SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária - 20/06/17

Facebook Twitter Google

Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna – 20/06/2017


A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna comandada pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria – Da Lua comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (20/06/2017).



Confira alguns assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:


Alex Arthur – solicitou a revitalização do Parque Ecológico Professora Maria Ivolina Gonçalves (Três Marias); pavimentação asfáltica nas Ruas José Bianco, Nelson Nogueira Araújo, Alberto Herculano, Angelina Guimarães, Benvindo Rodrigues, Conceição Mendes Nogueira, David Gonçalves Campos, Francisco Viana Filho, Jesus Alves da Silva, José Bernardino e Pedro Eugênio, no bairro Garcias; limpeza e capina nas ruas do bairro Piedade; pavimentação asfáltica nas ruas Antônio Alves Rodrigues, José Cândido Borges, Olinto Rocha, Laci Nogueira de Assis, Joaquim Salomé, Maria Rosa Magalhães e Francisco Viana Filho, bairro Aeroporto; continuidade do serviço de iluminação das ruas do bairro Vila Tavares; afirmou estar havendo muita perseguição política a alguns servidores do Executivo e que a Prefeitura aumentou em muito seus gastos com a folha de pagamento de seus servidores; cobrou uma melhor limpeza da Av. Jove Soares que ficou cheia de terra após a última enchente e elogiou o trabalho de limpeza que está sendo feito no bairro Itaunense.


Alexandre Campos –solicitou Operação Tapa-buracos na Rua Manoel da Custódia (Morada Nova), próximo ao nº 924; Tapa-buracos na Rua Rolnei José Corradi, cruzamento com a Rua Dario Alves Pereira (São Geraldo); recuperação da Praça João Ferreira (Cerqueira Lima); asfaltamento da Rua Rosa Sacramento Rezende (Itaunense II); Tapa-buracos na Rua Dorvelei Santos Machado (Três Marias); pediu melhorias na iluminação pública de toda a cidade, principalmente nas praças; cobrou mais atenção e cumplicidade do Executivo junto ao Legislativo; parabenizou ao vice-prefeito Fernando Franco e ao pessoal da infraestrutura pelo atendimento de seu pedido e início das obras do passeio em torno do cemitério de Santanense; declarou estar em processo de negociação para conseguir uma verba de mais de R$200.000,00 para a construção de elevadores no hospital Manoel Gonçalves.


Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – solicitou memoriais descritivos das ruas e estradas da comunidade rural de Lopes; reparos em bancos da praça da Av. Manoel da Custódia, altura do nº 1277 (São Geraldo) e da praça José Lima Guimarães (Piedade); asfaltamento de um dos acessos do Instituto Santa Mônica (Chácara do Quitão); manutenção do calçamento da Rua Vila Izabel (Centro); poda de árvore na Rua José Herculano (Lourdes).


Antônio de Miranda – sugeriu que o secretário de Saúde, Dr. Fernando Meira, implante em Itaúna um programa baseado no “Corujão da Saúde” – do prefeito de São Paulo, João Dória – com o qual acabou-se com a fila de espera para a realização de exames, atendendo a população também no período noturno; pediu que a Av. Jove Soares seja uma prioridade do Município e que as obras para melhorias contra inundações, devem começar o mais breve possível; ressaltou a dedicação da secretária de Educação, srª. Alessandra Araújo e elogiou a classificação da cidade de Itaúna no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, estando o município classificado com nota superior Í  média nacional; ressaltou seu apoio ao projeto “Feirarte” do vereador Joel Arruda.


Giordane Alberto – solicitou a troca de lâmpadas queimadas na Rua Dimas Augusto Rocha, na Rua José Luiz Guimarães e na Rua Margarida; instalação de poste de iluminação na Rua Açucena (Vila Washington); Operação Tapa-buracos nas ruas Rolnei José Corradi Fonseca, Leopoldina Correa, Duzolina Corradi Matos e Rua Ana de Faria Dornas; cobrou uma maior harmonia entre o poder Executivo e Legislativo, afirmando que sem essa simetria quem perde é a cidade.


Gláucia Santiago – solicitou o asfaltamento e tapa-buracos na Rua Florentino Pereira (Centro); pediu urgência nas reformas e limpeza da Av. Jove Soares para se evitar novos alagamentos.


Gleison Fernandes – solicitou a limpeza e capina na Rua 10 (Godofredo); asfaltamento da Rua Mozart Machado de Faria (Morada Nova); reparo de manutenção da torre de retransmissão do bairro Parque Jardim; pintura horizontal e instalação de placa vertical com o sinal de "Pare" na Rua João Patrício, esquina com Rua Raul Soares (Residencial Santanense); melhoria do sinal da Rede Vida e da TV Canção Nova; restauração do calçamento e do passeio da Rua Prefeito Antônio Dornas de Lima (Jadir Marinho).


Hudson Bernardes – solicitou a instalação de uma tenda aos sábados, durante a realização da "Feirinha" na Praça José Flávio de Carvalho; afirmou já haver uma proposta por parte do vice-prefeito, Fernando Franco, de limpar todo o canal do córrego que corta a Av. Jove Soares; ressaltou ter recebido um retorno da concessionária AB Nascentes sobre suas indagações e que já há previsão de instalação de uma passarela para pedestres ligando os bairros Piaguassu e Várzea da Olaria até janeiro de 2018.



Joel Arruda – cobrou do Executivo um retorno sobre o projeto Feirarte, de sua autoria; afirmou ter enviado um requerimento pedindo informações sobre os projetos para a Av. Jove Soares e que as reformas na avenida devem começar o quanto antes.


