SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária - 25/04/17

Facebook Twitter Google

Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna –25/04/2017


A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna comandada pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria – Da Lua comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (25/04/2017).



Confira alguns assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:


Alex Arthur – solicitou a limpeza e captação pluvial na Rua Zé Cavaquinho (Aeroporto); implantação de traffic-calming na Rua Glauco Corradi (Três Marias); Tapa-buracos nas ruas do bairro Leonane; revitalização e instalação de academia ao ar livre na Praça da Rua Padre Marcos Heleno (Graças); manutenção de sinalização das vias do bairro Morada Nova; cobertura da quadra de futebol society da Praça Celi da Av. Jove Soares; limpeza e capina das ruas do bairro São Bento; instalação de academia ao ar livre no bairro das Graças; limpeza e capina das ruas do bairro das Graças; Tapa-buracos nas ruas do bairro Aeroporto; limpeza e revitalização da Praça Santa Edwirges (Cidade Nova); afirmou haver perseguições políticas na atual administração pública e a necessidade de se combater essas ações.


Alexandre Campos – solicitou a drenagem, retirada de cupins e limpeza do campo do Flamengo, no Buracão (Piedade); asfaltamento de trecho da Avenida São João (Centro);


restauração de boca-de-lobo na Av. Ari Barroso (Centro); complemento do asfaltamento da Rua Dona Augusta (Cerqueira Lima).


Anselmo Fabiano – junto Í  vereadora Márcia Cristina, visitou a cidade de Bom Despacho para conhecer mais sobre a municipalização daquela cidade e trazer melhorias para Itaúna; agradeceu ao vice-prefeito Fernando Franco pelo atendimento Í s suas indicações, principalmente no bairro Aeroporto.



Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – pediu informações sobre eventual contrato firmado pela Prefeitura para locação de imóvel situado na Av. Jove Soares, nº 1056 (Graças) e sobre o número de exames laboratoriais na Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado; solicitou o asfaltamento da Rua Turmalina e da Rua do Ouro, bairro Padre Eustáquio; instalação de suporte de luminária em poste da esquina da Rua João Cruz com a Rua Tupinambás, bairro Piedade; asfaltamento da Rua Agenor Alves de Faria (Santanense); instalação de traffic-calming em frente a Escola Municipal Dona Cota (Caic); revitalização da Praça Geny Barbosa Pereira (Centro); alteração do trânsito no cruzamento da Rua Dr. Tomás de Andrade com a Rua Vó Almira (Morada Nova); asfaltamento da Rua Paulo Careca (Cidade Nova); parabenizou a prontidão e os serviços prestados pelo sr. Nelci (Prefeitura); cobrou limpeza e melhor conservação das praças da cidade.


Antônio de Miranda – cobrou a falta de limpeza urbana e melhorias na iluminação em toda a cidade, principalmente nas praças de bairros; como líder do PHS afirmou que Itaúna precisa de um candidato bem estruturado para concorrer ao cargo de deputado e que o partido está estudando alguns nomes a serem lançados; ressaltou que a cidade está carente de casas populares e que o prefeito deve dar maior atenção Í s oportunidades que estão aparecendo para o município neste setor.


Giordane Alberto – demonstrou através de fotos a situação de desleixo em que se encontram o Ribeirão Joanica e a Rua Walter Mendes, reforçando suas constantes indicações para limpeza e conservação destes locais, que já estão pondo em risco a segurança e saúde de quem ali frequenta.


Gláucia Santiago – solicitou a limpeza nos bueiros das ruas Caxambu e Belo Horizonte (Morro do Sol); contratação de um médico legista para atendimento Í  população; asfaltamento da Rua Vovó Nair (Murilo Gonçalves); instalação de traffic-calming na Rua Augusto Alves de Souza (Itaunense).



