SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária 08/05/12

Facebook Twitter Google

Tribuna Livre- o cidadão Ronaldo Lara usou o expediente da Tribuna Livre onde solicitou empenho das autoridades para que seja criada uma Patrulha Rural com a finalidade de oferecer maior segurança aos moradores daquela região. Ronaldo falou ainda na importância de destinar parte do leite produzido em Itaúna Í  merenda escolar fornecida nas escolas da cidade. O vereador Antônio de Miranda sugeriu que a Prefeitura busque alternativas para fazer essa destinação do leite e salientou que isso será uma forma de valorizar o homem do campo.


Participação Popular- o cidadão Alex Sandro Henrique Ferreira usou o espaço da Participação Popular para reclamar sobre atraso da Prefeitura no atendimento a um pedido de obra no bairro Nogueirinha. Alex ressaltou ter sido solicitado por diversas vezes o fechamento do canteiro central da Av. Ovídio Silva, onde é necessário construir aproximadamente 30 metros de passeio para resolver a situação. Alex comentou que a solução para esse problema vem sendo solicitada em vários setores da Prefeitura de Itaúna desde novembro de 2011, ele frisou que se o Executivo não tem competência ou recursos para fazer essa simples obra, que então permita Í  comunidade executar o serviço. O vice-presidente Silvano Gomes comentou sobre um pedido feito por ele para que essa obra fosse realizada e a comunidade atendida, ele lembrou ser uma pequena intervenção, mas que trará um grande benefício.


Imortal- o vereador Delmo Barbosa apresentou para votação o Processo de Moção Nº 05/2012, que, aprovado, concede Moção de Aplausos para com o Sr. Mestre Acadêmico Imortal Dr. Faiçal David Freire Chequer, pela posse da Cátedra 16 e sua Diplomação como novo membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Delmo comentou sobre o trabalho imensurável do Dr. Faiçal em benefício de nossa cidade, que mesmo vindo de outra região, possibilitou grande desenvolvimento em nosso município. Os vereadores Antônio de Miranda e Márcio Bernardes salientaram a importância do Dr. Faiçal pelo crescimento da Universidade de Itaúna e consequentemente por destacar positivamente o nome de nossa cidade.


Cidadão Honorário- foi aprovado também pelos vereadores o Projeto de resolução Nº 04/2012, de autoria do vereador Delmo Barbosa, que concede o título de Cidadão Honorário de Itaúna ao senhor Paulo Celso de Melo Vieira. O vereador Delmo Barbosa justificou a escolha do homenageado e destacou o dinamismo e grande conhecimento do Sr. Paulo Celso em diversas ações inclusive junto ao Banco do Brasil. O vereador Márcio Bernardes destacou o lado solidário do homenageado, que já auxiliou diversas pessoas.


Semana das mães- o vereador Lucimar Nunes discursou a respeito do evento “Semana das Mães” realizado pela Prefeitura de Itaúna. Lucimar parabenizou a organização do evento e os bons resultados alcançados.


Guaritas- O vereador Lucimar Nunes falou sobre a previsão de serem instaladas várias guaritas em pontos de ônibus na cidade. Ele disse ter feito essa solicitação e agora a comunidade terá esse benefício.


Lombadas– o vereador Lucimar comentou ainda a respeito das lombadas instaladas em Santanense. Segundo ele a obra gerou bons resultados e diminuiu o número de acidentes. O vice-presidente Silvano Gomes comentou da necessidade de instalar essas saliências em outros pontos da cidade, para gerar maior segurança. O vereador Márcio Bernardes comentou sobre a utilidade dessas lombadas, apesar de ser um retrocesso.


Aterpa- o vereador Antônio de Miranda comentou a respeito de uma suspeita de que foi realizado um pagamento de 529 mil reais Í  construtora Aterpa. Segundo ele, é preciso investigar se houve esse pagamento e se é referente Í  construção da Estação de Tratamento de Efluentes ou outro serviço.


Indicações- o vereador Alex Artur solicitou que seja feito asfaltamento em diversas ruas da cidade, dentre elas a Av. Albino Santos, no bairro Santanense. Ele sugeriu o asfaltamento também de três ruas em Garcias, sendo elas: Rua Mauro Nogueira Matos, Rua Virgílio Gonçalves, Rua Oscar da Fonseca e Rua Ludovico Dias.


