SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária - 28/03/2017

Facebook Twitter Google

Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna –28/03/2017



A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna comandada pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria – Da Lua comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (28/03/2017).


Confira alguns assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:


Alex Arthur – solicitou a limpeza e capina nas ruas do bairro Morada Nova; limpeza e capina nas ruas do bairro Santa Edwiges; limpeza e capina nas ruas do bairro Residencial São Geraldo; limpeza e capina na Praça Dona Macrina (Graças); limpeza e capina nas ruas do bairro Novo Horizonte; limpeza no Parque Ecológico Verde Vida e no Poliesportivo Hélio do Carmo Maciel (Itaunense); iluminação da Av. Chico Morais, de Garcias a Lopes e de Lopes a Campos; iluminação e calçamento da rua de acesso Í  igreja da comunidade de Lopes; limpeza nas ruas do bairro Cidade Nova II; parabenizou a todos os envolvidos na reforma da Igreja do Bonfim; reiterou ser contra reajuste da taxa de lixo.


Alexandre Campos – solicitou a capina e recapeamento da Rua Ana de Faria Dornas, bairro Santa Edwiges e Morada Nova; sugeriu a criação de uma nova forma de cobrança da taxa de lixo, criando uma tarifa social da taxa de lixo destinada Í s famílias de classes sociais mais baixas; parabenizou a todos os envolvidos na reforma da Igreja do Bonfim.


Anselmo Fabiano – anunciou que em breve serão asfaltadas: uma rua no bairro aeroporto e mais quatro ruas nos Garcias.


Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – solicitou reparos na estrutura do Parque Municipal Professora Ivolina Gonçalves de Souza (Três Marias); asfaltamento das ruas Aurélio Campos, João Nogueira Penido e Capitão Bento, bairro Novo Horizonte; reparos no calçamento da Rua Oromar Carlos Camargos (Novo Horizonte); iluminação do campo de futebol do bairro Novo Horizonte; instalação de academia ao ar livre na Praça José Corradi; construção de quadra no Nac Curumim; ampliação dos horários de transporte coletivo que atendem o bairro Novo Horizonte; manutenção da estrada que liga o fundão Í  comunidade de Freitas; asfaltamento da Rua Jairo Ferreira da Silva (Morada Nova); manutenção das estradas das comunidades rurais de Vista Alegre e Retiro dos Faria; manutenção da Rua Dona Teteia (Três Marias); nivelamento dos bueiros das ruas do bairro São Geraldo; manutenção do jardim da Praça José Lima Guimarães (Piedade); cobertura do caramanchão da Praça da Matriz, ao lado da banca de revistas; manutenção da estrada da comunidade rural de Grota Grande; reiterou o pedido de melhorias e conservação das estradas rurais; pediu maior conservação das praças do bairro São Geraldo e do Hospital Dr. Ovídio; anunciou o asfaltamento de mais duas ruas no bairro de Lourdes.


Antônio de Miranda – pediu informações sobre eventual contratação, pelo SAAE Itaúna, de empresa de consultoria ou auditoria; pediu informações sobre os valores arrecadados mensalmente pelo Município com as contribuições de iluminação pública nos últimos 15 meses, bem como os valores gastos pela Administração Municipal com iluminação pública no mesmo período; pediu informações sobre o re-envio de projetos de lei prevendo concessão de terrenos para as empresas Ganelane, Leuder Carlos da Silva Me e Obras Sociais da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; solicitou o asfaltamento da Rua Alzira Gonçalves (Vila Nazaré); pediu uma maior atenção Í  limpeza das ruas da cidade e conservação das estradas rurais.


Giordane Alberto – solicitou a limpeza e capina no final da Rua Gonçalves da Guia; limpeza e capina da Rua Santa Cruz (Centro); retirada de entulho na Praça D. Ladica e na Praça Adílio Penido (Santanense); limpeza e poda de árvores e grama na Praça 02 de Janeiro (Centro); parabenizou a contratação de médicos de diversas especialidade para atendimento público nos hospitais da cidade; pediu que o prefeito e a Secretaria de Saúde continuem com o trabalho realizado na administração passada na luta contra a dengue; reiterou a necessidade da limpeza da Rua Walter Mendes (Vila Tavares).


Gláucia Santiago – solicitou a instalação de placa de "proibido jogar lixo" na Rua Alexandrina Bernardes, próximo ao nº 21 (Itaunense); asfaltamento das ruas Vovó Nair, Heli Parreira Vilaça e Paulo Careca, bairro Murilo Gonçalves; patrolamento na estrada principal próximo Í  Igreja e extensão da estrada na comunidade rural de Arrudas; anunciou o início do recapeamento asfáltico de ruas no bairro Itaunense.


Gleison Fernandes – parabenizou o prefeito Neider Moreira pela contratação de médicos de diversas especialidades como cardiologista, oftalmologista e neurologista para atendimento público nos hospitais da cidade.


Hudson Bernardes – informou que a Prefeitura está aguardando o relatório conclusivo do Ministério Público acerca do Concurso Público realizado em 2016 para que sejam tomadas as atividades determinadas pelo Órgão; declarou haver avanços quanto ao projeto de delegacias regionais.


Joel Arruda – enviou Ofício s/nº propondo alteração da denominação do "Parque Ecológico Recanto Verde Vida", no bairro Itaunense, para "Parque Ecológico Padre Nilo Caetano Pinto".