Gleison Fernandes – pediu informações sobre o contrato firmado pela Prefeitura com o i.Cismep; solicitou a reforma da rotatória da Av. Manoel da Custódia, esquina com a Rua Antônio Elói; implantação de Unidade Básica de Saúde no bairro Residencial Santanense; mudança no itinerário de transporte coletivo que atende o bairro Morada Nova; asfaltamento da Rua Geraldo Augusto dos Santos (Novo Horizonte); iluminação do campo do Lobeirão e adjacências; limpeza e capina na parte interna e externa da E. Municipal Padre Waldemar Antônio de Pádua; Operação Tapa-buracos na Rua Rio Negro (Piedade); captação pluvial na Rua Raul Soares, esquina com Rua João Patrício (Residencial Santanense); adoção de medida para redução da velocidade de tráfego de veículos na Rua Glaucus Corradi; ressaltou que seus pedidos ao setor de trânsito estão sendo muito bem atendidos pela Prefeitura e que serão realizados em até 40 dias; apoiou as reivindicações da vereadora Márcia Cristina referentes aos erros em escalas de transporte de pacientes na Policlínica Dr. Ovídio.


Hudson Bernardes – ressaltou o empenho da Prefeitura e do Chefe de Assessoria Jurídica da Secretaria Geral da Governadoria, Sheldon Almeida, na conquista de casas populares e que o número de residências pode chegar até a 300 casas; que a questão da iluminação pública está sendo analisada pelo Poder Judiciário devido a possíveis irregularidades cometidas na administração passada; que está havendo reuniões com o SEBRAE e que em breve Itaúna contará com uma incubadora de empresas que deverá contribuir para o aumento de empregos e desenvolvimento da cidade; como Líder do Prefeito afirmou que irá averiguar as denúncias sobre perseguições políticas no Poder Executivo e que não aceita esse tipo de conduta.


Iago Souza – o vereadordefendeu-se da acusação feita pelos Supermercados Rena sobre uma possível quebra de decoro parlamentar e afirmou não ter tido a intenção de denegrir a imagem do supermercado, no qual afirma ser cliente e que continuará sendo, além de considerá-lo uma importante instituição para nossa cidade”. Ressaltou que o vídeo foi feito em protesto aos recentes fatos envolvendo polêmicas com empresas alimentícias acontecidas no Brasil e que o intuito era de ser um vídeo beneficente. Diz ter atendido prontamente o pedido de retirá-lo do ar e que o atraso deu-se devido a questões técnicas.


Joel Arruda –  solicitou o asfaltamento das ruas Aurélio Campos, Geraldo Santos, Capitão Bento e João Nogueira Penido, no bairro Novo Horizonte; melhorias no calçamento da Rua Oromar Carmo de Camargos (Novo Horizonte); elogiou o projeto que institui a Semana de Combate Í  Violência Contra a Mulher e citou que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial em agressões Í s mulheres; parabenizou as ações do Executivo e afirmou que 80% de suas indicações estão sendo atendidas; ressaltou a forma positiva em que toda a comunidade tem recebido a criação da Comissão Contra Suicídios.


Lacimar Silva – O Três – solicitou o reasfaltamento em buraco de obra realizada pelo SAAE na Rua Jacinto Ferreira (Vila Tavares); pavimentação da Rua Aurélio Campos, entre os bairros Novo Horizonte e Morada Nova; modificação da mão de direção da Rua Egídio Nogueira Maia (Piedade); parabenizou as ações do prefeito Neider Moreira pelo esforço em conseguir trazer de 200 a 280 casas populares para a cidade; mostrou através de fotos a situação de uma única praça do bairro Veredas que conta com 105 postes instalados, enquanto outras praças construídas em outros mandatos estão com grandes falhas em iluminação.


