Reunião Plenária de 06/03/2012

Indicações de melhorias- a partir de visitas feitas pelos vereadores, em quais são constatados vários problemas em toda a cidade, eles solicitaram ao Executivo que faça as mudanças necessárias para que haja melhorias e o povo seja beneficiado. O vereador Anselmo Fabiano, por exemplo, solicitou a colocação de lixeira na Rua Rosalina Marra, no bairro Garcias e também quebra-molas na Av. Manoel da Custódia, em frente ao hospital Dr. Ovídio.

O vereador Edson Aparecido solicitou colocação de postes de iluminação na Rua Petrina Gonçalves, bairro Santanense e na Rua Padre Waldemar, Antônio de Pádua, no bairro Piedade. Ele solicitou ainda asfaltamento da Rua João Batista, no bairro Santanense, colocação de guarita de ônibus na Rua Pedro Queiroz, no bairro Várzea da Olaria, limpeza da Praça do Bairro Murilo Gonçalves e reforma do Centro Comunitário no bairro Várzea da Olaria. Para Edson é importante também que se faça a captação pluvial e limpeza na Rua Antônio Carcereiro, no bairro Várzea da Olaria e também a operação tapa-buracos na Avenida Lenhita, no bairro Padre Eustáquio, na Rua Pedro Queiroz, no bairro Várzea da Olaria, na Av. Castro Alves, no bairro Irmãos Auler e na Av. Manoel da Custódia, no bairro São Geraldo. Edson relatou ter feito várias indicações que precisam ser executadas pela Prefeitura para atender Í s necessidades da comunidade.

Tapa buracos- o vereador Alex Artur comentou que o serviço de recapemaneto das vias tem sido feito apenas em alguns pontos dos bairros. Ele sugeriu que o bairro fosse todo contemplado antes de passar ao serviço em outras regiões.

Denúncias contra prefeitos- o vereador Alex Artur lembrou novamente a grande insatisfação e o constante clamor do povo por melhorias na cidade. O vereador citou matéria do Fantástico em que vários prefeitos em quatro estados brasileiros usaram verbas e bens públicos em benefício próprio, como construir pista para aviões particulares. Ele lembrou várias outras irregularidades praticadas por Prefeitos e sem punição da Justiça.

Defesa Civil- os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Nº 09/2012, que disciplina ações preventivas e corretivas ao Setor Operativo da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O objetivo do projeto é atender as vítimas em caráter excepcional, em caso de desastres, ou agir de forma a prevení-los. O vereador Márcio Bernardes ressaltou a importância de aprovar esse projeto para obter recursos do Estado e permitir maior auxílio Í s pessoas em épocas necessárias.

Voz do Povo- nas reuniões plenárias são abertos espaços para a comunidade participar, dessa vez a a cidadã Neusa Alcina Pereira usou os expedientes da Tribuna Livre e Participação Popular para reclamar da triste realidade das ruas, passeios e lotes vagos da cidade. Ela criticou ainda a situação das estradas rurais. A cidadã relatou ter passado por diversas situações difíceis devido a esses problemas. Neusa cobrou maior ação das autoridades. O vereador Márcio Bernardes frisou a necessidade de união da comunidade, políticos, entidades e poderes para que a situação da comunidade seja resolvida. Márcio lembrou ainda que as estradas rurais ainda precisam ser melhoradas, porém as principais estão em ótima situação. Ele comentou ainda que o setor de limpeza urbana está com poucos servidores em razão dos baixos salários e que é necessário alterar o Plano de Cargos e Salários para resolver a situação de muitos servidores. O vereador Delmo Barbosa lembrou que a limpeza dos lotes é de responsabilidade dos proprietários, ressaltou ainda a necessidade de melhorar os serviços de limpeza urbana.

Dia Internacional da Mulher- o vereador Delmo Barbosa falou a respeito do Dia Internacional da Mulher. Ressaltou o valor merecido por elas, que devem se tratadas com respeito e não como objeto. Delmo frisou ser contra a agressão Í s mulheres. O vereador Lucimar Nunes lembrou ter participado do evento feito pela Prefeitura destinado a homenagear as mulheres, ele ressaltou a importância do evento e os desafios para que ocorresse. O vereador Alex Artur salientou que as mulheres precisam de respeito e de apoio da Administração principalmente no amparo Í  saúde o ano todo.

Aumento do Vale Transporte- o vereador Delmo Barbosa lembrou ter sugerido uma forma de impedir aumento das passagens através de um projeto de 2010 que obriga o envio de planilhas de custos Í  Câmara. Ele ressaltou que se houve aumento e não apenas correção, seria necessária a intervenção dos vereadores.

Praça Bairro São Geraldo- o vereador Gleison Fernandes mostrou, através de fotos, a realidade da Praça dos Ipês, no Bairro São Geraldo, onde há muito mato e lixo espalhado. Ele lembrou ter pedido providências Í  Prefeitura, mas nada foi resolvido e o povo continua prejudicado.

Gilberto Vilela