SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária - 09/05/17

Facebook Twitter Google

Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna – 09/05/2017


A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna comandada pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria – Da Lua comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (09/05/2017).



Confira alguns assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:


Alex Arthur – solicitou a instalação de academia ao ar livre na Praça José Caetano Moreira, (Piedade); manutenção da sinalização das ruas do bairro Vila Tavares; manutenção da sinalização das ruas do bairro Nogueira Machado; captação pluvial na Av. Dr. Walter Mendes Nogueira (Várzea da Olaria); instalação de traffic-calming na Rua Juarez Alves Pereira (Brejo Alegre); construção de passeio na Av. Castro Alves (Irmãos Auler); elogiou o serviço de limpeza que está sendo realizado a Rua Albino Santos, mas ressaltou que há vários pontos na cidade precisando também de reformas, capina e limpeza, como o Parque Ecológico Verde Vida, por exemplo. Parabenizou o serviço de Tapa-buracos que vem sendo realizado na cidade; ressaltou que a Rua Zé Cavaquinho fica inundada quando chove e que este problema deve ser corrigido; necessidade de troca de lâmpadas nas vias públicas do bairro Centenário; reafirmou que a possível terceirização da coleta de lixo será um retrocesso para a cidade.


Alexandre Campos –solicitou a limpeza e capina da Rua Joaquim Soares Nogueira (Itaunense II); afirmou ter havido extrema lisura no processo de seleção para servidores e que tudo estava de acordo com o Ministério Público; sugeriu a vinda do vice-prefeito Fernando Franco Í  Câmara para dar esclarecimentos sobre os atendimentos prestados ou não, aos edis.


Anselmo Fabiano – agradeceu aos secretários do Executivo pelo empenho mostrado no que tange a resolver problemas do município e trazer melhorias para a cidade, citando o exemplo de várias vias que estão sendo limpas pela Prefeitura.



Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – pediu informações sobre o horário de funcionamento das creches administradas pelo Município. Solicitou o envio de memoriais descritivos das ruas do bairro Santa Edwiges e das ruas da comunidade rural de Lopes. Solicitou melhorias na sinalização de trânsito no pontilhão da Av. Lenhita (Leonane); troca de lâmpada em poste localizado na Rua Augusto Santos, altura do nº 58 (Graças); troca de lâmpadas em postes na Rua José Corgosinho (Várzea da Olaria); manutenção da estrada rural que liga as comunidades de Cachoeirinha e Marques; recolhimento de lixo acumulado próximo ao Centro Comunitário do Alto do Rosário; capina e limpeza na Rua Cecy Gomide (Graças); Tapa-buracos na Rua Rio Negro (Piedade); troca de lâmpada em poste na Rua Miguel Alves (Piedade); troca de lâmpada em poste da Rua José Herculano (Lourdes); melhoria na captação pluvial na Rua Antônio Medeiros (Lourdes). Pediu maior atenção e agilidade no atendimento a seus pedidos por parte do Executivo, pois há muita cobrança de toda a população; agradeceu ao servidor Nelson pelo empenho na instalação das academias ao ar livre em toda a cidade e ao vice-prefeito Fernando Franco e ao servidor Léo, da infra-estrutura, pelo calçamento do Morro da Grota Grande que será feito em breve.


Antônio de Miranda – pediu informações sobre o processo seletivo realizado pelo SAAE. Solicitou a construção de passarela de pedestres no bairro Piaguassu, sobre a MG-050; o asfaltamento da Rua Santos Dumond (Vila Vilaça), da Rua Ana Burrini Salera (Vila Tavares), da Rua Ênio Moreira de Carvalho (Parque Jardim) e da Rua Zé Nego (Santa Edwiges); melhoria na iluminação das praças José Cardoso Taúba e Albino Rezende Amorim, bairro Veredas I; pediu maior atenção na iluminação pública e ressaltou as constantes cobranças de toda a população acerca deste problema.


