Reunião Plenária de 23/02/2012

Veto- foi apresentado pelo Prefeito de Itaúna o Processo de Veto Nº 01/2012, que opõe veto parcial ao Projeto de Lei Nº 37/2011. O veto se refere Í  Emenda Aditiva 04/2011, relativa ao remanejamento de créditos orçamentários e Í  Emenda Modificativa 10/2011 que altera os valores das Receitas de Capital.O vereador Márcio Bernardes comentou que o veto engessava muito o orçamento do Município e sugeriu maior análise. O vereador Antônio de Miranda ressaltou que o Executivo precisa cumprir o dever de prestar contas e dar maior transparência aos atos praticados. Antônio lembrou ainda que esse veto não justifica a paralisação de obras e que os vereadores continuam abertos ao diálogo com o Executivo, com clareza e em prol da comunidade. Ele ressaltou ser um dos grandes defensores da construção do reservatório de água no bairro Veredas, já contemplado com recursos aprovados anteriormente. O vereador Delmo Barbosa sugeriu que a votação das emendas fosse feita separadamente, pois a Câmara não poderia interferir no orçamento do Município, mas a votação foi conjunta e o Veto foi rejeitado com 6 votos contrários e 4 favoráveis.

Recursos para Emater- os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Nº 03/2012 que autoriza repasse de recursos financeiros Í  Emater- Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Foi aprovado também para a Emater cessão de servidor através do Projeto de Lei Nº 04/2012. O vereador Márcio Bernardes ressaltou que desde a reativação do convênio a Prefeitura mantém o repasse Í  Emater, como forma de manter o trabalho da entidade e favorecer o trabalho do homem do campo.

Associação Bairro Morada Nova- os vereadores aprovaram ainda nessa reunião o Projeto de Lei Nº 12/2012, que concede subvenção social de 32 mil reais Í  Associação Comunitária do Bairro Morada Nova. O vereador Márcio Bernardes salientou a importância desse projeto para manutenção do Parque Socioambiental inaugurado em 2009. O vereador Antônio de Miranda lembrou o trabalho competente da Assossiação do bairro Morada Nova e ressaltou que o bairro necessita de muitos outros benefícios.

VFN- O Prefeito de Itaúna solicitou nessa reunião a retirada do projeto que previa a concessão de um terreno Í  empresa VFN Terraplanagem. O vereador Gleison comentou a respeito da solicitação dos moradores da região para que a questão fossse resolvida, já que apresentava riscos Í s construções locais. Gleison lembrou ainda o trabalho da Comissão de Justiça e Redação em atendimento ao pedido dos moradores para resolver sobre essa questão.

Indicação- O vereador Gleison Fernandes solicitou a construção de bancos, mesas de alvenaria e instalação de guarda-sol na praça José Flávio de Carvalho.

Voto de Congratulações-- o vereador Lucimar Nunes apresentou Votos de Congratulações para com o sr. Ângelo Antônio de Freitas, pela sua eleição para Governador do Distrito 4560 do Rotary Club. Lucimar comentou a importância dessa homenagem ao servidor da Câmara de Itaúna.

O vereador Antônio de Miranda apresentou Voto de Congratulações para com a empresa Expresso Itaúna, pela escolha como uma das 20 melhores fornecedoras de serviço de transporte para a Indústria Têxtil em 2011, ele ressaltou a importância da empresa para o Município de Itaúna e a necessidade de termos outras desse porte na cidade.

Praça da Matriz- o vereador Alex Artur falou sobre o atraso nas obras da Praça da Matriz. Ele comentou sobre divulgações na imprensa em que a Prefeitura tenta justificar o atraso devido ao Carnaval. O que não procede. Os vereadores Delmo Barbosa e Márcio Bernardes lembraram que a continuidade das obras da Praça dependem de liberação de verbas do Ministério das Cidades.

Obras- o vereador Edson Aparecido disse esperar que com o término do carnaval, retornem também as atividades de saúde e infraestrura. Edson disse esperar também que sejam feitas melhorias no trânsito para garantir maior segurança aos usuários. Ele lembrou os inúmeros pedidos feitos Í  Prefeitura com indicações de melhorias para a cidade, que está em estado deplorável, mas não foi atendido. O vereador Antônio de Miranda relembrou que Itaúna está toda desdeixada e esquecida, mesmo com a maior arrecadação da história. Citou a terrível situação da entrada do bairro veredas e falta de capina no bairro Leonane. Antônio lembrou ainda a situação ruim das vias de acesso ao Crasi, entidade prestes a ser inaugurada no bairro Jadir Marinho.

Semáforo- o vereador Alex Artur cobrou o manutenção do semáforo no bairro Garcias, entre as ruas Delmira Gonçalves e Sete de Setembro e falou sobre a insegurança de quem passa pelo local.

Carnaval- o vereador Lucimar Nunes comentou que deve apresentar na próxima Reunião Plenária dados sobre os resultados positivos do carnaval de Itaúna. O vereador Antônio de Miranda comentou sobre a organização de grupos na cidade que, mesmo com investimento zero da Prefeitura, participaram da festividade e ressaltou que o evento na cidade ficou muito aquém do que o povo merece. O vereador Anselmo Fabiano ressaltou que saúde e educação deveriam ser as prioridades do momento em Itaúna, apesar do povo merecer diversão. O vereador Alex Artur salientou que em Itaúna o mais forte é o carnaval de irregularidades e desrespeito com a população que tem outras prioridades para atender Í s mínimas necessidades de vida.

Gilberto Vilela