SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária - 23/05/17

Facebook Twitter Google

Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna – 23/05/2017


A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna comandada pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria – Da Lua comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (23/05/2017).



Confira alguns assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:


Alex Arthur – pediu informações sobre os servidores municipais que receberam férias prêmio entre 2006 e 2017; sobre os valores do IPTU dos últimos 15 anos relativos aos lotes 19 e 21, quadra 15, zona 10, bairro Garcias; questionou a eficiência da secretaria de Saúde referindo-se Í  denúncias sobre problemas nas marcações de exames e cirurgias.


Alexandre Campos –solicitou a limpeza, capina e tapa-buracos na Rua Renata França Chaves, bairro Morada Nova.


Anselmo Fabiano – agradeceu a parceria e empenho do vereador Gleison Fernandes pela aprovação do   “Programa Conduz” e mostrou sua alegria em poder participar de forma direta dessa conquista para toda a população itaunense.


Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – solicitou a Operação Tapa-buracos nas ruas do bairro Cidade Nova; troca de lâmpada em poste da Rua Ana de Faria Dornas (Morada Nova); instalação de lixeira na Rua Olímpio Arruda, esquina com Rua José Bernardes, (Graças); revitalização da Praça Manoel Messias (Santa Edwiges); asfaltamento da Rua Olímpio Arruda (Graças); troca de lâmpada em poste da Rua Sete de Setembro (Garcias); parabenizou ao ex prefeito Osmando pelo início das obras da creche inaugurada no bairro Itaunense e ao prefeito Neider Moreira por finalizá-las; agradeceu ao atendimento de seus pedidos para a realização de Operação Tapa-buracos e limpeza das praças do bairro São Geraldo.


Antônio de Miranda – solicitou o repasse de verba para as Guardas de Folia de Reis de Itaúna; cobertura na área externa do Núcleo Infantil São Francisco de Assis (Itaunense); instalação de luminárias nas ruas João Ferreira da Silva, Manoel Obelheiro e Osvaldo Mariano (Veredas); instalação de luminária em poste na Rua Salitre, altura do número 667 (Veredas); Tapa-buracos na Av. Lenhita (Irmãos Auler); Tapa-buracos na Rua Rui Barbosa, esquina com Marechal Dutra; afirmou que o atual prefeito está divulgando informações sobre o mandato anterior que não condizem com a verdade e pediu maior clareza do prefeito nessas informações; pediu informações da Prefeitura sobre o possível corte de uma árvore em terreno particular com mão de obra e maquinários públicos; afirmou que as indagações sobre o processo seletivo do SAAE ainda permanecem sem respostas.


Giordane Alberto – solicitou a limpeza, capina e restauração de todas as ruas do bairro Olímpio Moreira; iluminação e poda de árvore na Praça Geraldo Vieira do Amaral; limpeza de bueiro na Rua Tonico Alegre, nº 94; iluminação da Rua Eliseu Alves; reforma do Centro Comunitário do bairro Jadir Marinho; instalação de teto de policarbonato transparente no coreto da Praça Central do bairro Jadir Marinho; Tapa-buracos nas ruas Getúlio Penido, Rua 4 (Lourdes), Rua Divinópolis, e nas ruas que cruzam o bairro Cidade Nova III; limpeza e capina nas ruas Helena Nogueira Aguilar, Teotônio Pereira e nas Praças Adílio Penido e Dona Ladica; agradeceu Í  Secretaria de Infraestrutura na pessoa do vice-prefeito, sr. Fernando Franco pela limpeza que está sendo realizada na Av. Walter Mendes.



Gláucia Santiago – pediu informações sobre o andamento das obras de construção da nova Sede Administrativa do Município; solicitou Tapa-buracos na Rua Nonô Ventura, (Lourdes); instalação de guarita e ponto de ônibus em frente ao Corpo de Bombeiros; Tapa-buracos na Rua Divinópolis (Morro do Sol); Traffic-calming na Rua Inácio Luiz de Souza (Itaunense); cumprimentou o ex prefeito Osmando, o vice Antônio de Miranda e o atual prefeito, Neider Moreira, pela inauguração da creche no bairro Itaunense e parabenizou a qualidade das instalações; parabenizou o trabalho de limpeza feito na Av. Walter Mendes; agradeceu Í  secretária de Educação, Alessandra Nogueira, pela prestabilidade no atendimento a seus pedidos.


Gleison Fernandes -  solicitou Tapa-turacos na Rua Antônio Martins (Piedade); contratação de médicos pediatras para atender no Plantão 24 horas; complementação do asfaltamento da Rua Rio Negro (Piedade); troca de lâmpada na Rua Aurélio Campos, esquina com Rua Goitacazes, bairro Piedade; iluminação da Av. Chico Morais, do bairro Garcias ao povoado de Campos; troca de lâmpada na Rua Raul Soares, esquina com Rua Domingos Lopes, bairro Residencial Santanense; implantação de academia ao ar livre na Praça Vereador Antônio Italiano (Lourdes); revitalização da Praça Vereador Antônio Italiano (Lourdes); ressaltou a importância do “Programa Conduz” e agradeceu a parceria do vereador Anselmo Fabiano neste seu projeto, que irá garantir o transporte público para portadores de deficiências físicas através de veículos adaptados, inclusive para moradores de comunidades rurais.


