Reunião Plenária de 07/02/12

Nessa primeira reunião ordinária de 2012 foram lidos diversos projetos que começam a tramitar entre as comissões para futura votação.

Foram dadas boas vindas pelo presidente aos vereadores e ao público presente, ressaltando a importância desses encontros semanais para votação e aprovação de melhorias para a nossa comunidade.

Audiência Pública- o vereador Delmo Barbosa solicitou ao Presidente da Casa a realização de uma audiência pública na busca de solucionar o problema de poluição que tem atingido moradores do bairro Jadir Marinho e região.

Obra Saae- o vereador Antônio de Miranda criticou entrevista concedida pelo diretor do Saae alegando que a construção de um reservatório de água no bairro Veredas estaria comprometida devido a uma Emenda a projeto, feita pelos vereadores. Antônio ressaltou que o assunto está aberto Í  discussão e que a ação dos vereadores foi a correta em fiscalizar os gastos. O vereador lembrou que sempre lutou para que essa obra fosse concluída, porém de forma correta e justa. Ele ressaltou também que as benfeitorias não feitas em 07 anos não podem agora ser efetivadas Í s pressas.

IPTU- o Prefeito Eugênio Pinto solicitou a retirada do Projeto de Lei 112/2011, que previa alteração nos valores de IPTU. O vereador Gleison Fernandes comentou sobre o estado em que se encontra a cidade de Itaúna, não justificando o aumento do IPTU, já que os cidadãos já tem muitos impostos a pagar. Gleison apresentou ainda dados colhidos por ele que comprovam que em cidades vizinhas o aumento do imposto é irrelevante. Além disso nessas cidades há resultado com investimentos em favor do povo.

Trânsito- o vereador Gleison Fernandes comentou a respeito da necessidade de fazer melhorias no trânsito na cidade como forma de garantir a segurança do cidadão. Ele ressaltou que infelizmente nossa cidade não é mais hoje a "cidade educativa" de anos anteriores. E lembrou que muitas intervenções precisam ser feitas no trânsito e devem ser oferecidas condições mínimas das vias aos usuários.

Tribuna Livre- o presidente Édio Gonçalves comentou a respeito do indeferimento de participação dos cidadãos Thiago Joel Estevam e José Alves Capanema Júnior no espaço de Participação Popular das Reuniões Plenárias. Édio esclareceu que o espaço no expediente solicitado tem como objetivo promover debates de assuntos de relevante interesse social, o que não seria o objetivo dos solicitantes, conforme pedidos protocolados. Édio ressaltou que os cidadãos não ficaram impedidos de participar os expedientes populares e que tiveram apenas um pedido indeferido.

O Presidente lembrou ainda que os requerentes acionaram o Poder Judiciário em relação ao caso, ficando agora o uso do espaço suspenso aos dois cidadãos, até que haja uma decisão por parte da Justiça.

Garcias- o vereador Anselmo Fabiano comentou a respeito da situação caótica da cidade, inclusive no bairo Garcias, onde a creche está parada e teve a fiação elétrica roubada. Um dos outros problemas do bairro é em relação ao Estádio Garcião, que está destruído, sem possibilidade adequada de uso, além de ser um risco para a comunidade. O vereador Antônio de Miranda salientou que basta fazer um comparativo de 8 anos atrás e hoje para ver a diferença entre as praças de esportes e os PSF`s da cidade.

Ruas- O vereador Edson Aparecido ressaltou a necessidade de se fazer muitas melhorias em várias ruas da cidade. Em um comentário, o vereador Anselmo ressaltou a situação caótica das ruas, como de Garcias por exemplo, onde os motoristas de ônibus estão sendo obrigados a mudar itinerários e isso prejudica ainda mais a comunidade. Anselmo acredita que falta planejamento e organização na Secretaria de Obras.

Concurso Público- o vereador Antônio de Miranda falou a respeito das suspeitas de irregularidades no atual concurso promovido pela Prefeitura de Itaúna. Antônio diz esperar que a justiça resolva a situação e que os candidatos sejam respeitados e tenham seus valores ressarcidos caso haja cancelamento.

Rua Mário Coqueiro- o vereador Antônio de Miranda comentou sobre a atual situação de várias residências da Rua Mário Coqueiro, no bairro das Graças. O vereador disse ter feito visita ao local e constatou os danos em várias casas, onde há grandes trincas e representa muito perigo aos moradores. Ele disse esperar que esse problema não seja usado apenas como questão política e o povo seja respeitado.

Linha férrea- o vereador Antônio de Miranda comentou sobre entrevista do prefeito Eugênio Pinto no Jornal da Alterosa, onde ele alega a continuidade dos procedimentos em relação Í  retirada da linha férrea de Itaúna. Porém o Jornal S`Passo traz matéria em que cita frases que seriam do delegado da Polícia Federal, Antônio Benício de Castro Cabral, onde fica evidente que as pessoas envolvidas precisam ser denunciadas, pois cometeram crimes e prejudicaram o país. E ainda que está convicto de que alguns crimes foram cometidos e outros, dois, foram praticados depois do início das investigações. O secretário Antônio de Miranda comentou que esse caso é mais um prejuízo para os cofres públicos em Itaúna a exemplo de tantos contratos superfaturados como é o caso do de limpeza urbana. O vereador Alex disse esperar que os culpados sejam punidos em relação a esse projeto de retirada da linha férrea e tantos outros erros em Itaúna.

Polícia Federal- o vereador Alex Artur comentou sobre visita que fará na Polícia Federal no dia 08 de fevereiro para discutir a respeito das obras dos gabiões da Jove Soares. Ele convidou os demais vereadores para essa reunião.

Aniversário Jadir Marinho- o vereador Antônio de Miranda parabenizou os moradores do bairro Jadir Marinho pelo aniversário. Lamentou o local não possuir estrutura necessária, assim como toda a cidade, não havendo muito o que comemorar.