Lacimar Silva – O Três – solicitou a troca de lâmpadas queimadas na Rua Antônio Medeiros e na Av. JK; alterações no trânsito das ruas São Vicente e São Benedito; Tapa-buracos na Rua José Flávio Aguilar (Lourdes); implantação de atendimento odontológico Í s crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino; capina e limpeza nas instalações do Caic; correção do asfalto da Rua Dr. José Gonçalves, esquina com a Rua Antônio de Matos; Tapa-buracos na Rua Tiradentes (Centro).


Lucinho de Santanense – informou sobre a impossibilidade de seu comparecimento Í  reunião, via atestado médico. Solicitou o asfaltamento da Rua Mariza Antunes Nogueira (Três Marias); asfaltamento das ruas Vovó Nair e Dona Zenóbia (Murilo Gonçalves).


Márcia Cristina – pediu informações sobre os atendimentos médicos do Pronto Socorro no mês de março; solicitou a criação de linha de ônibus para atender Í  comunidade de Freitas; instalação de mata-burro na estrada rural de Córrego do Soldado, próximo ao chacreamento de acesso Í  Laginha; alteração do sentido do trânsito da Rua Bonfim, no cruzamento com a Av. Jove Soares.


Márcio Gonçalves Pinto – Hakuna – informou que Itaúna tem um superávit na Contribuição de Iluminação Pública (CIP), mas a prefeitura encontra dificuldades para gerenciar a iluminação e que o tipo de lâmpada utilizada e especificada na licitação está em falta no mercado, atrasando ainda mais este processo.


Otacília Barbosa – solicitou o recapeamento da Rua 13 de Maio, entre as ruas Goiás e Antônio Martins; recapeamento da Rua Agripino Lima (Centro); cobrou melhorias na iluminação pública, ressaltou falhas na troca de lâmpadas e afirmou que a CIP – Contribuição de Iluminação Pública possui um valor de cerca de 3,5 milhões de reais em caixa; informou que a arrecadação com IPTU em apenas seis meses de 2017 foi maior que a de todo o ano de 2016 e que todos estes valores e finanças devem e serão fiscalizados.


Silvano Gomes – solicitou o calçamento da Av. São João (Morro do Engenho). Justificou sua ausência devido Í  recuperação de cirurgia realizada.


Tribuna Livre


A Tribuna Livre foi ocupada pelo requerente sr. Hélio Pinheiro da Silva, com o tema: “SAMU, Rodovias MG-050 e 431 e caso Pé de Manga”.


Participação Popular


A Participação Popular ficou a cargo da entidade PSOL através do requerente sr. Luiz Antônio de Faria Fonseca Jr., com o tema: “As inundações da Av. Jove Sores e Investimentos em Educação”.


Voto de Congratulações


Da vereadora Márcia Cristina Silva Santos, para com os funcionários do SAMU Itaúna que encerraram suas atividades na base de Itaúna no último dia 06 de junho de 2017.



Projetos Votados


VET 7 2017 - Processos de Veto 


VETA O ARTIGO 3O DO PROJETO DE LEI NO 52/2017, DE AUTORIA DO EDIL IAGO SANTIAGO, QUE INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL ADOTE UMA ESCOLA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


Treze votos contra o veto, 01 favorável (Gleison Fernandes) e duas ausências (Lucinho de Santanense e Silvano Gomes).


PLSUB 38 2017 - Projeto de Lei Substitutivo 


AUTORIZA CESSÍO DE SERVIDORES, REPASSE DE SUBVENÇÍO SOCIAL E ABRE CRÉDITO ESPECIAL PARA OS FINS QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (ASSOCIAÇÍO DAS PESSOAS DEFICIENTES DE ITAÚNA -ADFI/PRAÇA DE ESPORTES NOSSA SENHORA APARECIDA - LOURDES TÊNIS CLUBE)


Aprovado por unanimidade dos presentes e duas ausências (Lucinho de Santanense e Silvano Gomes).


PLO 80 2017 – Projeto de Lei Ordinária 


DISPÕE SOBRE PERMUTA DE BENS IMÓVEIS PARA OS FINS QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (DISTRIBUIDORA AZULAR LTDA)


Aprovado por unanimidade dos presentes e duas ausências (Lucinho de Santanense e Silvano Gomes).


PRE 8 2017 - Projeto de Resolução 


CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÍ HONORÁRIA DE ITAÚNA À SRA. ZÉLIA RODRIGUES FAGUNDES


Aprovado por unanimidade dos presentes e duas ausências (Lucinho de Santanense e Silvano Gomes).


PRE 9 2017 - Projeto de Resolução 


CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÍO HONORÁRIO DE ITAÚNA AO SENHOR MARCÍLIO DE ASSIS


Aprovado por unanimidade dos presentes e duas ausências (Lucinho de Santanense e Silvano Gomes).


PRE 12 2017 - Projeto de Resolução 


CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÍO HONORÁRIO DE ITAÚNA AO SR. JORGE ANTÔNIO PEREIRA DE MELO


Aprovado por unanimidade dos presentes e duas ausências (Lucinho de Santanense e Silvano Gomes).


PRE 13 2017 - Projeto de Resolução 


CONCEDE O DIPLOMA DE MÉRITO DESPORTIVO AO SR. ADILSON PEREIRA DE MATOS, PELO DESTAQUE ALCANÇADO NO CENÁRIO ESPORTIVO DE ITAÚNA – MG


Aprovado por unanimidade dos presentes e duas ausências (Lucinho de Santanense e Silvano Gomes).


PLO 87 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


DENOMINA LOGRADOURO PÚBLICO: “RUA FERNANDO RODRIGUES DA SILVA”



Aprovado por unanimidade dos presentes e duas ausências (Lucinho de Santanense e Silvano Gomes).

Galeria de Fotos

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.