Giordane Alberto – solicitou a limpeza e capina do canteiro Central da Avenida JK; melhoria na iluminação da Rua Grafite (Padre Eustáquio); Operação Tapa-buracos na Rua Rio Negro (Piedade); através de imagens mostrou a situação de algumas ruas e pediu urgência na Operação tapa-buracos nestes locais; ressaltou os constantes pedidos para a limpeza da região do Ribeirão Joanica e da Av. Walter Mendes e que há promessa do Executivo de realizar essa limpeza já na próxima semana; parabenizou o líder do prefeito, Hudson Bernardes, pela Operação Tapa-buracos na Rua Grafite (Padre Eustáquio).


Gláucia Santiago – solicitou o asfaltamento de parte da Rua Maria Augusta de Faria (Cerqueira Lima), asfaltamento da Rua José Bianco (Garcias); asfaltamento da Rua Margarida (Chácara do Quitão); asfaltamento e limpeza das ruas do bairro Jadir Marinho II. Informou que o SAMU será regionalizado e mostrou sua indignação para tal fato; pediu que os profissionais do SAMU sejam reaproveitados em cargos no município.



Gleison Fernandes – solicitou a limpeza e desobstrução do bueiro da rua Pereira Lima, próximo Í  Padaria Avenida, Centro; manutenção do calçamento da Rua Dona Teteia (Três Marias); criação de itinerário de transporte coletivo que passe na Rua Dona Teteia (Três Marias); abertura de vala e colocação de pranchão de madeira na estrada do Retiro dos Farias, próximo Í  Fazenda do Viriato.


Hudson Bernardes – solicitou a instalação de rede de esgoto e captação pluvial na Rua Ênio Pereira de Carvalho (Parque Jardim); instalação de captação pluvial na Rua Rio Negro (Piedade); ressaltou que dos 4.428 inscritos no Processo Seletivo, apenas 90 pessoas entraram com recurso, cerca de 2% e que todo o processo foi aprovado pelo Ministério Público.


Joel Arruda – pediu a limpeza e capina no interior e em torno da E. E. Zezé Lima (Itaunense II); Operação Tapa-buracos nos bairros: Itaunense, Parque Jardim e Morada Nova; requisitou atenção ao Recanto das Peixotas devido Í s constantes reclamações sobre a falta de água e necessidade de acrescentar horários dos ônibus que atendem Í quela região.



Lacimar Silva – O Três – pediu informações sobre os contratos em andamento firmados pelo SAAE com empresas privadas. Solicitou a Operação Tapa-buracos nas ruas do bairro Santa Mônica; notificação de proprietários de lotes sujos para limpeza e capina dos imóveis; substituição de lâmpadas queimadas nas avenidas Jove Soares e São João; esclareceu que está havendo uma nova forma de agendamento para exames e atendimentos na Policlínica Dr. Ovídio e que espera que em breve traga mais agilidade a esse processo e também já não é mais necessário ter que dormir na fila para conseguir esse agendamento; afirmou que em 22 dias a nova empresa responsável pela iluminação pública trocou 322 lâmpadas em toda a cidade e que a antiga prestadora está fazendo a troca das lâmpadas queimadas e que ainda estão em garantia.


Lucinho de Santanense – solicitou a capina e limpeza das áreas laterais no final da Rua Alfredo Lopes (Itaunense); instalação de caçamba para recolhimento de lixo perto da guarita de ônibus do Condomínio Fazenda Penhora (Córrego do Soldado); capina, limpeza e revitalização da Praça Adílio Penido (Santanense); reforçou a necessidade de caçambas de lixos em áreas rurais, para evitar a poluição de vias e trevos; agradeceu ao Líder do Prefeito, Hudson Bernardes, pelo constante apoio no atendimento a seus pedidos, como a limpeza da reta de Santanense; ressaltou que o bairro de Santanense está sofrendo com o odor liberado pelo curtume; agradeceu ao presidente da Câmara, Marcinho Hakuna, pela constante atenção dada a todos os vereadores.