Hudson Bernardes – solicitou a realização, em Itaúna, dos procedimentos de saúde atualmente realizados no i.Cismep em Betim, com o intuito de diminuir os custos que oneram em muito o município e acarretam transtornos aos usuários que precisam se locomover para a cidade vizinha para serem atendidos; pediu também a participação do Município no Programa "Avançar Cidades", do Governo Federal, visto que o referido Programa consiste em fornecer uma linha de financiamento a ser aplicado nas áreas de saneamento e mobilidade urbana; como líder do prefeito, se dispôs a averiguar as acusações de irregularidades na área da saúde descritas pelo vereador Alex Artur e trazer respostas acerca de suas indagações.


Joel Arruda – solicitou a instalação de placa de sinalização de entrada e saída de veículos pesados na Av. Albino Santos, nº 1626 (Santanense); instalação de traffic-calming na Rua Vó Almira, em frente Í  escola Caic, bairro Morada Nova; Tapa-buracos e captação pluvial na Rua Heli Loureiro, esquina com Rua Duzolina Corradi Matos, bairro Morada Nova.


Lacimar Silva – O Três – solicitou o reasfaltamento em buraco de obra realizada pelo SAAE no cruzamento das ruas Bela Vista e Lulife de Castro, bairro Antunes; recolhimento e encaminhamento de veículos abandonados em vias públicas da cidade; instalação de placas alertando para entrada e saída de veículos pesados próximo Í  empresa Depósito de Areia São Geraldo, Av. Albino Santos (Residencial Santanense); asfaltamento da Rua Monsenhor Hilton (Jadir Marinho).


Lucinho de Santanense – agradeceu ao vice-prefeito Fernando Franco pelos trabalhos feitos no bairro Santanense; afirmou ter recebido acusações sobre nepotismo, mas que seu filho é estagiário no SAAE há mais de um ano, através de um convênio firmado com a Universidade de Itaúna e explicou que pela lei, estágio não se enquadra em nepotismo.


Márcia Cristina – solicitou a revisão no trânsito da Rua Ozeias Alves (Novo Horizonte); Tapa-buracos nas ruas Dr. Getúlio Penido, Divinópolis e Naningo Neto; manutenção das estradas do Sumidouro e do Retiro dos Farias; limpeza da Rua Joaquim Soares (Itaunense); troca de lâmpada queimada na Rua Dimas Augusto Rocha (Cidade Nova); declarou que o laboratório da Policlínica Dr. Ovídio voltou a funcionar normalmente e os exames podem ser marcados diariamente.


Márcio Gonçalves Pinto – Hakuna – solicitou a obstrução e isolamento das vias de acesso Í  área em que está sendo construído o Centro Administrativo do Município, para segurança da população; instalação de traffic-calming na Rua Pedro de Queiroz (Várzea da Olaria); substituição de lâmpada queimada em poste na rua Olegário Maciel (Parque Jardim).


Otacília Barbosa – pediu informações solicitando memorial descritivo da Rua D, que tem início na Av. São João, bairro Sion; sobre os servidores efetivos que ocupam cargos de provimento em comissão; solicitando cópia do convênio nº 14/2017, celebrado entre o SAAE e o Município para execução de obras de prevenção da degradação do meio ambiente, como desassoreamento de rios e manutenção do sistema de missão de esgotos; solicitando cópia do memorial descritivo de uma praça localizada no final da Av. Jove Soares (em frente ao supermercado Epa); solicitou recapeamento da Rua Dorinato Lima, no Morro do Engenho.


Silvano Gomes – solicitou a implantação de dois quebra-molas na Rua Zé Cavaquinho (Aeroporto); afirmou receber constantes cobranças sobre a falta de lixeiras na zona rural, mas declarou que já estão sendo providenciadas e que em cerca de uma semana, várias delas serão instaladas em diversas comunidades rurais da cidade.


Os vereadores Otacília Barbosa e Alex Artur da Silva enviaram Ofício nº 05/2017, apresentando ao Ministério Público de MG denúncia contra o Diretor Geral do SAAE, sr. Alisson Diego Batista Moraes, e contra o Prefeito Municipal, Dr. Neider Moreira de Faria, por crime de responsabilidade supostamente por estes praticado.


Tribuna Livre


A Tribuna Livre foi ocupada pelo requerente sr. Marcelo José de Oliveira, com o tema: “Nepotismo, Compra de Votos e Política Municipal”.


Participação Popular


A Participação Popular ficou a cargo do sr. Marco Antônio de Oliveira, com o tema: “Nepotismo na Administração Municipal”.



Congratulações


Do edil Alexandre Campos ao ilustre sr. Adilson Nogueira pelos serviços prestados Í  comunidade na área cultural, com foco em fotografias que destacam a beleza do município;


Projetos Votados


PLO 58 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


INSTITUI O “PROGRAMA CONDUZ” NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA PARA OS FINS QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Aprovado por unanimidade.


PLO 66 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


AUTORIZA CESSÍO DE SERVIDORES PARA O FIM QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS)


Aprovado por unanimidade.


PLO 34 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


DISPÕE SOBRE A CRIAÇÍO DE “ENDEREÇOS ECOLÓGICOS” PARA NOVOS LOTEAMENTOS PRIVADOS NO MUNICÍPIO DE ITAÚNA


Aprovado por unanimidade.


PLO 35 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DOS ÔNIBUS DA EMPRESA DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE ITAÚNA USAREM CANOS DE DESCARGA DIRECIONADOS PARA O ALTO


Aprovado por unanimidade.


PLO 54 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


INSTITUI O DIA MUNICIPAL DA DEFESA ANIMAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


Situação: Incluído na Ordem do Dia



Aprovado por unanimidade.

Galeria de Fotos

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.