SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária - 31/01/2017

Facebook Twitter Google

Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna –31/01/2017


A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna comandada pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria – Da Lua comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (31/01/2017).


Confira alguns assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:


Alex Arthur – solicitou a complementação do asfalto da Rua Sete de Setembro (Garcias); limpeza de bueiros nos bairros Garcias, Aeroporto, Cidade Nova, Itaunense, Parque Jardim e São Bento; tapa-buracos na Rua Evaristo Norato (Residencial São Geraldo); complementação do asfalto das ruas Lacy Nogueira de Assis (Aeroporto), Jesus Alves da Silva (Garcias) e Olímpia Soares (Cerqueira Lima); revitalização do Parque Ecológico do bairro Três Marias; construção de quadra de futebol no bairro Garcias; defendeu a continuação de uso da orquídea Cattleya walkeriana como símbolo da cidade; mostrou-se contra o cancelamento do carnaval de bairros em 2017; cobrou a volta do projeto “Escola Aberta”.


Alexandre Campos – indicou melhoria no calçamento da Rua Antônio José Pinto, nos bairros Jadir Marinho e Centenário; instalação de rotatória na Rua Djalma Gomes da Fonseca (São Geraldo); asfaltamento da Rua Manacá (Chácara do Quitão); complementação do asfaltamento da Rua Hortência (São Geraldo); propôs que ao invés de revogar toda a lei de uso da logomarca do município, que seja revogado apenas o inciso que obriga o seu uso em toda a documentação oficial impressa, gerando assim a economia que a municipalidade precisa.


Anselmo Fabiano – pediu informações sobre a concessão do benefício “Bolsa Atleta Municipal”; ressaltou que as vans do Projeto Porta-a-Porta estão sendo equipadas de maneira inadequada para atender aos deficientes físicos; mostrou-se favorável sobre a venda de parte da Praça de Esportes dos Garcias para que com isso inicie-se uma urbanização da área e evite o vandalismo, indicando que não haverá redução da área mais utilizada pela população.


Antônio de Miranda – apoiou e pediu que fossem feitos estudos e modificações para a melhoria do trânsito da cidade em parceria com a Polícia Militar, com intuito de conscientizar a população sobre as mudanças; elogiou o asfaltamento e as melhorias do bairro Vitória, ressaltando a necessidade de instalação de quebra-molas no local para evitar futuros acidentes.


Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – solicitou a instalação de quebras-molas em frente ao Centro Comunitário do Brejo Alegre e em frente ao velório municipal da Rua Luiz Calambau (Cerqueira Lima); reforma no prédio do Tiro de Guerra, com manutenção do telhado e do auditório; limpeza dos terrenos próximos Í  Praça do bairro Murilo Gonçalves; extensão da linha de ônibus que atende o bairro de Lourdes, para atender aos moradores do bairro Olímpio Moreira; substituição de tampa de bueiro na Rua Josina Carvalho (Piedade);  tapas-buracos na estrada de acesso Í  comunidade rural de Campos (Rua Chico Morais); instalação de quebra-molas na estrada que liga São José de Pedras ao Brejo Alegre; contratação de médico oftalmologista para atendimento na clínica Dr. Ovídio; retorno da Feira de Artesanato Í  Praça Dr. Augusto Gonçalves; apoiou a sugestão do vereador Alexandre Campos em relação ao projeto de troca do símbolo da cidade; apoiou o vereador Lacimar Silva no pedido de uma linha de ônibus para o bairro Olímpio Moreira; mostrou-se contra o cancelamento do carnaval de bairros em 2017.


Giordane Alberto – pediu informações sobre o serviço de vistoria dos ônibus da Autotrans; solicitou o calçamento do trecho da estrada que liga o bairro Nogueirinha ao povoado do Sumidouro; transformação da Rua José Flávio Aguilar (Lourdes) em mão dupla; contratação de dois funcionários para atender na Delegacia de Polícia Civil, na emissão de carteiras de identidade; apoiou a sugestão do vereador Alexandre Campos em relação ao projeto de troca do símbolo da cidade; reiterou a solicitação de restauração da fachada da Escola Dr. Augusto Gonçalves, no Centro, visto que a atual situação pode pôr em risco a integridade física dos alunos, servidores e transeuntes da região.


Gláucia Santiago – solicitou iluminação, calçamento das vias e legalização da documentação dos imóveis localizados no Mamonal; elogiou o asfaltamento e as melhorias do bairro Vitória.


Gleison Fernandes – Gleisinho – declarou também já ter conseguido uma verba para o mamógrafo, porém foi devolvida pois havia um limite entre a prestadora do serviço e o município, mas segundo o vereador Antônio Da Lua, houve uma alteração e esta verba será requisitada novamente.


Hudson Bernardes – apoiou a sugestão do vereador Alexandre Campos em relação ao projeto de troca do símbolo da cidade e sugeriu um levantamento de valores que esta mudança pode ou não economizar na impressão de materiais gráficos; como líder dispôs-se a levar ao prefeito os pedidos feitos pelos vereadores buscando soluções e melhorias para a população.


Joel Márcio – solicitou a dedetização do Cemitério São Miguel Arcanjo (Santanense); declarou ser prudente que se espere as decisões do TCE (Tribunal de Contas do Estado) acerca do Concurso Público para a tomada de medidas como a contratação dos aprovados e que, conforme prometido, já está sendo encaminhado um Ofício cobrando celeridade neste processo.