Lacimar Silva – O Três – solicitou Tapa-buracos na Rua José Flávio Aguilar (Lourdes); recapeamento da Rua Sesóstres Milagres (Lourdes); Tapa-buracos na Av. São João; elogiou o início da limpeza e capina de diversas vias da cidade e pediu que se mantenha essa limpeza em outros locais; apoiou as reivindicações de melhorias na iluminação e pontos de ônibus nos trevos de Itaúna;


Lucinho de Santanense – solicitou melhoria na captação pluvial da Rua Goiás, esquina com Rua Rio Negro, bairro Piedade; implantação de quebra-molas na Praça Juvenal Pereira.


Márcia Cristina – pediu informações sobre a prestação do serviço de lavanderia do Hospital Manoel Gonçalves; Tapa-buracos nas ruas do Distrito Industrial; iluminação do campo de futebol do bairro Novo Horizonte; melhoria do calçamento da Rua Oromar Carmo de Camargos; limpeza da Rua Joaquim Soares Nogueira (Parque Jardim); Operação Tapa-buracos na Travessa Dorinato Lima (Lourdes); asfaltamento das ruas Aurélio Campos, Geraldo dos Santos, Capitão Bento e João Nogueira Penido; ampliação dos horários de ônibus da linha Santa Edwiges – Piaguassu; limpeza de terreno na Avenida Miguel Augusto Gonçalves.


Márcio Gonçalves Pinto – Hakuna – enviou Ofício nº 13/2017 solicitando que o Grande Expediente da reunião ordinária do dia 25 de abril de 2017 seja suprimido para apresentação Í  comunidade do relatório anual da Emater/MG de Itaúna e Ofício nº 12/2017 ao sr. Luciano Fagundes, diretor regional do Sesc/MG solicitando a viabilização da realização do Programa "Rua de Lazer" em Itaúna; solicitou asfaltamento da Rua José Menezes (Itaunense); asfaltamento da Rua Alfredo Lopes (Itaunense); conclusão do asfaltamento da Rua Vandeir Nogueira (Chácara do Quitão); limpeza, capina e varrição na Rua Dona Teteia (Três Marias); notificação da Empresa MGM, para realização de poda de árvores e limpeza do confrontamento da mesma com os imóveis vizinhos.


Otacília Barbosa – pediu informações sobre as despesas empenhadas, liquidadas e pagas pelo IMP de 1º de janeiro de 2017 até a presente data; pediu informações solicitando cópias de memoriais descritivos de vias do loteamento do sr. Sérgio Elói de Oliveira e da empresa Contenda Empreendimento Imobiliário Eirele; solicitou a instalação de posto de coleta de sangue em Itaúna; parabenizou a todos os envolvidos na reforma da Igreja do Bonfim.


Silvano Gomes –solicitou Tapa-buracos na Av. Lenhita, na Rua José Pio Sobrinho e na Rua Marieta Madalena de Matos, bairro Leonane; parabenizou o serviço realizado pelo vice-prefeito Fernando Franco no Canteiro de Obras e pelo sr. Audrey no setor de trânsito e o sr. Aladim; anunciou a instalação de quebra-molas na comunidade de Córrego do Soldado.





Reforma Previdenciária


Todos os vereadores reiteraram serem contra a reforma previdenciária.




Tribuna Livre


A Tribuna Livre foi ocupada pelo requerente sr. Hélio da Silva com o tema: “Rodovia MG 050 / Pedágio”.




Participação Popular


As participações populares ficaram a cargo do sr. Solano da Conceição com o tema: “Bueiro da Rua João da Cruz” e do sr. Welshiman Gustavo Pinheiro com o tema: “PEC da Aposentadoria”.




Projetos Votados


PLO 30 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


REVOGA LEI Nº 4.991, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2015 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


Aprovado por unanimidade.


ORG 1 2017 - Proposta de Emenda Lei Orgânica 


ALTERA O ART. 8º DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, DEFININDO CRITÉRIOS PARA CRIAÇÍO DE DISTRITOS E SUBDISTRITOS PARA EFEITO DE DESCENTRALIZAÇÍO ADMINISTRATIVA NO MUNICÍPIO DE ITAÚNA – MG


Aprovado por unanimidade em segunda votação.


PRE 1 2017 - Projeto de Resolução 


ALTERA O ARTIGO 14 DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAÚNA - MG, PARA ESTABELECER NOVAS REGRAS PARA ELEIÇÍO DA MESA DIRETORA


Pedido de vistas do vereador Antônio de Miranda.


PLC 1 2017 - Projeto de Lei Complementar 


MODIFICA A LEI MUNICIPAL Nº 2197/1988 (CÓDIGO DE OBRAS DO MUNICÍPIO), DEFININDO NOVOS CRITÉRIOS PARA EXPEDIÇÍO DE “HABITE-SE” EM FUNÇÍO DA ACESSIBILIDADE


Aprovado por 13 votos favoráveis, dois votos contras (Otacília Barbosa e Alex Artur) e uma abstenção (Lacimar Silva).


PLO 13 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


PERMITE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO A CAPTAR OS CONTEÚDOS REPASSADOS EM SALAS DE AULA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


Aprovado por unanimidade.


PLO 25 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


DECLARA DE UTILIDADE PUBLICA A ASSOCIAÇÍO COMUNITÁRIA E DESPORTIVA DO BAIRRO DAS GRAÇAS.


Aprovado por unanimidade.


PLO 26 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


DENOMINA LOGRADOURO PÚBLICO: “RUA GILMAR CÉSAR AMARAL”


Aprovado por unanimidade.


PLO 27 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


DENOMINA LOGRADOURO PÚBLICO: “RUA MEIGHAN DORNAS”


Aprovado por unanimidade.


PLO 28 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


DENOMINA LOGRADOURO PÚBLICO: “RUA ORAIDA DOS SANTOS”



Aprovado por unanimidade.

Galeria de Fotos

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.