Vencedores do Concurso + Gentileza - violência participam de manhã de lazer

Ação é parte da premiação coletiva concedida aos estudantes

“ Se a gente faz a gentileza, todos somos vencedores. ”

A quarta-feira (01/12) foi de comemoração para os alunos vencedores do Concurso + Gentileza - violência realizado pela Câmara Municipal de Itaúna em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura- Semec e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo - Selt.

Como parte da premiação pelos desenhos e slogans feitos, os vencedores ganharam uma manhã de lazer junto com toda a turma onde estudam. O local escolhido foi a AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, onde os alunos desfrutaram de vários brinquedos, piscina, quadras, além de uma estrutura montada pela Selt, que acompanhou de perto o evento.

O presidente da Câmara Municipal de Itaúna, vereador Francis Saldanha presenciou a confraternização das turmas vencedoras do concurso. Ele destacou a importância da premiação do projeto como incentivo aos alunos, mas salientou que a maior premiação é o alcance de mais gentileza entre as pessoas. “Desde quando começamos a trabalhar este tema, já recebemos relatos de muitas melhorias no comportamento de alunos e educadores”. Francis citou a atual situação com casos de violência presenciados pela comunidade itaunense, inclusive tendo como vítima uma professora: “É lamentável sabermos que uma educadora foi morta. Esta fatalidade já é um sinal da necessidade de tralharmos mais a gentileza. Este é um projeto para colhermos melhores frutos no futuro. A finalidade da Câmara Municipal de Itaúna com esta ação é buscar a gentileza necessária para o bem de todos”.

O presidente da AABB, Carleone Miranda Aranha destacou a importância do projeto para chamar mais atenção Í  GENTILEZA. “ O mundo de hoje dá muito destaque Í  violência, daí a importância de projetos como este para promover mais a paz”. Carleone ressaltou o quanto a violência gera a perda de valores, que podem ser resgatados através das crianças.

E a presença dos alunos na manhã de lazer também foi uma forma de trabalhar a gentileza. Juliana Moreira, Diretora Adjunta da Escola Municipal Dr. Lincoln Nogueira Machado destacou que no ambiente de diversão também são trabalhados temas ligados Í  gentileza, através da organização, respeito e educação. “Esta premiação sendo coletiva, como é o caso, gera a oportunidade da turma toda estar junta e é também uma forma de complementar o que foi aprendido no projeto”. Juliana reforçou ser este projeto visionário e destacou a necessidade da gentileza na formação dos estudantes.

A maioria das crianças esteve no clube pela primeira vez e se divertiu muito. Uma das ganhadoras do concurso, a aluna Larissa Cristhine expôs sua felicidade em ter vencido e em poder comemorar com toda a turma. Outra ganhadora foi a Pietra Santos, mas ela sabe que não ganhou sozinha: “ Se a gente faz a gentileza, todos somos vencedores, ” destacou a aluna.

A educadora Jaqueline Lacerda atua na escola Municipal Modestino Francisco Rabelo, de onde foi selecionada uma das alunas vencedoras do concurso. Ela destaca o quanto a violência está acentuada na sociedade e como projetos relacionados Í  gentileza ajudam a mudar esta realidade. “Precisamos ensinar a criança a cuidar, a respeitar o outro”. Jaqueline destacou ser esse um projeto que necessita de continuidade.