Márcia Cristina – solicitou a limpeza da Av. João Moreira de Carvalho (Residencial Santanense); liberação de CEP para a Rua Eva Maria de Souza; melhoria na iluminação pública na Rua Melo Viana (Centro); Operação Tapa-buracos nas Ruas 3, 6 e 9, bairro Jadir Marinho; Operação Tapa-buracos na Rua Prefeito Antônio Dornas de Lima (Jadir Marinho); limpeza nas ruas da comunidade rural de Brejo Alegre; instalação de medidas de traffic-calming na Rua Eduardo de Morais (Lourdes); instalação de sinalização proibindo o estacionamento de veículos nas esquinas da Rua Eduardo de Morais (Lourdes); instalação de quebra-molas na Rua Divinópolis (Morro do Sol), altura do nº 611; limpeza das margens do Rio São João, do bairro Olímpio Moreira até o Morro do Engenho; pediu que haja remanejamento no transporte que leva a funcionária do posto de saúde do Córrego do Soldado, para que ela possa cumprir a jornada diária de 8 horas, pois está trabalhando somente até as 11h devido aos horários do transporte.


Márcio Gonçalves Pinto – Hakuna – solicitou o asfaltamento da Rua Turmalina (Padre Eustáquio); instalação de placa de "proibido parar e estacionar" em frente ao Espaço Cultural (Centro); asfaltamento da Rua Valter Mendes Nogueira (Várzea da Olaria).


Otacília Barbosa – solicitou que seja dado ao Aterro Sanitário de Itaúna o nome do servidor Gilmar Barboza de Abreu (in memoriam), como homenagem póstuma ao referido cidadão.



Silvano Gomes – solicitou a limpeza de estradas e instalação de cinco manilhas de passagem de água na estrada próxima ao Condomínio Penhora; manutenção da estrada na entrada da fazenda João Queiroz, comunidade da Laginha; instalação de mata-burro próximo Í  fazenda do Cássio, comunidade da Laginha; limpeza, capina e manutenção das estradas na região dos Faleiros; reforçou a necessidade de caçambas de lixos em áreas rurais; agradeceu ao vice-prefeito Fernando Franco pela prontidão em atendimento Í s suas requisições; afirmou que todo o lixo molhado deve ser recolhido Í s segundas-feiras e que os dias de recolhimento devem ser revistos; anunciou que parte da estrada do Sumidouro será brevemente calçada, além de outras estradas rurais.




Votos de Congratulações


Entregue pelo vereador Antônio José de Faria Júnior – “Da Lua” Í  Associação dos Contabilistas de Itaúna – ACONITA pelos seus 50 anos de Fundação. A Placa de homenagem foi entregue ao vice-presidente da ACONITA, sr. Warlei Eustáquio de Souza.


Todos os vereadores parabenizaram a Associação pelo aniversário e pelo trabalho realizado em Itaúna/MG.





Voto de Pesar


Do edil Alexandre Campos pelo falecimento da srª. Cecília Gomes Rezende.


Do edil Anselmo Fabiano pelo falecimento do sr. Geovane Dutra – ex-presidente da Associação dos Deficientes de Itaúna/MG.




Projetos Votados


PLO 55 2017 - Projeto de Lei Ordinária


INSTITUI O DIA MUNICIPAL DO ROTARY CLUB E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


Situação: Incluído na Ordem do Dia


Aprovação por unanimidade.




PLO 56 2017 - Projeto de Lei Ordinária


INSTITUI O DIA MUNICIPAL DA MAÇONARIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


Situação: Incluído na Ordem do Dia


Aprovação por unanimidade.




PLO 52 2017 - Projeto de Lei Ordinária


INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL “ADOTE UMA ESCOLA” E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


Situação: Incluído na Ordem do Dia


Pedido de vistas pelo vereador Antônio José de Faria Junior – “Da Lua” aprovado por unanimidade.




VET 1 2017 - Processos de Veto


VETA PROJETO DE LEI Nº 05/17, QUE DISPÕE SOBRE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE USUÁRIOS EM VEÍCULOS DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE ITAÚNA FORA DOS LOCAIS PREDETERMINADOS.


Situação: Incluído na Ordem do Dia


Veto rejeitado por unanimidade.




PLO 29 2017 - Projeto de Lei Ordinária


INSTITUI CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO PARA ATIVIDADES INDUSTRIAIS E OUTRAS EMISSORAS DE SUBSTÂNCIAS ODORÍFERAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


Situação: Incluído na Ordem do Dia



Aprovação por unanimidade.

Galeria de Fotos

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.