Lacimar Silva – O Três – solicitou ao Secretário Municipal de Regulação, sr. Paulo de Tarso Nogueira, cópia do Projeto do Parque Linear na Avenida JK; também que seja convidado o Dr. Jorge Antônio Pereira de Mello, Delegado da Polícia Civil, para comparecer ao plenário e esclarecer sobre o funcionamento e as dificuldades enfrentadas para um bom atendimento na Delegacia local; pediu a ampliação da linha de ônibus do bairro Olímpio Moreira; revisão do método de cálculo da taxa de lixo; iluminação do parquinho da Praça Celi; reforma e limpeza do “Campo do Lixão” (Santanense); manutenção do calçamento da Rua Monsenhor Hilton (Jadir Marinho); alteração do trânsito do trecho da Rua Santana, transformando-a em via de mão única; instalação de traffic-calming na Avenida Getúlio Vargas, altura do nº 755; reforma do campo de futebol do bairro Jadir Marinho, para construção de academia ao ar livre; asfaltamento de trecho da rua que liga os bairros Santiago e Vila Tavares; abertura e urbanização completa da Rua Benedito Antônio Rodrigues (Santiago); melhoria na iluminação da Praça Padre João Ferreira (Cerqueira Lima).


Lucimar Nunes – Lucinho de Santanense – defendeu a permanência dos quebra-molas em toda a cidade e o reflexo deles na diminuição dos acidentes de trânsito;


Márcia Cristina – solicitou iluminação de rua da Comunidade Rural de São José de Pedras; limpeza de lote vago na rua Justino de Morais (Santa Edwiges); pediu que seja revista a forma de marcação de exames no caminhão da mamografia, priorizando quem já está na fila de espera por estes exames; reiterou a necessidade de análise da regionalização do SAMU e seus reais benefícios para o município.


Márcio Gonçalves Pinto – Hakuna – solicitou a limpeza e capina do lote localizado na rua São Vicente, 157 (Centro); poda da árvore e instalação de guarita na Rua Alfredo Lopes, 221 (Itaunense); destacou a necessidade de grandes reformulações no trânsito da cidade ressaltando a necessidade ou não de alguns quebra-molas já instalados; reiterou o pedido dos vereadores Gleison Fernandes e Iago Souza para o comparecimento do representante da Autotrans para que sejam sanadas as dúvidas referentes aos serviços prestados por esta empresa na cidade.


Otacília Barbosa – pediu informações sobre o convênio celebrado pela Municipalidade com a Fundação Frederico Ozanan para cessão de servidores; declarou-se Í  favor da manutenção da orquídea Cattleya walkeriana como símbolo da cidade.


Silvano Gomes – solicitou a instalação de lixeiras grandes no Córrego do Soldado e na Barragem do Benfica; iluminação pública e calçamento em torno da Praça José Ferreira Neto (Córrego do Soldado); tapa-buracos na Avenida Lenhita (Padre Eustáquio); também apoiou e pediu cautela nas modificações para a melhoria do trânsito da cidade e conscientização da população sobre as mudanças; elogiou o asfaltamento e as melhorias do bairro Vitória; cobrou uma forma mais justa de cobrança da taxa de lixo para moradores das zonas rurais.




Concurso Público


Os vereadores pediram celeridade e maior dedicação por parte da Prefeitura de Itaúna em resolver a questão das nomeações dos aprovados no Concurso Público realizado pela mesma em 2016. O vereador e líder do prefeito, Hudson Bernardes, relatou acerca da tramitação deste processo e se dispôs a comunicar pessoalmente com o Tribunal de Contas na tentativa de uma mais ágil resolução desta pendência;


Mamógrafo e UTI Móvel


Gláucia Santiago divulgou a vinda do mamógrafo móvel para a cidade de Itaúna e salientou que o serviço já está disponível para a população; também a conquista de uma UTI móvel para esta cidade, que estará disponível no Hospital Manoel Gonçalves em até sessenta dias, graças Í  uma parceria com o Deputado Secretário de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz e com o Secretário Adjunto de Estado de Saúde, Nalton Sebastião Moreira Cruz. As conquistas da vereadora foram muito elogiadas por todos os edis.


Melhorias do Bairro Vitória


Antônio de Miranda divulgou o asfaltamento da Sejorbes Marinho (Vitória) realizado com a verba conseguida em parceria com o Deputado Federal Leonardo Quintão. A ação foi muito elogiada pelos outros vereadores;


Os vereadores Otacília Barbosa, Iago Santiago, Antônio De Miranda, Alex Artur e Gláucia Santiago solicitaram documentos referentes Í  contratação da Fundação Dom Cabral pela Administração Municipal;


Projetos


Foram lidos no Plenário os seguintes projetos:


PLO 6 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI NO 2.204, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1989, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


PLO 5 2017 - Projeto de Lei Ordinária 


DISPÕE SOBRE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE USUÁRIO EM VEÍCULOS DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE ITAÚNA FORA DOS LOCAIS PREDETERMINADOS


Tribuna Livre


A Tribuna Livre foi ocupada pela requerente Gabriela Toledo Caldas que reiterou sobre o tema “Concurso Público”, cobrando agilidade e medidas para que os aprovados no Concurso Público da Prefeitura de Itaúna sejam convocados para os respectivos cargos, pedindo mais transparência em relação aos trâmites legais.


Participação Popular


A participação popular ficou primeiramente a cargo de Evaldo Nogueira Nunes, representando a Sociedade Orquidófila de Itaúna que discursou sobre a importância da sociedade orquidófila e da manutenção da orquídea Cattleya walkeriana como símbolo da cidade, seguido pelo requerente Everaldo Silva dos Santos que falou sobre o tema: “Comércio de Artesanatos na Praça” e por Wesley de Souza Morais com o tema: “Incentivo Í  Cultura”.



Voto de Pesar do edil Alex Artur da Silva, pelo falecimento de Vandeir Pereira de Camargos;

Galeria de Fotos

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.