Lucinho de Santanense – solicitou o asfaltamento da Av. Ana de Faria Dornas, (Santa Edwirges); liberação de espaço para embarque e desembarque de alunos do Colégio Sant'Ana na Rua Cel. Geniplo Dornas (Centro); implantação de semáforos na Av. Getúlio Vargas, nas esquinas com a Rua Antônio Corradi e com a Rua Diógenes Nogueira, no Centro; capina e limpeza na Av. Magalhães Pinto, Praça Juvenal Pereira e Escola Souza Moreira, bairro Santanense; liberação da área interna da Praça de Esportes JK para a Associação Clube Columbófilo Pedra Negra, nos dias 06, 13, 20 e 27 de maio; dias 03, 10, 17 e 24 de junho; dias 1º, 08, 15 e 22 de julho; dias 04, 18 e 31 de agosto; e dia 21 de setembro de 2017, para embarque de pombos; elogiou a atual situação e serviços prestados pelo hospital e pronto-socorro de Itaúna; elogiou ao vice-prefeito Fernando Franco pela agilidade no atendimento Í s suas indicações; pediu maior segurança nas proximidades da Rua Faria Tavares, devido ao crescente número de assaltos ocorridos na região.


Márcia Cristina – solicitou Operação Tapa-buracos na Rua São José (Garcias), na Av. Chico Morais (Distrito Industrial), na Rua Guilherme Corradi (Aeroporto), na Rua Alexandrina Bernardes (Itaunense) e na Rua José Bernardino (Garcias); manutenção da estrada rural da comunidade Vale dos Ipês; contratação de um vigilante noturno para a quadra do bairro Morada Nova; manutenção da estrada rural da comunidade de Paulas; limpeza da Praça Marquinhos Viana (Morada Nova); iluminação da quadra Vicente Lopes Morais (São Bento); afirmou estar havendo erros no setor de transporte da Policlínica Dr. Ovídio e que devem ser corrigidos para que não afete ainda mais os pacientes que precisam desse serviço.


Márcio Gonçalves Pinto – Hakuna – ressaltou a importância da participação da comunidade na Audiência Pública a ser realizada na Câmara no dia 10 de maio para tratar dos problemas relacionados Í  MG-050; parabenizou os vereadores Hudson Bernardes e Da Lua por estarem embuídos na causa habitacional; pediu urgência na reforma da iluminação pública.


Otacília Barbosa – pediu informações solicitando cópia do relatório da auditoria que apontou supostas irregularidades no pagamento de férias aos servidores públicos municipais; elogiou a volta do Projeto referente ao Plano Diretor Í  Câmara e pediu que seja novamente revisto com calma; apoiou e elogiou a manifestação recebida dos advogados Ronaldo e Suzana Brêtas contra o fechamento do Tiro de Guerra e Itaúna.


Silvano Gomes – agradeceu ao sr. Gláucio e ao vice-prefeito Fernando Franco no atendimento ao pedido de limpeza de lote na Rua Juca Matos; sugeriu uma Moção de Repúdio Í  Concessionária AB Nascentes em razão de um ofício recebido afirmando a não participação da empresa na Audiência Pública a ser realizada na Câmara no dia 10 de maio para tratar dos problemas relacionados Í  MG-050.


Os vereadores Giordane Alberto Carvalho e Antônio de Miranda Silva solicitaram a remarcação da faixa de sinalização da rotatória, parada obrigatória e de "Dê a preferência" na Av. Miguel Augusto Gonçalves, em frente ao Hospital Manoel Gonçalves;


limpeza de toda a extensão do Córrego da Joanica, na Av. Walter Mendes.





EMATER


Adilson Nogueira – Técnico da EMATER, utilizou do Plenário para apresentar a prestação de contas do trabalho desenvolvido pela entidade em 2016.





Tribuna Livre


A Tribuna Livre foi ocupada pelo requerente sr. Marcos Henrique de Oliveira com o tema: “Possível Quebra de Decoro por Parlamentar Municipal”.




Participação Popular


As participações populares ficaram a cargo de Dª Terezinha Maria Pereira, com o tema: “Quebra-molas para a Rua Augusto Alves de Souza, bairro Itaunense” e do sr. Wesley de Souza Morais com o tema: ”Incentivo a Arte”.




Voto de Congratulações


Do edil Alexandre Campos, para com o sr. Adilson Nogueira, pelos relevantes serviços prestados Í  comunidade itaunense.




Projeto Votado


PLO 32 2017 - Projeto de Lei Ordinária


INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS



Aprovado por unanimidade.

Baixar Arquivo

Galeria de Fotos

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.