçou a necessidade de quebra-molas e traffic-calms em Itaúna; pediu solução para as constantes quedas de energia no bairro São Bento.



Márcia Cristina – ressaltou sua insatisfação com a secretaria de saúde que manteve o corte da alimentação dos funcionários do pronto socorro e questionou se realmente têm direito de fazer esse corte; afirmou serem constantes as reclamações sobre a demora na marcação e realização de exames na rede pública; agradeceu ao Deputado Estadual Gustavo Corrêa pelas academias ao ar livre conseguidas; declarou a possibilidade de receber uma verba futura no valor de R$ 100 mil destinada Í  área da saúde.


Márcio Gonçalves Pinto – Hakuna – afirmou ser a contra a retirada já feita de alguns quebra-molas da cidade e ressaltou que há vários pontos ainda necessitando de maiores sinalizações e instalação de traffic-calms.



Otacília Barbosa – cobrou explicações sobre o corte feito pela Prefeitura da alimentação dos servidores do pronto socorro; questionou também o possível aumento de valores de diárias (alimentação em viagens) para o prefeito.


Silvano Gomes – apoia e cobrou a instalação de mais quebra-molas e traffic-calms pela cidade para garantir uma maior segurança da população.





Equoterapia


Os vereadores parabenizaram a srª.  Geralda Otoni e toda sua equipe Í  frente do Instituto Ímpar, ressaltando a importância do trabalho realizado pela Instituição localizada em Itatiaiuçu/MG e que atende a pacientes de toda a região. Prometeram apoio absoluto nas causas do Instituto e que serão grandes os esforços para trazê-lo para Itaúna, aliando-o a outros projetos sociais. Marcinho Hakuna ressaltou seu desejo de transformar a cidade em uma referência nacional em equoterapia.




Votos de Pesar


Do edil Hudson Bernardes pelo falecimento do sr. Iolando José Ricardo.





Tribuna Livre


A Tribuna Livre foi ocupada pela srª. Geralda Otoni – Instituto Ímpar - com o tema: “Equoterapia no Município”.





Projetos Votados


VETO A EMENDAS APOSTAS AO PROJETO DE LEI NO 21/2017, QUE TRAMITA NESSA CASA SOB O Nº 46/2017, QUE “ESTABELECE DIRETRIZES GERAIS PARA A ELABORAÇÍO DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DO ANO 2018 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.


Pedido de retirada deste veto pelo Executivo, aprovado por unanimidade dos edis presentes. O vereador Antônio José de Faria Júnior – Da Lua esteve ausente por motivos de saúde.



PLO 72 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


CRIA O PROGRAMA PRATA DA CASA, QUE ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DE DISPONIBILIZAÇÍO DE OPORTUNIDADE PARA A APRESENTAÇÍO DE GRUPOS, BANDAS, CANTORES OU INSTRUMENTISTAS LOCAIS NA ABERTURA DE EVENTOS MUSICAIS QUE CONTEM COM FINANCIAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL





Aprovado por unanimidade dos edis presentes. O vereador Antônio José de Faria Júnior – Da Lua esteve ausente por motivos de saúde.

Galeria de Fotos

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.