Reunião Plenária de 28/02/2012

Apostilamento- o cidadão João José usou o expediente da Tribuna Livre para criticar a forma como foi concedido o apostilamento em Itaúna. João comentou sobre julgado do TJMG que considerou inconstitucional o apostilamento para cargos comissionados. Ele sugeriu a anulação do benefício e exemplo de outras cidades. O vereador Delmo Barbosa manifestou contrário ao apostilamento feito de forma indevida. O cidadão João José criticou ainda a venda de terrenos do Município, na avenida Jove Soares, por preço muito inferior ao do mercado.

Cargos SAAE- os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar Nº 09/2011, que altera o quadro de cargos efetivos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto. O vereador Antônio de Miranda apresentou um Pedido de Informações a respeito dos nomes que serão convocados para ocupar cada vaga no quadro de pessoal do SAAE conforme exposto nesse projeto aprovado.

Acessibilidade- os vereadores aprovaram o projeto de Lei Nº 109/2011, de autoria do vereador Gleison Fernandes, que torna obrigatória em Itaúna, a adaptação de computador para utilização de pessoas com qualquer tipo de deficiência em estabelecimento que disponibilize computadores como lan houses, cyber cafés, instituições de ensino e outros similares. O vereador Delmo Barbosa considerou louvável o projeto, porém sugeriu a retirada para melhorar a redação.O vereador Gleison Fernandes justificou a utilidade do projeto de permitir Í s pessoas com alguma necessidade especial, acesso a computadores instalados em locais públicos. Ele ressaltou ainda que a adaptação desses computadores será de custo irrisório, pois muitos softwares podem ser adquiridos gratuitamente e os dispositivos de hardware não são mais caros. Gleison ressaltou ainda o caráter educativo e humano do projeto. O vereador Antônio de Miranda ressaltou a importância desse projeto para permitir a acessibilidade, uma tendência mundial.

Saúde- o vereador Alex Artur criticou a falta de ambulâncias no município. Ele lembrou que em 2004 havia 7 veículos disponíveis e hoje o povo sofre com a falta de transporte para atendimento, já que há apenas um veículo emprestado. Alex lembrou também o problema que muitas pessoas tem enfrentado devido Í  burocracia para conseguir medicamentos de uso contínuo na Secretaria de Saúde. O vereador Antônio de Miranda cobrou que seja resolvida a questão das cirurgias eletivas na cidade, inclusive as com proctologista. Segundo ele mais de 50 pessoas, na maioria idosos, aguardam uma cirurgia dessa especialidade. A demora estaria ocorrendo devido Í  falta de pagamentos da Secretaria de Saúde aos médicos, desde 2010.

Melhorias em ruas- O vereador Alex Artur cobrou melhorias nas ruas do bairro Leonane, também na Avenida Lenhita, na Avenida Faria Tavares no Parque Jardim, na Av. Manoel da Custódia, além de outras vias na cidade.

O vereador Antônio de Miranda cobrou providências em relação Í s ruas do bairro Leonane e outras da cidade. Antônio lembrou a revolta do povo e uma manifestação pacífica feita por várias pessoas pelas melhorias na região.

O vereador Lucimar Nunes solicitou pavimentação asfáltica nas seguintes ruas do bairro de Santanense: João Caetano, João Batista, Firmino Cota, José Padeiro, Maurílio Fonseca, João Monteiro, José Joaquim, Martim Francisco, Maria Rosa, José Júlio Campanha, São Pedro e Joaquim A. Rodrigues.

O vereador Edson Aparecido solicitou recapeamento das seguintes vias: rua Altamiro Gomes Nolasco, no bairro Três Marias; rua Dalmo Grassi de Paula, no bairro Três Marias; rua Jorge Antônio Fonseca, no bairro Aeroporto; rua Dalmo Coutinho, no bairro Aeroporto; rua José Carlos de Abreu Diniz, no bairro Morada Nova; rua Ana de Faria Dornas, no bairro Morada Nova; rua Benevides Garcias, no bairro Cidade Nova; Av. Faria Tavares, no bairro Parque Jardim;

Obras na Praça- o vereador Antônio de Miranda apresentou um pedido ao Gerente da Caixa Econômica Federal solicitando informações acerca da obra de revitalização da Praça da Matriz. O objetivo é esclarecer a respeito dos repasses de verbas e da continuação da obra.

Solicitações- o vereador Edson Aparecido solicitou iluminação da praça Herundines Nogueira e na praça José Olímpio, ambas no bairro Morro do Sol, limpeza da Praça na Rua Augusto Alves de Souza, no bairro Itaunense. O vereador Gleison Fernandes solicitou serviço de limpeza e manutenção dos passeios na Praça dos Ipês no bairro São Geraldo.

Gilberto Vilela