Reunião Plenária de 03/01/2017

1ª Reunião Plenária – Câmara Municipal de Itaúna – 03/01/2017

A sessão Legislativa de 2017 foi aberta na terça-feira (03/01) com  a primeira reunião plenária dos vereadores eleitos em Itaúna / MG, exercício de 2017 a 2020.

A sessão foi comandada pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto - Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria – Da Lua e começou com um minuto de silêncio em homenagem ao ex servidor público, Gilmar Barbosa de Abreu, sepultado neste mesmo dia.

Com a casa cheia, todos os vereadores puderam apresentar-se Í  população presente e aos demais colegas de trabalho, agradecendo aos votos recebidos na última eleição e expondo alguns de seus projetos a serem desenvolvidos em seus mandatos.

Por indicação do prefeito Neider Moreira de Faria, o vereador Hudson Rodrigues Bernardes foi escolhido como líder do executivo.

Alex Arthur solicitou a pavimentação de diversas ruas do Bairro Garcias.

Giordani Alberto pediu a ampliação e reforma da capela do velório e cemitério do Parque Jardim; limpeza da vegetação das margens da Avenida Valter Mendes; revitalização da Rua Zé Cavaquinho – Cidade Nova.

Joel Márcio solicitou que o Executivo Municipal elabore um projeto de lei, alterando a Lei Municipal 3.979 de 2005, aumentando a quantidade máxima de veículos para os estudantes; Também pediu uma maior atenção no contrato em relação ao aumento das passagens de ônibus, que considera ser abusivo.

Lacimar Cezário – O Três - em apoio Í  fala do vereador Joel Márcio, reiterou que além do aumento de valor das passagens, deve-se verificar a viabilidade do tempo de contrato renovado com a empresa de transporte (20 anos).

Alexandre Campos também apoiou um maior estudo sobre o aumento das passagens e propôs a possibilidade de voltarem com uma CPI e analisarem as condições de prazo e preços deste contrato renovado.

Iago Souza – Pranchana Jack -  reforçou o pedido para uma análise do preço das passagens de ônibus, considerando-o abusivo, tendo como base o valor cobrado em outras cidades.

Silvano Gomes pediu uma maior atenção Í  população das zonas rurais, com ampliação de redes elétricas, água tratada e saneamento básico para essas regiões.

Otacília Barbosa demonstrou sua preocupação com a construção de um novo presídio em Itaúna e que ainda não foi realizada. Também expôs a possibilidade de haver um rombo nos cofres públicos, caso seja necessário indenizar os antigos proprietários do terreno destinado para a construção empresarial e que teve seu objeto alterado para a construção de uma cadeia.

Antônio Miranda reforçou sua experiência como vice-prefeito no mandato anterior e demonstrou seu apoio ao novo governo no que for para o bem da população.

Hudson Bernardes demonstrou sua gratidão pela escolha na liderança do executivo, prometendo apoio ao novo governo, ressaltando que irá continuar cumprindo suas atribuições previstas na Constituição Federal. Disse que irá pedir ao Prefeito que retire de tramitação o Projeto de Lei Complementar que versa sobre a Revisão do Plano Diretor. A retirada, justificou o vereador, seria para um melhor aperfeiçoamento. Outro Projeto que Hudson Bernardes deverá solicitar a retirada é acerca do terreno para as famílias que ocuparam uma área de Preservação Permanente no Santa Edwiges. Segundo o vereador o terreno concedido na administração passada é inabitável. Ressaltou também as verbas conseguidas para a compra de aparelhos para o Hospital Manoel Gonçalves (R$100.000,00) e para a construção de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento no bairro Edwiges (R$408.00,00).

Anselmo Fabiano pediu uma maior dedicação em adequar o acesso a locais públicos para deficientes e portadores de necessidades especiais.

Gláucia Santiago reforçou sua preocupação com a área da saúde e sugeriu a criação de um projeto para melhorias para esta área, como aparelhos e exames de mamografia.

Lucimar Nunes – Lucinho – mostrou seu apoio ao trabalho do atual diretor do presídio de Itaúna e do juiz Dr. Paulo Antônio de Carvalho,  destacando a importância da construção de um novo presídio.

Gleison Fernandes – Gleisinho – destacou as verbas conseguidas para melhorias: R$ 300.000,00 destinados Í  APAE e R$ 100.000,00 destinados ao Hospital Dr. Ovídio.

Márcia Cristina agradeceu os votos recebidos pela população e desejou um excelente trabalho a todos os colegas.

Giordani Alberto destacou a importância da APAE, parabenizou a nomeação de seus diretores e também os incentivos conseguidos pelo ex vereador Edinho e atual vereador Gleissinho para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela instituição.

Antônio José – Da Lua - parabenizou a escolha dos secretários municipais e ressaltou a dedicação dos novatos na realização de bons trabalhos; também demonstrou sua preocupação com a área de saúde e citou alguns dos projetos já em andamento para melhorias dessa área.

O presidente da Câmara, Márcio Gonçalves (Marcinho Hakuna) agradeceu a todos os colegas pela confiança em sua pessoa e ao cargo a ele destinado, agradeceu também a população e a imprensa pelo respeito demonstrado. Discursou sobre a responsabilidade da função, junto Í  mesa diretora e fez votos para que haja harmonia nos governos em favor da população.

A Tribuna Livre foi preenchida pelo cidadão, sr. Hélio Macedo que saudou a todos os vereadores desejando-lhes um excelente mandato e também discursou sobre a situação da saúde em nossa cidade.

Baixar Arquivo