O vereador Edson Aparecido solicitou Í  Prefeitura que faça a recuperação do calçamento e asfaltamento da Rua Ana de Farias Dornas, e na Rua Carlos José de Abreu, no bairro Morada Nova, também a instalação de guaritas na Rua Virgílio Gonçalves (bairro Garcias), na Rua Vicente Nogueira (Cidade Nova) e na Rua Cláucio Corradi (Três Marias) e ainda o patrolamento nas estradas da comunidade de Angicos, Sumidouro e Freitas.


O vereador Edson comentou sobre a necessidade de haver equipes para atender Í s necessidades de obra na cidade, pois muitos são os pedidos, inclusive dele, e poucos são os servidores para atender.


O vereador Antônio de Miranda cobrou novamente que a Prefeitura busque alternativas e obtenha veículos destinados ao atendimento de saúde. Para ele, falta vontade política para resolver essa questão e enquanto isso o povo sofre com o péssimo atendimento.


O vereador Alex Artur sugeriu que a Prefeitura gastasse menos com edição de revista e eventos como a Semana da Mulher, ele defende que esses valores utilizados para autopromoção, sejam destinados Í  compra de ambulâncias e atendimentos Í s necessidades vitais da comunidade. Ele cobrou ainda que a Prefeitura busque melhores convênios em benefício do povo.


O vereador Anselmo Fabiano lembrou que a obra na Praça da Matriz não atende Í s necessidades para pessoas com deficiência, onde faixas no chão destinadas aos deficientes visuais deveriam ser colocadas em toda a obra. Anselmo criticou o alto valor gasto na obra, sem fazer o que realmente necessita.


O vereador Márcio Bernardes lembrou os pedidos feitos por ele para instalação de semáforo no bairro Jadir Marinho e de outros pedidos, inclusive de faixas de pedestres, não sendo atendidos pelo Setor de Trânsito da Prefeitura. Para o Presidente Édio Gonçalves o necessário é colocar os profissionais certos nos devidos setores para que as melhorias possam acontecer.


O vereador Alex Artur cobrou que fosse resolvida a situação da Coopert, para melhor aproveitamento do lixo e cobrou também a prática de contrato de limpeza urbana com valores e serviços mais justos.


Alex cobrou também esclarecimentos da Secretaria de Saúde em relação Í  possível liberação de recursos para a compra de mamógrafo, sem que o mesmo fosse adquirido.


O vereador Alex cobrou também que seja feita uma maior fiscalização sobre as propagandas feitas pelos comércios da cidade, que criam grande poluição visual.


Tapa-buracos- o vereador Antônio de Miranda cobrou melhores serviços na operação tapa-buracos. Ele comentou a respeito de restos de materiais que são deixados nas vias próximos Í s obras feitas e acabam prejudicando os pedestres e motoristas. Antônio comentou ainda a respeito do alto valor pago pelo asfalto usado nessas obras, sem que seja atingido o objetivo concreto, pois muitas são mal feitas e ressaltou a constante demora nos reparos de vias sob alegação de que o período chuvoso atrapalha as obras. Para o vereador Alex Artur os reparos nas vias da cidade são uma verdadeira maquiagem com um alto custo para os cofres públicos.


Esportes- o vereador Alex Artur comentou a respeito de visita feita na Praça de Esportes de Santanense onde constatou que a situação do local está cada vez pior. A entidade está sem funcionários cedidos pela Prefeitura e ainda tem uma alta dívida e corre o risco de fechar. Para Alex é lamentável uma entidade como essa praça de esportes estar nessa situação caótica.


O vereador Edson Aparecido comentou a respeito de melhorias já feitas na quadra esportiva do bairro Cidade Nova, onde já é possível a prática de espores.


Situação de risco- o vereador Anselmo Fabiano falou a respeito da situação caótica de uma família residente na Rua Antônio Elói, no bairro Piedade, onde vivem 03 pessoas, sendo duas com deficiência e em péssimas condições. Anselmo comentou sobre a dificuldade de se chegar ao local devido Í  falta de captação pluvial e iluminação. Para Anselmo, as melhorias no local gastariam poucos investimentos perto de tantos valores arrecadados pelo Município. Ele comentou ainda ser um descaso da atual administração em relação Í  comunidade moradora do local. O vice-presidente Silvano Gomes comentou sobre visita feita nessa rua onde constatou a triste situação da família. Ele alertou que uma pequena obra pode resolver a situação.


O vereador Antônio de Miranda lembrou o grande valor obtido em recursos para iluminação pública, mas que na verdade são usados de forma indevida, havendo vários pontos da cidade com iluminação precária. 

Gilberto Vilela

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.